Questões de Concurso Público FURB - SC 2022 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954271 Fisioterapia
Em pacientes com doenças respiratórias e cardíacas crônicas ou agudas, é comum a queixa de dispnéia, cansaço e intolerância ao exercício, sintomas que podem ser relatados aos pequenos, médios ou grandes esforços pelo paciente. A avaliação funcional é de suma importância antes de iniciar o programa de reabilitação cardiopulmonar, pois ela traz informações que podem ser utilizadas para diagnosticar o déficit de funcionalidade, avaliar o resultado da intervenção, predizer mortalidade e serve como base para prescrição do exercício. Neste contexto, o Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6min) é um instrumento amplamente utilizado na comunidade científica e no ambiente clínico, de baixo custo e de fácil execução. Sobre a aplicabilidade e interpretação do TC6min, analise as afirmações a seguir:

I-É permitido que o paciente pare durante o teste, caso apresente sintomas de falta de ar, cansaço ou dor nas pernas, e o cronômetro deve ser interrompido a cada vez que o paciente parar no teste, até finalizar os 6 minutos.
II-Sexo, altura e peso são fatores que interferem na distância percorrida pelo paciente durante o teste e essas variáveis estão presentes nas fórmulas para valores normativos.
III-Dor no peito (angina), dispnéia desproporcional ao esforço, cãibras nas pernas, palidez e sudorese fria são critérios para interrupção do teste.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954273 Fisioterapia
Analise o caso clínico a seguir:

Paciente com diagnóstico clínico de infecção por COVID-19 é encaminhado à Reabilitação Cardiopulmonar. Na avaliação inicial, o fisioterapeuta fez os seguintes testes:

(1)Teste de Levantar e Sentar de 1 minuto (TLS1m), onde o paciente atingiu 43% do seu valor predito, com SpO2 inicial de 96% e SpO2 final de 94%.
(2)Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m), no qual o paciente atingiu 62% da sua distância predita, com SpO2 inicial de 96% e SpO2 final de 89%.
(3)Força de preensão palmar (FPP), através da Dinamometria, no qual a força de sua mão dominante atingiu 52% do valor predito e na mão não dominante, 35% do valor predito.
(4)Força muscular respiratória, através da manovacuometria, onde PIMáx atingiu 48% do valor predito e PEMáx, 55% do valor predito.

Com relação ao diagnóstico físico-funcional, o Fisioterapeuta fez a seguinte interpretação:
I-O TSL1m avalia principalmente força muscular de membros inferiores, sendo o diagnóstico fisioterapêutico interpretado como fraqueza muscular de membros inferiores.
II-O TC6min avalia a tolerância ao esforço e o Fisioterapeuta diagnosticou o resultado do teste como intolerância ao esforço e dessaturação ao esforço.
III-A dinamometria de preensão palmar avalia a força muscular periférica ou global. O Fisioterapeuta diagnosticou como fraqueza de musculatura periférica moderada.
IV-Manovacuometria avalia força muscular respiratória. O Fisioterapeuta diagnosticou como força muscular respiratória normal.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954277 Fisioterapia
Durante os exercícios realizados na reabilitação cardiopulmonar, alguns pacientes, principalmente os com maior acometimento pulmonar, podem apresentar dessaturação ao esforço, representado por uma queda na Saturação Periférica de Oxigênio (SpO2) ≤ 90%. Essa hipoxemia pode ser transitória, retornando ao seu valor basal quando o exercício é interrompido. Sobre os mecanismos envolvidos na hipoxemia durante o esforço, analise as afirmações a seguir:

I-Uma queda na SpO2 ≥ 4% é considerada uma dessaturação ao esforço e é utilizada para avaliar a necessidade de utilização de oxigênio em pacientes com maior acometimento pulmonar.

II-Limitação ventilatória, desproporção entre a oferta e o consumo de oxigênio pelos músculos e inflamação sistêmica são algumas das explicações fisiopatológicas para a dessaturação durante o esforço nesses pacientes.

III-O Teste de Caminhada de Seis Minutos, Shuttle Walk Test e Teste de Levantar e Sentar podem ser utilizados para identificar e diagnosticar dessaturação ao esforço.

IV-SpO2 ≤ de 85% é um critério que pode ser utilizado para interrupção do exercício.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954279 Fisioterapia
Embora a SARS-CoV-2 seja considerada um patógeno respiratório, consideráveis complicações neurológicas se manifestam durante o Covid-19 agudo e esses sintomas podem persistir meses após a infecção, o que se denomina atualmente de Covid longa. Os mecanismos fisiopatológicos não são totalmente esclarecidos, mas há evidências de disfunção imunológica, neuroinflamação inespecífica e desregulação autoimune antineural, que podem levar o indivíduo à perda da capacidade funcional e transtornos psicológicos. Com base no texto, analise as afirmações a seguir:

I-Sintomas neurológicos e psiquiátricos, como dificuldade com a memória, concentração e capacidade de realizar tarefas cotidianas, dores de cabeça frequente e fadiga são queixas comuns em pacientes com infecção pelo Covid-19.
II-Como o patógeno agressor é de origem respiratória, não há relação das manifestações neurológicas e psiquiátricas com o Covid-19.
III-Pessoas vulneráveis, como as com idade avançada e doença cardíaca, são mais propensas a eventos cerebrovasculares, como trombose, acidente vascular cerebral e infarto, o que sugere uma inflamação endotelial e distúrbios de coagulação nesses pacientes.
IV-É possível que a neuroinflamação e a lesão neuronal encontrada no COVID-19 possa desencadear ou acelerar desenvolvimento futuro de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: X
2: C
3: B
4: D