Questões de Concurso Público SES-RJ 2023 para Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia
Foram encontradas 30 questões
Considerando o exposto no texto, analise as assertivas a seguir:
I. A lei da atração diz que, quando supomos que algo é verdade, esse algo torna-se verdade.
II. De acordo com um profissional da Psicologia, a ideia propagada pela Lucky Girl Syndrome pode estar associada a uma percepção tendenciosa da realidade.
III. Expectativas realistas nos desmotivam, pois passamos a enxergar os obstáculos pela frente, por isso, devemos ver somente o lado positivo das coisas.
Quais estão corretas?
Considerando a lacuna pontilhada na linha 15 e a palavra na qual ele se encontra, analise as assertivas a seguir:
I. A grafia correta da palavra se dá com o preenchimento do espaço pontilhado pela letra “c”.
II. Um sinônimo possível para a palavra é “passível”.
III. Quanto à morfologia, trata-se de adjetivo uniforme.
Quais estão corretas?
“É necessário ter emoções negativas para aprender a tolerá-las e a reavaliá-las”
I. A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não podendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização. II. Os candidatos à doação de sangue que exerçam ocupações que ofereçam riscos para si ou para outrem, como a condução de veículos de grande porte e a operação de maquinário de alto risco, somente serão selecionados caso possam interromper tais atividades pelo período mínimo de doze horas após a doação. III. A frequência máxima admitida para doação de sangue é de seis doações anuais para os homens e quatro para as mulheres, cumprindo intervalo mínimo entre as doações de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. IV. Para a doação de sangue, a menstruação constitui contraindicação e a gestação é motivo de inaptidão temporária até 12 semanas após o parto ou abortamento, não sendo aceitas como doadoras as mulheres em período de lactação, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de seis meses.
Quais estão corretas?
( ) De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, é direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento. Para isso, deve ser assegurado: o registro atualizado e legível do prontuário das informações, entre elas, a quantidade de sangue recebida e dados que garantam a qualidade do sangue, como origem, sorologias efetuadas e prazo de validade. ( ) De acordo com a Lei nº 8.080/1990, é competência exclusiva da União gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros. ( ) De acordo com a Lei nº 13.146/2015, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será psicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: I- os desempenhos nas funções do corpo; II- a capacidade plena de trabalho da pessoa com deficiência; III- a interação da deficiência com as exigências do mercado de trabalho para o exercício da função; IV- o direito de quinhoar igualmente aos desiguais, conforme o princípio da equidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A doação de sangue de cordão umbilical e placentário deve garantir o consentimento livre, esclarecido, consciente e desinteressado obtido antes da coleta, por escrito e assinado pelo(s) responsável(eis) legal(ais) e pelo médico. II. O BSCUP deve possuir um manual técnico-operacional que defina com detalhes todos os procedimentos de coleta, transporte, processamento de células, armazenamento, liberação, descarte e registros. III. A doação de sangue de cordão umbilical e placentário deve garantir o sigilo do receptor, que não pode conhecer a identidade da doadora gestante devidamente selecionada, sendo garantido que a doadora gestante possa conhecer a identidade do receptor.
Quais estão corretas?
( ) A principal barreira para as transfusões sanguíneas bem-sucedidas é a resposta imune contra as moléculas da superfície celular que se diferem entre os indivíduos. Um dos sistemas de aloantígenos mais importante na transfusão sanguínea é o sistema ABO. ( ) Os indivíduos que não expressam um antígeno de grupo sanguíneo em particular produzem anticorpos IgM naturais contra esse antígeno. Se esses indivíduos recebem hemácias expressando aquele antígeno, os anticorpos preexistentes ligam-se às células transfundidas, ativam o complemento e provocam reações de transfusão, que podem ser fatais. ( ) A transfusão que desrespeite a barreira ABO pode desencadear uma reação hemolítica imediata, resultando tanto na lise intravascular das hemácias, provavelmente mediada pelo sistema do complemento, como na extensa fagocitose de eritrócitos revestidos por anticorpos e complemento pelos macrófagos do fígado e do baço. ( ) Reações hemolíticas tardias após uma transfusão podem resultar da incompatibilidade dos antígenos de grupos sanguíneos secundários. Isso resulta na perda progressiva das hemácias transfundidas, provocando anemia e icterícia, esta última uma consequência da sobrecarga do fígado com pigmentos derivados da hemoglobina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• Tubo A (1 gota de anti-A + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo B (1 gota de anti-B + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo D (1 gota de anti-D + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo Controle de Rh (1 gota do controle de Rh + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) =Não aglutinou.
Com esses resultados, qual é a conclusão de tipagem direta desse doador?
1. Para sífilis, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-treponêmico ou não treponêmico. 2. Para doença de Chagas, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-plasmodium. 3. Para hepatite B (HBV), são necessários dois testes em paralelo: um para detecção do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) e um para detecção de antígenos do capsídeo do vírus da hepatite B (anti-HBc). 4. Para hepatite C, devem ser realizados dois testes em paralelo: um teste para detecção de anticorpo anti-HCV ou para detecção combinada de antígeno/anticorpo e um para detecção de ácido nucleico do vírus HCV por técnica de biologia molecular. 5. Para HIV 1 e 2, devem ser realizados dois testes em paralelo: um teste para detecção de anticorpo anti-HIV (que inclua a detecção do grupo O) ou um teste para detecção combinada de antígeno/anticorpo (que inclua a detecção do grupo O) e um para detecção de ácido nucleico do vírus HIV por técnica de biologia molecular. 6. Para HTLV I/II, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-HTLV I/II.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
• A mãe, o pai e o bebê apresentam, respectivamente, quais tipagens RhD? • Quais alterações são mais comuns de serem observadas no setor de hematologia? • Quais alterações são mais comuns de serem observadas no setor de bioquímica?
Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. As leucemias agudas apresentam sintomas alarmantes como hemorragias, anemia intensa, febre e rápida instalação, já as leucemias crônicas apresentam sintomas mais leves. Além disso, as agudas apresentam maior número de células imaturas no hemograma do que as crônicas. II. Leucemia mieloide aguda: trombocitopenia. A contagem de leucócitos pode estar diminuída, normal ou aumentada, com intensa reação leucemoide e número inferior a 20% de blastos e promielócitos. A maioria apresenta anemia microcítica e normocrômica. III. Leucemia linfoblástica aguda: trombocitopenia. Costuma haver leucocitose e número variável de blastos com bastão de Auer (geralmente superior a 20%). A medula óssea é hipercelular por infiltração de blastos leucêmicos. A maioria apresenta anemia microcítica e normocrômica. IV. Leucemia mieloide crônica: trombocitose. Leucocitose significativa com espectro completo de células mieloides. Os níveis de neutrófilos e mielócitos excedem aos de blastos e promielócitos; presença de basofilia. Normalmente é associada com uma translocação específica t(9;22). A maioria apresenta anemia normocítica e normocrômica. V. Leucemia linfoblástica crônica: trombocitopenia. Leucocitose com linfocitose, de 70 a 99% dos leucócitos do sangue têm aspecto de pequenos linfócitos. As células esmagadas na distensão (células em cesto ou restos nucleares) também costumam estar presentes. A maioria apresenta anemia normocítica e normocrômica.
Quais estão corretas?