Questões de Concurso Público FURB - SC 2022 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954273 Fisioterapia
Analise o caso clínico a seguir:

Paciente com diagnóstico clínico de infecção por COVID-19 é encaminhado à Reabilitação Cardiopulmonar. Na avaliação inicial, o fisioterapeuta fez os seguintes testes:

(1)Teste de Levantar e Sentar de 1 minuto (TLS1m), onde o paciente atingiu 43% do seu valor predito, com SpO2 inicial de 96% e SpO2 final de 94%.
(2)Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m), no qual o paciente atingiu 62% da sua distância predita, com SpO2 inicial de 96% e SpO2 final de 89%.
(3)Força de preensão palmar (FPP), através da Dinamometria, no qual a força de sua mão dominante atingiu 52% do valor predito e na mão não dominante, 35% do valor predito.
(4)Força muscular respiratória, através da manovacuometria, onde PIMáx atingiu 48% do valor predito e PEMáx, 55% do valor predito.

Com relação ao diagnóstico físico-funcional, o Fisioterapeuta fez a seguinte interpretação:
I-O TSL1m avalia principalmente força muscular de membros inferiores, sendo o diagnóstico fisioterapêutico interpretado como fraqueza muscular de membros inferiores.
II-O TC6min avalia a tolerância ao esforço e o Fisioterapeuta diagnosticou o resultado do teste como intolerância ao esforço e dessaturação ao esforço.
III-A dinamometria de preensão palmar avalia a força muscular periférica ou global. O Fisioterapeuta diagnosticou como fraqueza de musculatura periférica moderada.
IV-Manovacuometria avalia força muscular respiratória. O Fisioterapeuta diagnosticou como força muscular respiratória normal.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954274 Fisioterapia
A força muscular é uma avaliação de rotina na prática clínica do Fisioterapeuta que trabalha em diversas áreas, como neurológica, ortopédica, respiratória, desportiva, entre outras. Os movimentos são classificados de acordo com a Escala de Oxford, na qual o grau de força muscular pode estar entre 0 (nenhum movimento ou contração muscular) e 5 (movimento completo contra a resistência do avaliador). Existem seis grupos musculares, bem descritos na literatura, que são correlacionados com as atividades de vida diária simples, como caminhar, sentar, pegar objetos etc. Sobre a avaliação desses grupos musculares específicos, analise as afirmações a seguir:

I-Extensão de punho, flexão de cotovelo, abdução de ombro, flexão de quadril, extensão de joelhos e dorsiflexão de tornozelo são os seis grupos musculares que fazem parte da Escala MRC (Medical Research Council).
II-A pontuação máxima são 60 pontos, indicando força muscular normal, 30 para os três grupos musculares avaliados em MMSS e 30 para os três grupos musculares avaliados em MMII.
III-Pacientes com pontuação 24 são capazes de sentar beira-leito com independência.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954275 Fisioterapia
A força muscular pode ser definida como a capacidade de exercer força sob um conjunto particular de condições biomecânicas. Essa característica é de grande importância, pois impacta na eficácia da realização de muitas tarefas, tanto no esporte quanto na vida diária. Sobre o Treinamento Resistido (TR), analise as afirmações e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas:

(__)O treinamento de resistência (TR) pode aumentar significativamente a força muscular, pelo princípio de "Adaptações Específicas às Demandas Impostas".
(__)Volume de treinamento, intensidade, intervalo de descanso, duração, seleção de exercícios, treinamento até a falha muscular, ordem de exercício, velocidade de repetição e frequência de treinamento podem ser utilizados para maximizar as adaptações musculares.
(__)A frequência do TR se refere ao número de sessões de treinamento realizadas por grupo muscular em um determinado período, sendo semanal a comumente utilizada.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954278 Fisioterapia
A claudicação intermitente (CI) é um dos principais sintomas da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), que é reconhecida como um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Tanto a DAOP sintomática quanto a assintomática estão relacionadas ao aumento da morbidade, da mortalidade e à piora na qualidade de vida. Isso posto, com relação à claudicação encontrada em pacientes com DAOP, é CORRETO afirmar que:

I-Afeta os membros inferiores e se manifesta por dor na panturrilha, podendo piorar com o exercício e melhorar com o repouso.
II-Nos casos mais graves da DAOP, a dor aparece no repouso e afeta diretamente a mobilidade.
III-Um teste simples para avaliar DAOP é o índice tornozelo-braquial (ITB).
IV-A capacidade funcional destes indivíduos está reduzida e o Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) pode ser utilizado para avaliar tolerância ao exercício, sendo que esses pacientes costumam percorrer distâncias maiores que o seu predito.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Fisioterapeuta |
Q1954279 Fisioterapia
Embora a SARS-CoV-2 seja considerada um patógeno respiratório, consideráveis complicações neurológicas se manifestam durante o Covid-19 agudo e esses sintomas podem persistir meses após a infecção, o que se denomina atualmente de Covid longa. Os mecanismos fisiopatológicos não são totalmente esclarecidos, mas há evidências de disfunção imunológica, neuroinflamação inespecífica e desregulação autoimune antineural, que podem levar o indivíduo à perda da capacidade funcional e transtornos psicológicos. Com base no texto, analise as afirmações a seguir:

I-Sintomas neurológicos e psiquiátricos, como dificuldade com a memória, concentração e capacidade de realizar tarefas cotidianas, dores de cabeça frequente e fadiga são queixas comuns em pacientes com infecção pelo Covid-19.
II-Como o patógeno agressor é de origem respiratória, não há relação das manifestações neurológicas e psiquiátricas com o Covid-19.
III-Pessoas vulneráveis, como as com idade avançada e doença cardíaca, são mais propensas a eventos cerebrovasculares, como trombose, acidente vascular cerebral e infarto, o que sugere uma inflamação endotelial e distúrbios de coagulação nesses pacientes.
IV-É possível que a neuroinflamação e a lesão neuronal encontrada no COVID-19 possa desencadear ou acelerar desenvolvimento futuro de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: D