Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Jesus do Amparo - MG 2018 para Médico - Ginecologista
Foram encontradas 16 questões
As infecções genitais podem ter origem na microbiota normal da vagina ou na colonização por microrganismos sexualmente transmitidos.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os agentes causadores de infecções genitais à sua origem.
COLUNA I
1. Microbiota normal vaginal
2. Microrganismo veiculado por contato sexual
COLUNA II
( ) Candida albicans
( ) Clamidia trachomatis
( ) Gardnerella vaginalis
( ) Trichomonas vaginalis
Assinale a sequência CORRETA.
A maioria das mulheres portadoras de mioma uterino é assintomática. No entanto, a doença pode ser detectada ao exame ginecológico e por exames complementares.
A esse respeito, é correto afirmar:
O conhecimento dos mecanismos adaptativos do organismo da mulher ao período gestacional é de importância fundamental no cuidado prestado à mulher grávida. Além de explicar muitos dos achados clínicos comuns na gestação, permite a distinção entre processos fisiológicos e patológicos.
A esse respeito, é considerado um achado anormal:
O fluxograma apresentado a seguir organiza de forma lógica e sequencial uma interpretação de propedêutica complementar aos achados clínicos de amenorreia e descarga papilar.
A alternativa a seguir que complementa corretamente o
fluxograma no quadro X é:
Analise o caso a seguir.
Em uma Unidade de Pronto Atendimento, uma jovem de 19 anos de idade procura o ginecologista de plantão com queixa de febre, acompanhada de dor pélvica e sinusiorragia. Os sintomas surgiram há dois dias. Faz uso de DIU de progesterona há um ano. Analise os resultados de exames clínicos e laboratoriais realizados neste cenário
Achados de exame:
• Temperatura axilar: 38,9 ºC.
• Toque bimanual: útero muito doloroso à mobilização.
• Exame especular: corrimento escasso e inespecífico.
• VHS: elevada.
• Beta-HCG: negativo.
A seguir, analise as afirmativas sobre a interpretação desses achados.
I. Os achados são incompatíveis com abortamento em evolução.
II. A ausência de corrimento volumoso afasta a possibilidade de endocervicite.
III. A história clínica e os achados apontam para doença inflamatória pélvica aguda.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Suponha que uma mulher de 56 anos de idade, em pós-menopausa, procure a unidade básica de saúde com o resultado do ultrassom ginecológico e da colpocitologia, apresentados a seguir.
Laudo de ultrassom obstétrico: útero em anteversoflexão, contornos regulares e com 103 cc de volume. Endométrio heterogêneo, com 18 mm de espessura. Ovários não visibilizados. Ausência de massas pélvica ou líquido livre na pelve.
Colpocitologia oncótica: amostra satisfatória. Epitélio escamoso típico e escasso, indicando atrofia e inflamação. Presença de células endometriais atípicas. Flora constituída por cocos.
Em relação à hipótese diagnóstica clínica, é correto afirmar que os achados:
O cuidado à saúde da mulher, exercido por médico, é regido por normas éticas específicas da especialidade, além dos princípios gerais do Código de Ética Médica. Tais princípios indicam a boa conduta no exercício profissional, amparada nos princípios da autonomia, beneficência, justiça e dignidade.
A esse respeito, é correto afirmar:
Apesar dos avanços tecnológicos em saúde, a redução da mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil ainda é um desafio. Espera-se que a vacina contra o vírus HPV traga relevante contribuição nas ações de prevenção desta doença.
Em relação às diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde brasileiro para tal vacinação, é correto afirmar:
Durante o acompanhamento de uma gestação complicada por distúrbio hipertensivo, uma sequência de medidas de altura uterina foi representada na figura a seguir, tirada da caderneta da gestante.
Assinale a alternativa que indica a interpretação correta
para essa evolução.
A anemia durante a gestação pode estar associada a um risco aumentado de baixo peso ao nascer, mortalidade perinatal e trabalho de parto prematuro. A abordagem adequada e oportuna, a partir dos valores da hematimetria, depende da interpretação apropriada dos exames de rotina solicitados no pré-natal.
A esse respeito, está correto afirmar:
Suponha que um médico obstetra precise tomar uma decisão importante a respeito do cuidado com a gravidez. Entretanto, ele está diante de valores de idade gestacional diferentes para uma mesma gestação, cada uma delas calculada neste momento por um referencial distinto:
I. 28 semanas e 0 dias: baseando-se na data da última menstruação.
II. 29 semanas e 4 dias: baseando-se em ultrassonografia realizada com 8 semanas e zero dias de gravidez.
III. 31 semanas e 3 dias: baseando-se em ultrassonografia realizada no dia de hoje.
Assinale a alternativa que indica a interpretação correta a respeito da idade gestacional atual.
As hemorragias da segunda metade da gravidez elevam o risco de mortalidade materna e perinatal, além de se associarem a outras complicações clínicas e obstétricas graves.
Numere a COLUNAII a partir da COLUNAI, relacionando as causas de hemorragia, ilustradas nas Figuras 1 e 2, com os fatores predisponentes ou relacionados com as complicações obstétricas específicas.
COLUNA II
( ) Acretismo placentário
( ) Cesariana prévia
( ) Distúrbio hipertensivo na gravidez
( ) Hipertonia uterina
Assinale a sequência CORRETA.
A gestação e o puerpério constituem momentos de grande vulnerabilidade para quadros psiquiátricos. Entre os quadros mentais mais frequentes, está a depressão pós-parto.
São fatores de risco antenatais evidentes por sua associação à depressão pós-parto, EXCETO:
O uso de medicamentos na gravidez é relativamente comum. No entanto, informações sobre os efeitos dos princípios ativos na saúde do feto são limitadas.
Fazem parte dos cuidados com a prescrição de drogas na gravidez, EXCETO:
Considere que uma mulher soropositiva para o vírus HIV compareça a uma unidade básica de saúde com desejo manifesto de abortamento, preocupada com a transmissão materno-fetal.
Analisando as melhores práticas no cuidado à gestante portadora do vírus HIV, os Direitos Sexuais e Reprodutivos e a legislação brasileira sobre abortamento legal, a recomendação adequada será: