Questões de Concurso Público INB 2018 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 20 questões

Q1103503 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Além do benefício na alimentação dos estudantes, o programa favorece os agricultores familiares, que geralmente têm dificuldade para comercializar seus produtos, pois garante que parte da compra desses alimentos pelas escolas seja feita, obrigatoriamente, diretamente dos agricultores. Esta é uma excelente oportunidade para os agricultores familiares, pois traz uma segurança para produzir já com a garantia da comercialização. De acordo com a Lei N° 11.947, de 16 de junho de 2009, qual é o percentual mínimo do recurso repassado pelo FNDE, no âmbito do PNAE, que deve ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações?
Alternativas
Q1103504 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de agrotóxicos é parte fundamental do modelo agrícola contemporâneo, sem o qual é inviável garantir a segurança alimentar necessária ao bem-estar humano. Por outro lado, seu impacto social e ambiental demanda constante preocupação por parte da sociedade. Segundo o Boletim Anual do IBAMA de 2014, os principais ingredientes ativos dos produtos fitossanitários mais utilizados no Brasil foram:
glifosato / 2,4-D / acefato / clorpirifós / atrazina / mancozebe / metomil / diurom
Esses ingredientes ativos representam, respectivamente, as classes agronômicas dos:
Alternativas
Q1103505 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A dinâmica de evapotranspiração das plantas é muito afetada pelo turno de rega aplicado a elas. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o resultado esperado com a evapotranspiração diária de uma cultura em plena fase reprodutiva, se o turno de rega for alongado, considerando que se mantenham as condições climáticas
Alternativas
Q1103506 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Recentemente, houve uma invasão à uma fazenda irrigada em Correntina – BA, com a destruição de todo o sistema de irrigação dela. Cada pivô central dessa fazenda aplicava uma lâmina bruta de 10 milímetros, distribuídos em 21 horas de utilização do sistema, e ocupava uma área de 80 hectares. A vazão média do Rio Arrojado, onde era feita a captação da água, é de aproximadamente 60.000 litros por segundo. Qual é a percentagem de água do Rio Arrojado captada por esse pivô central, considerando o intervalo de uma hora?
Alternativas
Q1103507 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Pragas quarentenárias A2 são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetida à programa oficial de controle. Os seguintes insetos estão presentes em alguns estados do Brasil, causando grandes prejuízos, e encontram-se na lista de pragas quarentenárias A2 da última atualização do MAPA, em 11/04/2017: • Cydia pomonella; • Bactrocera carambolae; • Sinoxylon conigerum; • Sirex noctilio; • Dactylopius opuntiae. Os insetos citados anteriormente pertencem, respectivamente, às ordens:
Alternativas
Q1103508 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considere que, para fazer o controle de uma praga na cultura do feijão, um agrônomo recomendou a utilização de 5 L/ha de um produto Y. Ele previamente instruiu um pequeno agricultor a regular seu pulverizador costal. Para isso, o agricultor encheu o tanque do pulverizador de 20 L com água e caminhou 20 m na linha de plantio, simulando a aplicação. O bico do pulverizador utilizado foi o de tipo cone vazio e cobre um diâmetro de 80 cm. Após essa simulação, o agricultor mensurou que foram gastos 400 mL de água nesse percurso. Sabendo-se que a área de plantio é de apenas 6.400 m² , quanto de volume de calda será gasto para pulverizar a área total e quanto do produto Y deverá ser adicionado e diluído para cada tanque de pulverização de 20 L?
Alternativas
Q1103509 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando apenas as informações concernentes à nomenclatura taxonômica dos solos, relacione a seguir as classes do solo (COLUNA I) às limitações à atividade agrícola (COLUNAII), baseando-se no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (2013). COLUNA I 1. Espodossolo Humilúvico 2. Neossolo Litólico 3. Vertissolo Háplico 4. Planossolo Nátrico 5. Organossolo Tiomórfico 6. Plintossolo Pétrico
COLUNA II ( ) Solo com drenagem muito restrita e, após drenagem, apresenta pH < 3,5, baixa fertilidade natural; pode apresentar altos teores de alumínio e requer substanciais quantidades de corretivos. ( ) Solo com teores elevados de sódio em seu complexo de troca; estrutura colunar. ( ) Solo com severa restrição ao aprofundamento do sistema radicular, o que determina um reduzido volume de água e nutrientes disponíveis para as plantas. ( ) Solo arenoso com baixa capacidade de armazenamento de água; apresenta translocação de matéria orgânica para os horizontes subsuperficiais; ácido e com baixa fixação de P e de nutrientes disponíveis para as plantas. ( ) Solo com sérias restrições ao aprofundamento do sistema radicular e à mecanização, devido à grande quantidade de concreções ferruginosas. ( ) Solo com séria restrição à mecanização, apresentando consistência de extremamente dura a muita dura, quando seco, e muito plástica e pegajosa, quando molhado. Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1103510 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Brasil, por ser um país de extensão continental, apresenta uma grande diversidade de solos, desde muito rasos, eutróficos e com argilas de atividade alta, como os Luvissolos e Vertissolos, até solos muito profundos, distróficos e oxídicos, como os Latossolos. Com base no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (2013), analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Existem Latossolos eutróficos (V% ≥ 50). ( ) Nos Cambissolos, sempre o teor de argila do horizonte B será maior do que o teor de argila do horizonte A, resultante em RT elevada (> 1,5). ( ) A sequência de horizontes do tipo A, E, Bt é perfeitamente compatível com a classe dos Argissolos. ( ) Nas regiões bem drenadas e em condições de clima quente e úmido, é mais comum encontrar Latossolos do que Vertissolos. ( ) Os Latossolos e os Argissolos são separados no segundo nível categórico pela cor. ( ) Alguns Latossolos podem ser Ta (argila de atividade alta) e eutróficos. ( ) Plintossolos apresentam trincas, quando secos, e podem apresentar estruturas conhecidas como Gilgai, quando úmidos. Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1103511 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para fazer a correção do solo, é necessária primeiramente a realização de uma análise do solo para conhecer principalmente suas características químicas e físicas. São atributos importantes que se deve conhecer antes de fazer o cálculo da necessidade de calagem (NC) os teores de alumínio trocável (Al3+), a soma de base (SB), a saturação por bases (V%), a CTC total (T), a CTC efetiva (t) e a saturação por alumínio (m%).
a descrição do solo a seguir para fins de avaliação de sua fertilidade.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1103512 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com aAssociação deAgricultura Orgânica (AAO), a agricultura orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e a sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual se usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos. Para regularização, fortalecimento e garantia da qualidade dos produtos da Agricultura Orgânica, foi criada a Lei No 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências, e sua regulamentação foi pelo Decreto Nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007. Assinale a alternativa que não condiz com esse Decreto.
Alternativas
Q1103513 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo ecológico, ou agroecológico, de pragas é utilizado na agricultura orgânica e agroecológica. O manejo ecológico de pragas leva em consideração os mecanismos ecológicos que regulam as populações de insetos herbívoros, visando promover o controle de pragas em sistemas de produção agrícola. Entre as estratégias adotadas nesse tipo de manejo estão: I. Adoção de práticas de diversificação da vegetação, como os policultivos, o consórcio de culturas, a adubação verde, a rotação de culturas, o uso de diferentes variedades de plantas e os corredores de vegetação. II. Uso racional e consciente de agrotóxicos, devidamente registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para controlar as pragas que já tenham ultrapassado o nível de dano econômico. III. Uso de plantas que possam prover alimento alternativo, como pólen e néctar, para inimigos naturais, já que essas plantas podem aumentar o fitness dos inimigos naturais, culminando, assim, no controle natural de pragas. IV. Utilização de medidas curativas em caso de surtos populacionais, como os defensivos alternativos fertiprotetores e protetores. V. Introdução de inimigos naturais de forma inoculativa ou inundativa. Apresentam estratégias adotadas nesse tipo de manejo os itens:
Alternativas
Q1103514 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo de pragas na agricultura convencional tem sido realizado predominantemente com o uso de inseticidas. Após o aparecimento de casos de resistência, aumento populacional de pragas secundárias e inúmeros efeitos adversos sobre a qualidade ambiental e a saúde humana, surgiu a proposta do manejo integrado de pragas (MIP), que visa realizar o controle populacional de espécies que podem causar danos econômicos por meio do uso de múltiplas táticas, alcançando resultados positivos, tanto econômicos e sociais quanto ambientais. Com relação ao MIP, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1103515 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os nutrientes minerais têm importância central na produtividade agrícola, atuando em diversos processos fisiológicos da planta. Sobre essa atuação, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1103516 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O milho é uma das principais plantas cultivadas no Brasil e no mundo. Sobre o melhoramento genético da cultura do milho, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1103517 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agricultura tem grande participação nos resultados positivos da balança comercial brasileira, em função dos grandes volumes exportados. A soja e o milho colaboram ativamente nesse processo. Sobre os aspectos fitotécnicos de cultivo dessas duas culturas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1103518 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O sistema de plantio direto, que é caracterizado pelo revolvimento mínimo do solo, tem se destacado em décadas recentes. Sobre esse sistema de cultivo, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1103519 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O desenvolvimento de doenças infecciosas é caracterizado pela ocorrência de eventos sucessivos e ordenados, que se repetem ao longo do tempo. Esse conjunto de eventos constitui o ciclo da relação patógeno–hospedeiro, que é constituído dos seguintes processos básicos:
Alternativas
Q1103520 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As ferrugens são doenças assim denominadas em razão das lesões amareladas, de aspecto ferruginoso, que apresentam nos hospedeiros atacados. Em relação às ferrugens, é correto afirmar:
Alternativas
Q1103521 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quanto à epidemiologia de doenças de plantas, pode-se afirmar, EXCETO
Alternativas
Q1103522 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A água é um recurso natural limitado, bem de domínio público e dotado de valor econômico. A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas. Para garantir essa gestão múltipla das águas e que todos possam ter acesso a esse recurso, foi editada a Lei N° 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a política nacional de recursos hídricos, que tem como um dos instrumentos de gestão a outorga dos direitos de uso desses recursos. Assinale a alternativa que apresenta o item que está sujeito à outorga pelo Poder Público para uso de recursos hídricos.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A
6: B
7: C
8: C
9: C
10: B
11: B
12: C
13: C
14: D
15: B
16: A
17: A
18: B
19: C
20: B