Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Deodoro - AL 2023 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 40 questões

Q2171378 Português
    Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2016 era de 51.715 habitantes de acordo com o IBGE. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió.
    Foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, foi doado a Diogo de Melo Castro com os seguintes limites: Cinco léguas do litoral da Pajuçara ao porto do Francês; Sete léguas de frente a fundos para o sertão e mais quatro léguas da boca do rio Paraíba. Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817 a mesma passou a ser a Capital da província das Alagoas. Em 08 de março de 1823 foi elevada a cidade. O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Disponível em: <https://www.marechaldeodoro.al.gov.br/a-cidade/historia/>. Acesso em: 21 mar. 2023.

Em relação às regras formais do uso do acento indicativo de crase, dadas as afirmativas,
I. No trecho: “Sete léguas de frente a fundos para o sertão e mais quatro léguas da boca do rio Paraíba”, há uma infração quanto à ausência do sinal de crase em “a", já que o enunciado apresenta uma locução adverbial feminina. II. Na frase: “Em 08 de março de 1823 foi elevada a cidade" ocorrência do sinal indicativo de crase no “a” é obrigatória. III. Em: “foi doado a Diogo de Melo Castro com os seguintes limites”, não ocorre crase, porque o “a” está diante de uma palavra masculina.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2171379 Português
Sem querer, vi-me de relance num espelho. Meu rosto desfigurado me pareceu extremamente repulsivo: pálido, cruel, vil, com os cabelos em desordem. Não importa, pois estou feliz com isso. Concluí, que parecer a ela repulsivo me deixa de fato satisfeito, mas eu gosto disso.
DOSTOIEVISKI, Fiodor. Notas do subsolo. São Paulo: L&PM, 2011, p.102.

Considerando as regras de uso da vírgula, assinale a alternativa que apresenta um desvio da norma culta.  
Alternativas
Q2171380 Português
Amor é entre os deuses o mais antigo. E sendo o mais antigo é para nós a causa dos maiores bens. [...]. Aquilo que, com efeito, deve dirigir toda a vida dos homens, dos que estão prontos a vivê-la nobremente, eis o que nem a estirpe pode incutir tão bem, nem as honras nem as riquezas, nem nada mais, como o amor. A que então que me refiro? À vergonha do que é feio e ao apreço do que é belo. Não é com efeito possível, sem isso, nem cidade nem indivíduo produzir grandes e belas obras.
PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Victor Civita, 1972.
Na frase: “Aquilo que, com efeito, deve dirigir toda a vida dos homens”, o termo “aquilo” refere-se
Alternativas
Q2171381 Português
Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever Mas o correio andou arisco Se me permite, vou tentar lhe remeter Notícias frescas nesse disco Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll Uns dias chove, noutros dias bate o sol Mas o que eu quero lhe dizer que a coisa aqui tá preta
[...]
Holanda, Chico Buarque. Meus caros amigos. Phonogram, 1998.
Em relação aos aspectos gramaticais da estrofe, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2171382 Português
Contranarciso
em mim  eu vejo o outro  e outro  e outro  enfim dezenas  trens passando  vagões cheios de gente  centenas 
o outro  que há em mim  é você  você  e você 
assim como  eu estou em você  eu estou nele  em nós  e só quando  estamos em nós  estamos em paz  mesmo que estejamos a sós 
Disponível em: <https://guatafoz.com.br/contranarciso-poema-de-paulo-leminski/>. Acesso em: 14 mar. 2023.
Nos versos de Paulo Leminski, o “eu” poético sugere
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: E