Questões de Concurso Público GHC-RS 2022 para Médico (Medicina da Família e Comunidade)

Foram encontradas 25 questões

Q2669420 Medicina

Urgências e emergências hipertensivas são quadros comuns no departamento de emergência, podendo corresponder até 25% dos atendimentos em pronto-socorro. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2669421 Medicina

A pandemia da Covid-19 fez o mundo voltar sua atenção para as doenças respiratórias e exigiu medidas de prevenção para contenção da disseminação da doença. Em relação à Covid-19, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2669422 Medicina

A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para óbito. Em relação ao quadro clínico e tratamento, analise as assertivas abaixo:


I. Na apresentação clássica, a primeira manifestação é a febre, geralmente baixa, de início abrupto.

II. Sintomas incluem cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias e dor retro-orbitária.

III. O exantema clássico, presente em pouco mais de 10% dos casos, é predominantemente do tipo maculopapular, atingindo face, tronco e membros de forma aditiva, não poupando planta dos pés e palma das mãos.

IV. Sinais de alarme incluem dor abdominal, hipotensão, hepatomegalia e sangramento de mucosas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2669423 Medicina

As doenças exantemáticas formam um conjunto de doenças infecciosas nas quais a erupção cutânea é a característica dominante, mas geralmente também apresentam manifestações sistêmicas. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2669424 Medicina

Em relação aos medicamentos anti-hipertensivos utilizados no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2678583 Medicina

Homem, 48 anos, juiz de futebol, com atividade física regular de 3 h/dia, sofreu um atropelamento que ocasionou fratura na tíbia direita. Ficou imobilizado durante o tempo recomendado pelo serviço de traumatologia. Encontra-se em acompanhamento fisioterápico devido a prejuízo funcional no membro inferior direito para deambulação. Procura atendimento com seu médico para avaliação e pleiteando exames laboratoriais por estar preocupado com o ganho de 18 Kg nos últimos 3 meses. Atribui à inatividade física. As queixas que mais lhe incomodam são sede excessiva, cansaço e necessidade de levantar 2 a 3 vezes por noite para urinar, com evolução de 1 mês. Analise as assertivas a seguir:


I. O ganho de peso pode ter levado o paciente a um quadro de resistência insulínica.


II. Uma das hipóteses diagnósticas para o quadro clínico apresentado pelo paciente é Diabetes mellitus e somente pode ser confirmada através do teste de tolerância oral à glicose.


III. Uma das hipóteses diagnósticas para o quadro clínico apresentado pelo paciente é Diabetes insipidus e se faz necessário solicitar exame comum de urina para confirmação diagnóstica.


IV. A glicemia jejum quando solicitada por suspeita diagnóstica de Diabetes mellitus, se alterada, deve ser confirmada por repetição do exame em outro dia.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2678660 Medicina

Mulher, 36 anos, procurou atendimento na ESF em fevereiro devido a queixas de cansaço, dor muscular, queda de cabelo, unhas fracas, sonolência e constipação. Informou ter positivado para Covid-19 no mês anterior à consulta. Sua médica solicitou exames incluindo TSH US (thyroid stimulating hormone) na ocasião. Retornou à consulta no mês de março com queixas persistentes e com o resultado do TSH= 6,54 (0,4 a 4,5 mU/L). Qual a disfunção hormonal tireoideana mais provável no caso em questão?

Alternativas
Q2678661 Medicina

Mulher, 24 anos, branca, consultou com seu médico de família e comunidade por queixas persistentes de perda de paladar, dor na língua, perda de cabelos, fraqueza, cansaço, palpitações, dor nas pernas e dificuldade respiratória para subir escadas. Informou fluxo menstrual abundante durante 5 dias por mês e com sangramento vaginal no meio do ciclo. Optou por alimentação preferencialmente de proteínas a base de peixes e ovos, eventualmente. Foram solicitados exames laboratoriais por ocasião da consulta, considerando as hipóteses diagnósticas de anemia ferropriva ou deficiência de vitamina B12. Assinale a alternativa correta referente aos resultados dos exames e respectiva confirmação de hipótese diagnóstica.

Alternativas
Q2678662 Medicina

Homem, 53 anos, branco, etilista, em uso de antirretroviral para HIV, em situação de rua, procura atendimento na Equipe de Saúde da Família, juntamente com sua companheira, porque a mesma está incomodada com sua tosse. Ela relata que ele fica com a pele quente de noite e sua muito. Reclama que ele tosse e não escarra, que está emagrecendo e ficando fraco para puxar o carrinho com os pertences do casal. No exame físico, o médico observou paciente emagrecido, com diminuição de força muscular, com ausculta pulmonar com diminuição do murmúrio vesicular. Ausculta interrompida pela tosse. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

Alternativas
Q2678663 Medicina

Homem, 38 anos, procura atendimento em demanda imediata na Unidade de Saúde da Família devido lesão ulcerada em glande, indolor, com bordas duras e fundo limpo, há uma semana. Informa não lembrar de ter machucado. Não manteve relações sexuais na última semana. Considerando o diagnóstico de sífilis primária, qual o principal tratamento medicamentoso recomendado?

Alternativas
Q2678664 Medicina

A mulher acompanha seu marido de 76 anos em consulta para melhor informar à sua médica de família e comunidade sobre o que está acontecendo nas últimas semanas. Relata que o paciente fica com um lado “bobo”, não consegue caminhar e nem falar. No outro dia já está bem. Ela suspeita que ele esteja “tentando chamar a atenção ou demenciando”. Paciente é hipertenso e diabético em acompanhamento regular, com controles domiciliares de pressão arterial e glicêmicos adequados. No exame físico, foi constatado ritmo cardíaco irregular. Qual a hipótese diagnóstica mais provável a ser considerada?

Alternativas
Q2678665 Medicina

Mulher, 28 anos, procura atendimento em demanda imediata na Unidade de Saúde por suspeita de passagem de cálculo urinário devido à disúria, polaciúria, febre, calafrios, náuseas e dor lombar. Antecedente de nefrolitíase. Nega corrimento vaginal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável a ser considerada?

Alternativas
Q2678666 Medicina

O sangramento uterino de origem anovulatória ocorre por alteração no eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Assinale a alternativa que contenha somente situações nas quais podem ocorrer ciclos anovulatórios.

Alternativas
Q2678667 Medicina

Quais as medicações usadas na crise de asma moderada no adulto?

Alternativas
Q2678668 Medicina

Mulher, 64 anos, menopausada, procura atendimento na Unidade de Saúde por lombalgia há 1 mês e severa na última semana, acompanhada por incontinência urinária e fecal, com perda de peso inexplicada e fraqueza nas pernas. Que causa mais provável explicaria o quadro?

Alternativas
Q2678669 Medicina

Analise as assertivas abaixo sobre o Código de Ética Médica:


I. O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.


II. Para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ser remunerado de forma justa e nas condições de trabalho impostas e as que conseguir obter, mesmo prejuízo da prudência.


III. Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2678670 Medicina

Homem, 18 anos, procura atendimento por cefaleia com duração de 3 dias, sem alívio com paracetamol ou dipirona. Na manhã do atendimento, acordou com febre, mialgias, petéquias e contratura no pescoço. Ao exame físico, encontra-se normotenso, com temperatura axilar de 38,5ºC, frequência cardíaca de 98 bpm e rigidez de nuca. O quadro clínico sugere cefaleia secundária. Entre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde à hipótese diagnóstica mais provável.

Alternativas
Q2678671 Medicina

Segundo a Organização Panamericana de Saúde, analise as assertivas a seguir sobre a definição das três principais características da vigilância como disciplina da Saúde Pública:


I. É um processo contínuo e sistemático, ou seja, não é uma atividade isolada no tempo, e tampouco pode ser executada sem métodos.


II. É um processo de verificação de tendências.


III. É um processo de comparação, entre o observado e o esperado, para detectar ou antecipar mudanças na frequência, distribuição ou determinantes do processo de saúde e doença na população.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2678672 Medicina

Em relação à notificação de violências, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas é uma exigência legal, fruto de uma luta contínua para que a violência perpetrada contra estes segmentos da população saia da invisibilidade, revelando sua magnitude, tipologia, gravidade, perfil das pessoas envolvidas, localização de ocorrência e outras características dos eventos violentos.



( ) De igual forma, coloca-se no mesmo patamar de relevância e interesse a luta pela equidade nas políticas públicas de outros segmentos sociais como a população negra, indígena, população do campo, da floresta e das águas, pessoas com deficiência e população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais, queer, intersexo e demais orientações sexuais e identidades de gênero).


( ) A notificação é uma dimensão da Linha de Cuidado que prevê também o acolhimento, o atendimento, os cuidados profiláticos, o tratamento, o seguimento na rede de cuidado e a proteção social, além das ações de vigilância, prevenção das violências e promoção da saúde e da cultura da paz.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2678673 Medicina

Analise a Figura 1 a seguir:


Figura 1 - Adequação do pré-natal das gestantes dos territórios do SSC, segundo o índice de Kessner modificado. SSC/GHC, Porto Alegre - RS


nº de consultas

< 20 semanas

20 a 27 semanas

28 ou + semanas

6 ou mais consultas

172

24

4

3 a 5 consultas

25

18

19

<3 consultas

8

9

18

Fonte: 2021. Relatório Anual 2020. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Saúde Comunitária. Serviço de Saúde Comunitária.


Considerando a Figura 1, analise as assertivas abaixo:


I. Segundo o IK modificado, quadro verde, o pré-natal foi adequado quando a gestante inicia o acompanhamento antes da 20ª semana de gestação e realiza seis ou mais consultas.


II. Divulgar indicadores do pré-natal é exemplo de uma ação prioritária para a redução da morbimortalidade materno-infantil, sendo seus benefícios inquestionáveis quando se alcança altas coberturas e boa qualidade da atenção.


III. Este é um exemplo (quadros verde, amarelo e vermelho) de metas a serem alcançadas pelo serviço.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: B
6: E
7: C
8: A
9: E
10: B
11: D
12: C
13: B
14: A
15: D
16: C
17: E
18: E
19: A
20: B