Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS 2023 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 15 questões

Q2319292 Engenharia Civil
A agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e de outras previstas no dimensionamento das estruturas. Nos projetos de estruturas, a agressividade ambiental deve ser classificada da seguinte forma:
I. Classe de agressividade ambiental I: agressividade fraca e risco insignificante de deterioração da estrutura. II. Classe de agressividade ambiental II: agressividade moderada e risco pequeno de deterioração da estrutura. III. Classe de agressividade ambiental III: agressividade extremamente alta e risco altíssimo de deterioração da estrutura. IV. Classe de agressividade ambiental IV: agressividade fraca e risco insignificante de deterioração da estrutura.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2319293 Engenharia Civil
Sabe-se que as pressões estática e dinâmica mínimas da água atuante nos pontos de utilização devem ser aquelas necessárias para assegurar a vazão de projeto. De acordo com as informações disponíveis na ABNT NBR 5626:2020 Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção, analise as assertivas a seguir:

I. Em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 5 kPa (0,5 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas de reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos. II. Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 5 kPa (0,5 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas de reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos, em que a pressão dinâmica mínima em cada ponto é dada pelo correspondente desnível geométrico ao nível d’água de cota mais baixa no reservatório, descontada a perda de carga até o ponto considerado. III. A pressão estática nos pontos de utilização não pode superar 200 kPa (20 mca). IV. A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Essas sobrepressões, em relação à pressão dinâmica prevista em projeto, são admitidas desde que não superem 200 kPa (20 mca).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2319294 Engenharia Civil
Para os efeitos da ABNT NBR 5626:2020 Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, aplicam-se os seguintes termos e definições:

I. Pressão de serviço: carga de pressão ou carga piezométrica (energia de pressão por unidade de peso de água) atuante em determinada seção de tubulação sob escoamento, considerada em sua linha de eixo. II. Pressão dinâmica: maior valor de pressão a que um componente pode ficar submetido em condição de operação normal. III. Pressão estática: carga de pressão ou carga piezométrica (energia de pressão por unidade de peso de água) atuante em determinada seção de tubulação sob carga, porém sem escoamento, considerada em sua linha de eixo.

Quais estão corretos? 
Alternativas
Q2319295 Engenharia Civil
Recomenda-se, de acordo com a ABNT NBR 15575-1:2021 Edificações habitacionais – Desempenho, que a iluminação natural das salas de estar e dormitórios seja provida de vãos de portas ou de janelas. No caso das janelas, recomenda-se que:
Alternativas
Q2319296 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 14653-2:2011 Avaliação de bens – Imóveis urbanos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de terrenos constantes na referida norma às suas definições.

Coluna 1 1. Terreno de fundo. 2. Terreno encravado. 3. Terreno interno.
Coluna 2 ( ) Aquele que, situado no interior da quadra, se comunica com a via pública por um corredor de acesso.
(  ) Aquele que não se comunica com a via pública. ( ) Aquele localizado em vila, passagem, travessa ou local assemelhado, acessório da malha viária do Município ou de propriedade de particulares, e que não consta oficialmente na Planta Genérica de Valores do Município.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2319297 Engenharia Civil
A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor do que 19 cm. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coeficiente adicional. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a:
Alternativas
Q2319298 Engenharia Civil
Omitir, modificar ou entregar à Administração Pública levantamento cadastral ou condição de contorno em relevante dissonância com a realidade, em frustração ao caráter competitivo da licitação ou em detrimento da seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública, em contratação para a elaboração de projeto básico, projeto executivo ou anteprojeto, em diálogo competitivo ou em procedimento de manifestação de interesse, pode acarretar em:
Alternativas
Q2319299 Engenharia Civil
A estaca é um elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja trabalho manual em profundidade. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, argamassa, calda de cimento ou qualquer combinação dos anteriores. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir:
I. Estaca Franki: estaca moldada in loco executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal constituído por segmentos de pequeno comprimento (aproximadamente 1,0 m), rosqueados, e injeção de argamassa pela própria haste central do trado, simultaneamente à sua retirada. II. Estaca-raiz: estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco, executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis. III. Estaca Strauss: estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento. IV. Estaca trado vazado segmentado (Hollow Auger): estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Essa estaca possui base alargada e é integralmente armada.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2319300 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 15575-2:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Requisitos para os sistemas estruturais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos às suas definições.

Coluna 1 1. Ruína. 2. Falha. 3. Falha da estrutura.
Coluna 2 ( ) Ocorrência que compromete o estado de utilização do sistema ou elemento. Essa ocorrência pode resultar de fissuras ou deslocamentos acima de limites aceitáveis, avarias no sistema ou no elemento estrutural, ou nas interfaces com outros sistemas ou elementos. ( ) Característica do estado-limite último, por ruptura ou por perda de estabilidade, ou por deformação excessiva. ( ) Ocorrência que prejudica a utilização do sistema ou do elemento, resultando em desempenho inferior ao requerido.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2319301 Engenharia Civil
Na figura abaixo, uma viga apresenta um carregamento distribuído de 15 kN/m e um carregamento concentrado de 20 kN. Em relação aos esforços internos, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o esforço cortante e o momento fletor na posição x = 4 metros, contados a partir do apoio da esquerda.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2319302 Engenharia Civil
O superfaturamento, definido pela Lei nº 14.133/2021, que trata das licitações e contratos administrativos, é caracterizado pelo dano provocado ao patrimônio da Administração, definido, entre outras situações, por:

I. Medição de quantidades superiores às efetivamente executadas ou fornecidas. II. Deficiência na execução de obras e de serviços de engenharia que resulte em diminuição da sua qualidade, vida útil ou segurança. III. Alterações no orçamento de obras e de serviços de engenharia que causem desequilíbrio econômico-financeiro do contrato em favor do contratado. IV. Outras alterações de cláusulas financeiras que gerem recebimentos contratuais antecipados, distorção do cronograma físico-financeiro, prorrogação injustificada do prazo contratual com custos adicionais para a Administração ou reajuste irregular de preços.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2319303 Engenharia Civil
No processo licitatório para contratação de obras e serviços de engenharia, conforme regulamento, o valor estimado, acrescido do percentual de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) de referência e dos Encargos Sociais (ES) cabíveis, será definido por meio da utilização dos seguintes parâmetros:

I. Composição de custos unitários menores ou iguais à mediana do item correspondente do Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), para serviços e obras de infraestrutura de transportes, ou do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil (Sinapi), para as demais obras e serviços de engenharia. II. Utilização de dados de pesquisa publicada em mídia especializada, de tabela de referência formalmente aprovada pelo Poder Legislativo municipal e de sítios eletrônicos especializados ou de domínio restrito, desde que contenham a data e a hora de acesso. III. Contratações similares feitas pela Administração Pública, em execução ou concluídas no período de 1 (um) ano anterior à data da pesquisa de preços, observado o índice de atualização de preços correspondente. IV. Pesquisa na base nacional de notas fiscais eletrônicas, na forma de regulamento.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2319304 Engenharia Civil
A importância dos deslocamentos, flechas e deformações reside na capacidade de diagnosticar a saúde estrutural das construções, prevenindo falhas catastróficas, assegurando a segurança e a durabilidade das edificações e contribuindo para o projeto e a manutenção de estruturas confiáveis. Essas medições e análises são vitais para garantir que as construções atendam aos padrões de segurança e desempenho, atendendo às necessidades de seus usuários ao longo do tempo. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir sobre as definições dos seguintes termos:

I. Deformação: afastamento máximo entre a posição deformada e a posição primitiva de uma barra ou de uma placa submetida à flexão. II. Deslocamento: afastamento entre a posição deformada e o eixo original de uma barra (ou plano original de uma placa) submetida a uma carga estática ou dinâmica. III. Flecha: variação da distância entre pontos de um corpo submetido a determinada tensão, com modificação de sua forma e volume primitivos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2319305 Engenharia Civil
Devem ser necessariamente consideradas nos projetos as cargas permanentes, acidentais (sobrecargas de utilização), devido ao vento e a deformações impostas (variação de temperatura e umidade, recalques das fundações). Diante do exposto, analise as assertivas a seguir:

I. Para efeitos do estado-limite último, podem ser desprezadas as solicitações devido à retração por secagem, onde aplicável, caso os materiais apresentem índices de retração livre em corpos de prova de laboratório inferiores a 0,06%. II. Para efeitos do estado-limite último, podem ser desprezadas as solicitações devido à variação de temperatura, caso sejam empregados materiais com coeficientes de dilatação térmica linear ≤10-5/°C; para comprimentos em planta inferiores a 30 m, levar em consideração somente para valores acima de 2 × 10-5/°C. III. Para efeitos do estado-limite último, podem ser desprezadas as solicitações devido à variação da umidade relativa do ar caso sejam empregados materiais que, no aumento da umidade relativa de 50% para 100%, estabilizam-se com expansão não superior a 0,1%; da mesma forma, o efeito da variação da umidade pode ser desprezado para estruturas cujos componentes foram protegidos com sistemas de impermeabilização que atendam aos requisitos das normas que regem tais procedimentos.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2319306 Engenharia Civil
Em relação aos critérios de estanqueidade das instalações de esgoto e de águas pluviais, tem-se que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: A
6: D
7: D
8: B
9: C
10: C
11: E
12: C
13: B
14: E
15: D