Questões de Concurso Público Prefeitura de Panambi - RS 2021 para Professor Área II - História

Foram encontradas 40 questões

Q2419861 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

Na frase do texto “As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos irmãos”, se o termo “pessoas” fosse flexionado no singular, quantas outras palavras precisariam ter a grafia modificada para haver a correta concordância verbo-nominal?

Alternativas
Q2419864 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

A oração “É triste dizer isso” (l. 38) é constituída por um sujeito:

Alternativas
Q2419866 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

As lacunas tracejadas da linha 40 são, correta e respectivamente, preenchidas por:

Alternativas
Q2419868 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

As reticências que encerram o último período do sexto parágrafo foram utilizadas:

Alternativas
Q2419869 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

A forma verbal “zombam” (l. 36) pode ser substituída por seu sinônimo:

Alternativas
Q2419871 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

Quantos fonemas a palavra “sofrimento” contém?

Alternativas
Q2419873 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

O termo “completamente” (l. 20) é classificado como sendo um advérbio de:

Alternativas
Q2419875 Português

Instrução: As questões de números 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.


Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido


  1. Como diz um recente artigo do jornal El País, os Estados Unidos vivem a maior crise racial
  2. desde a morte de Martin Luther King. O que vemos pelos telejornais é apenas um recorte bem
  3. pequeno da efervescência das manifestações contra o racismo que vem acontecendo nos últimos
  4. dias. Falar sobre essa temática é delicadíssimo, e considero uma atitude extremamente
  5. necessária. As palavras lúcidas do filósofo Mario Sergio Cortella me inspiraram a pensar melhor
  6. sobre o que vem acontecendo: “Cada indivíduo, em tempos difíceis, tem os seus sofrimentos, os
  7. seus transtornos. Há, no entanto, pessoas que são vitimadas pelas situações de modo mais perene
  8. e com dores mais profundas”.
  9. Isso significa que há uma honradez na compaixão, que não é ter pena de alguém, senão a
  10. possibilidade de uma sintonia, de uma empatia com aquela forma de desconforto, de dificuldade.
  11. É preciso muita cautela com o desprezo pela dor alheia. O dramaturgo britânico William
  12. Shakespeare, na tragédia “Romeu e Julieta”, publicada em 1597, faz o protagonista dizer no ato
  13. II: “Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido”. Essa é uma ausência de compaixão desonrosa.
  14. O mundo inteiro está carente de compaixão, que significa “sofrer junto”. Ou seja, compreender
  15. a dor do outro e fazer o que estiver à sua disposição para tentar ajudar. A morte terrível do George
  16. Floyd nos Estados Unidos foi a gota d’água para iniciar um movimento de desmonte de um sistema
  17. que vem massacrando a população negra há séculos. A revolta gerada pela sua morte por
  18. sufocamento despertou no mundo inteiro esse grito por mudança, tanto que, no dia 2 de junho
  19. de 2020, houve um movimento mundial nas redes sociais no qual as pessoas compartilharam uma
  20. foto completamente preta em sinal de protesto pelo assassinato do George.
  21. Mesmo sendo um movimento de um dia, podemos perceber o poder que a união representa.
  22. Se o mundo inteiro se unir diante dessa causa, o poder do racismo pode e vai diminuir. O povo
  23. negro é vitimado de forma perene e com dores mais profundas. Esse incidente nos Estados Unidos
  24. é uma prova escancarada disso. Se o George Floyd fosse branco, eu não tenho a menor dúvida
  25. de que sua vida seria poupada e aquela cena pavorosa não teria acontecido.
  26. O Cortella também fala sobre poder ajudar as pessoas que estão nessa situação de sofrimento
  27. agudizado. A empatia, o respeito, a cumplicidade… Esses são os primeiros passos. Além disso, é
  28. preciso haver uma mudança na formação humana, na educação escolar, nas leis que regem os
  29. países, de modo que se ensine, desde o berço, que somos parte de uma mesma humanidade,
  30. todos nós!
  31. Parece um absurdo, mas existe, sim, muita gente que se sente superior. E uma das formas
  32. mais nojentas de se pensar isso é a respeito da cor da pele. Isso é absolutamente inadmissível!
  33. Repito, aqui, o sonho do Luther King, que gostaria de ver o mundo julgar os seus filhos pelo
  34. caráter deles, e não pela cor da pele. Esse mundo pode existir, e quero, dentro das minhas
  35. possibilidades, contribuir para a sua construção…
  36. As pessoas que zombam, que fazem piada e pouco caso não só do assassinato do George
  37. Floyd, mas de tudo o que envolve os negros, é porque jamais se colocaram no lugar desses nossos
  38. irmãos. É triste dizer isso e me dói o coração fazê-lo, mas nossos irmãos negros já vêm ao mundo
  39. com uma espécie de ferida causada pela sociedade injusta e desigual, e eles passam a vida inteira
  40. acumulando cicatrizes ___ vezes invisíveis, por outras, mais do que visíveis, devido ___ violência
  41. física sofrida desde os anos escolares… E nessa hora vêm brancos tolos rindo dessa realidade?
  42. Essa é a total falta de conexão, de empatia e de compaixão.
  43. O mundo no qual eu almejo viver vai fazer cair por terra esse disparate racial que foi
  44. politicamente institucionalizado. Talvez essas manifestações nos Estados Unidos sirvam como um
  45. impulsionador para que as mudanças estruturais na sociedade possam acontecer de forma mais
  46. rápida e efetiva. Essa é a minha esperança! E sonho que seja uma esperança do verbo
  47. “esperançar”, e não do verbo “esperar”, como diria o mestre Paulo Freire.


(Disponível em https://www.contioutra.com/ri-se-da-cicatriz-quem-nunca-foi-ferido/ - texto adaptado especialmente para esta prova.)

Sobre o que é exclusivamente expresso pelo texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2419877 Pedagogia

Em relação à Educação Básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

( ) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes asiática, latino-americana e europeia.

( ) A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais.

( ) A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Estadual de Educação e de homologação pelo Secretário Estadual da Educação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419879 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul

De acordo com a Lei Orgânica do Município, constituem objetivos fundamentais do Município contribuir para:


I. Construção de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática.

II. Promoção do bem comum de todos os munícipes.

III. Erradicação da pobreza, da marginalização e redução das desigualdades sociais.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419881 Pedagogia

Segundo o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Panambi, o sistema municipal de ensino compreende, EXCETO:

Alternativas
Q2419883 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul

Em relação do regime de trabalho estabelecido pelo Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Panambi, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O regime de trabalho do membro do Magistério é de 20 (vinte) horas semanais, sendo garantido no mínimo 20% (vinte por cento) para horas de atividades.

( ) A duração da hora do regime de trabalho corresponde a 50 (cinquenta) minutos.

( ) Consideram-se horas de atividades aquelas destinadas à preparação e avaliação do trabalho didático, à colaboração com a administração da escola, às reuniões pedagógicas, à articulação com a comunidade e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico de cada Escola e em consonância com a SMEC.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419885 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Estatutários do Município de Panambi, o concurso público será realizado através da aplicação de provas ou da aplicação de provas e da análise de títulos, ressalvados os casos destinados ao provimento de cargos do Quadro dos Profissionais da Educação, quando necessariamente serão observadas etapas de aplicação de provas e da análise de títulos. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA quanto à realização de concursos públicos no município.

Alternativas
Q2419887 Pedagogia

De acordo com o Parecer no 004/2013, o Sistema Municipal de Ensino de Panambi adota como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas os seguintes princípios: éticos, políticos e estéticos. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação a esses princípios.


Coluna 1

1. Éticos.

2. Políticos.

3. Estéticos.


Coluna 2

( ) Referem-se aos direitos humanos de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.

( ) Referem-se aos direitos de manifestações do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira, da cultura rio-grandense e da cultura panambiense; de construção de identidades plurais e solidárias.

( ) Referem-se aos direitos civis de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre as pessoas que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419888 Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 7, e em conformidade com o art. 22 e o art. 32 da Lei nº 9.394/1996 (LDBEN), as propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, a saber:


I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

III. A aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo.

IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419889 Pedagogia

Segundo Vasconcellos, para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para ele, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender alguns elementos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação a esses elementos.


( ) Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação.

( ) Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atar no sentido de sua transformação.

( ) Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transformá-la na direção desejada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419890 Pedagogia

Para Vasconcellos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, que são:

Alternativas
Q2419891 Pedagogia

Para Vasconcellos, o papel da escola, a função real e oculta que lhe é determinada, é precisamente a de partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de submissão. A avaliação contribui para reproduzir e perpetuar este processo, separando os aptos dos inaptos. Para uma melhor compreensão do problema é necessário considerarmos um contexto mais amplo, marcado por contradições sociais. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas contradições sociais:

Alternativas
Q2419892 Pedagogia

Para Perrenoud, qualquer um que é projetado numa situação difícil, sem formação, desenvolve uma atitude reflexiva por necessidade. Os professores cujas competências disciplinares, didáticas e transversais são frágeis, arriscam-se, no cotidiano, a perder o domínio de sua aula e tentam, então, desenvolver estratégias mais eficazes, aprendendo da experiência. É preciso, então, ancorar a prática reflexiva sobre uma base de competências profissionais. Com base nessas informações, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma competência desenvolvida pelo autor.

Alternativas
Q2419893 Pedagogia

Segundo Perrenoud, pode-se enunciar alguns argumentos em favor da profissionalização para o ofício de professor, quais sejam:


I. As condições e os contextos de ensino evoluem cada vez mais depressa, fazendo com que seja impossível viver com as aquisições de uma formação inicial que rapidamente se torna obsoleta e que seja mais realista imaginar que uma formação contínua bem pensada dará novas receitas quando as antigas "não funcionarem mais"; o professor deve tornar-se alguém que concebe sua própria prática para enfrentar eficazmente a variabilidade e a transformação de suas condições de trabalho.

II. Se se quer que todos alcancem os objetivos, não basta mais ensinar, é preciso fazer com que cada um aprenda encontrando o processo apropriado. Esse ensino "sob medida" está além de todas as prescrições.

III. As competências profissionais são cada vez mais coletivas no âmbito de uma equipe ou de um estabelecimento, o que requer sólidas competências de comunicação e de conciliação, logo, de regulação reflexiva.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: E
5: C
6: D
7: A
8: A
9: D
10: E
11: A
12: B
13: D
14: C
15: E
16: A
17: B
18: C
19: D
20: E