Questões de Concurso Público Prefeitura de Farroupilha - RS 2023 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 10 questões

Q2095569 Não definido
O ácido 2,4-diclorofenoxiacético, conhecido como 2,4-D, possui ampla aplicação na agricultura para o controle de plantas invasoras. Em relação a esse tipo de herbicida, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2095570 Não definido
Um professor de fisiologia vegetal decidiu realizar uma aula prática, indo até uma Reserva Legal local. A intenção dele era realizar a coleta de determinadas amostras não madeireiras para que fossem utilizadas em momentos posteriores. Por isso, como parte da atividade, solicitou que os alunos levantassem as peculiaridades legais que envolviam a coleta. Dessa forma, tendo por referência a Lei nº 12.651/2013, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao tema relacionado, considerando estritamente o texto legal.
Alternativas
Q2095571 Não definido
Uma empresa de consultoria agrícola iniciou seus trabalhos quando da instituição do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), especialmente buscando atender o público de pessoas jurídicas que pratiquem atividades de beneficiamento de sementes e mudas. Todavia, em análise à legislação própria sobre o tema, a Lei nº 10.711/2003, verificou-se que determinadas situações ficam de fora do espectro de influência do registro. Assim, com referência à legislação citada, assinale a alternativa em que a situação está INCORRETAMENTE listada como dispensada ou isenta da inscrição no Renasem.
Alternativas
Q2095572 Não definido
O milho pode ser afetado por diversas pragas que podem causar prejuízos na produção e na qualidade dos grãos. Algumas das pragas mais comuns do milho e os danos mais comumente causados à cultura estão descritos abaixo, assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Lagarta-militar – Spodoptera frugiperda. 2. Cigarrinha-do-milho – Dalbulus maidis. 3. Broca da cana-de-açúcar – Diatraea saccharalis. 4. Broca-do-colo (lagarta elasmo) – Elasmopalpus lignosellus. 5. Pulgão-do-milho – Rhopalosiphum maidis.
Coluna 2  ( ) No sistema de plantio direto, depois da dessecação, a praga se alimenta de plântulas de milho,seccionando-as rente ao solo; abre galeria na base de plantas que estão nas fases iniciais de desenvolvimento, causando a morte da planta; na deposição dos ovos sobre as plantas, a praga recém-eclodida raspa as folhas sem perfurar a epiderme da face inferior, e posteriormente se aloja no “cartucho” da planta, onde se alimenta de folhas.
( ) Enfraquecimento da planta devido à perda de seiva pelo sugamento; desenvolvimento de fumagina, que causa diminuição da fotossíntese e redução da liberação de pólen, o que provoca falhas na polinização; redução da fecundação que causa falhas na granação, e o surgimento de espigas estéreis ou incompletas devido ao desenvolvimento de fumagina nos estilos; transmissão da virose mosaico comum do milho.
( ) Abre uma galeria na base do colmo das plantas, logo abaixo da superfície do solo, onde constroi um abrigo externo; a larva danifica o meristema apical da planta, causando déficit de crescimento e pode acontecer a emissão anormal de perfilhos; surgimento do sintoma “coração morto”; os danos expressivos geralmente acontecem em reboleiras de plantas e apenas em períodos quentes e com pouca chuva.
( ) Podem danificar a base das plantas ainda nas fases iniciais de desenvolvimento (“coração morto”); abre galeria no colmo que provoca a redução da circulação da seiva, o que diminui os componentes de rendimento da cultura (tamanho da espiga, número de grãos por espiga e peso dos grãos), e as plantas sofrem acamamento pela ação do vento.
( ) Transmissão dos agentes causais do enfezamento-pálido (espiroplasma), do enfezamentovermelho (fitoplasma) e da virose da risca, que reduzem a absorção de nutrientes, causando redução na produtividade, sendo os danos mais pronunciados em plantas que se encontram nas fases iniciais de desenvolvimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2095573 Não definido
Alguns membros da Administração Pública do Município YYZ estavam conversando sobre ações administrativas do ente federativo em questão, a partir das regras de licenciamento ambiental dispostas na Lei Complementar nº 140/2011. Dentre elas, um dos membros da discussão afirmou corretamente que, verificadas as competências de outros entes, cabia aos Municípios promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos localizados em unidades de conservação instituídas pelos mesmos, EXCETO em:
Alternativas
Q2095574 Não definido
A amostragem georreferenciada do solo consiste em uma metodologia para a coleta de amostras que leva em conta a localização geográfica da área amostrada. Através da aplicação de tecnologias, como o GPS, é possível coletar amostras de solo em pontos estratégicos e precisos, o que possibilita a obtenção de informações mais detalhadas sobre a variação espacial das características do solo, como pH, nutrientes e textura. Essa técnica é amplamente utilizada na agricultura de precisão e é fundamental para a tomada de decisões estratégicas na gestão do solo. Sobre os procedimentos básicos para a amostragem de solo em agricultura de precisão, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2095575 Não definido
São notórios os prejuízos e perigos da utilização de agrotóxicos de maneira não técnica e indiscriminada e, por isso, a legislação tende a ser pormenorizada. Na Lei nº 7.802/1989, apresentam-se diretrizes para venda ou exposição à venda, em todo o território nacional, de agrotóxicos e afins. Para isso, de acordo com a legislação em referência, esses são obrigados a exibir rótulos próprios e bulas, redigidos em português, que contenham diversos dados, EXCETO:
Alternativas
Q2095576 Não definido
O eucalipto é uma espécie florestal amplamente cultivada em todo o mundo, principalmente devido ao seu rápido crescimento e alta produtividade de madeira. A propagação vegetativa é uma técnica comum usada no cultivo do eucalipto, permitindo a reprodução de clones geneticamente idênticos de uma planta-mãe selecionada. Em relação aos princípios básicos envolvidos na propagação vegetativa dessa espécie, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2095577 Não definido
A Norma de Fiscalização nº 02/2015 da Câmara Especializada de Agronomia do CREARS afirma que Receituário Agronômico é “o conjunto de formulários para receitas agronômicas ou florestais que serão preenchidas pelo profissional habilitado”. Além disso, a Lei nº 7.802/89 define que, em regra, a venda de agrotóxicos e afins aos usuários será feita através de receituário próprio, prescrito por profissionais legalmente habilitados. Como situação de tamanha importância, esse documento possui diversos elementos formais trazidos pela norma, EXCETO:
Alternativas
Q2095578 Não definido
Assinale a alternativa correta acerca das características químicas do solo que afetam a sua fertilidade.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: B
5: B
6: A
7: D
8: D
9: C
10: B