Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Castelo - SC 2024 para Médico Veterinário

Foram encontradas 9 questões

Q2530826 Veterinária
Plantas do gênero Pteridium estão presentes em todos os continentes e se desenvolvem em solos ácidos, bem drenados e com boa pluviosidade. Até recentemente, esse gênero era constituído de apenas uma espécie, e cinco subespécies – essas foram elevadas a espécies, das quais duas existem no Brasil. A espécie Pteridium arachnoideum é apontada como a principal causa de intoxicação por plantas em bovinos no estado de Santa Catarina e a segunda principal no Rio Grande do Sul. A planta tóxica em questão é popularmente conhecida como: 
Alternativas
Q2530829 Veterinária
Os pequenos artrópodes desprovidos de asas, ectoparasitas de várias espécies de mamíferos, cujos ovos, larvas e pupas se encontram no ambiente, enquanto sobre o hospedeiro está apenas a forma adulta e que podem também ser vetores de algumas doenças ou hospedeiros intermediários de cestódeos como, por exemplo, o Dipylidium sp., são conhecidos como:
Alternativas
Q2530830 Veterinária
A doença conhecida como piroplasmose equina, febre biliar ou nutaliose é uma enfermidade parasitária e gera diversos prejuízos e grandes perdas econômicas na equideocultura, além de ser um empecilho para o trânsito internacional de equinos. Essa doença parasitária, de notificação obrigatória para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/OIE), pode ser causada por:
Alternativas
Q2530835 Veterinária
O teste sorológico de Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA), solicitado por um médico-veterinário, foi requisitado para confirmação da suspeita clínica de uma determinada doença. São doenças passíveis de serem diagnosticadas pelo teste de IDGA: 

I. Anemia infecciosa equina. II. Epididimite dos carneiros. III. Brucelose canina. IV. Dermatofilose. V. Campilobacteriose.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2530838 Veterinária
A paratuberculose é uma doença de distribuição mundial e afeta principalmente os bovinos, mas tem sido diagnosticada também em ovinos, caprinos, ruminantes selvagens, equinos e suínos. Em relação a essa doença em bovinos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os bovinos apresentam a doença de forma aguda quando atingem a maturidade sexual.

( ) A infecção ocorre principalmente pela via oro-fecal, pela ingestão de colostro, leite ou água contaminados por fezes de animais contaminados, com ou sem sinais clínicos aparentes.

( ) A vacinação da vaca aos 60 e 30 dias antes do parto previne a doença nos bezerros.

( ) Linfossarcomas e exoftalmia são sinais clínicos da doença observados geralmente em animais com mais de 2-3 anos de idade.

( ) No cerebelo e no tronco encefálico, estão localizadas as principais lesões macroscópicas dessa doença.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: C