Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2023 para Professor de História
Foram encontradas 20 questões
A expansão muçulmana durante os séculos VII e X iniciou na Península Arábica, após a morte do profeta Maomé. Os califas, seus sucessores, iniciaram as campanhas militares que levaram à conquista de várias regiões na África, Ásia e Europa.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre os principais fatores que contribuíram para a expansão muçulmana:
Parte da imprensa, setores governamentais e a opinião pública da época apontaram como causa do conflito a ignorância e o fanatismo da população cabocla, que seguia a orientação do monge José Maria (Welter, 2007). Depois da batalha de Taquaruçu, em fevereiro de 1914, o movimento chegou mesmo a ser denominado de banditismo, jaguncismo e fanatismo. No entanto, as razões da guerra foram mais amplas e complexas.
RADIN, J.C., and CORAZZA, G. Guerra do Contestado. In: Dicionário histórico-social do Oeste catarinense [online]. Chapecó: Editora UFFS, 2018, p. 81.
A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre a Guerra do Contestado, assinale a afirmativa correta:
O conflito israelo-palestino, que hoje se manifesta de forma veemente e toma atenção global, é um dos conflitos mais antigos e complexos do mundo. Estende-se por mais de 70 anos e envolve questões de território, identidade e religião. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir sobre o conflito:
I.Atualmente, o status político das Colinas de Golã é uma das questões mandatórias a serem negociadas entre Israel e os palestinos.
II.Em dezembro de 2017, o presidente americano Donald J. Trump fez uma mudança na política de longa data dos EUA, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel.
III.Os palestinos aspiram a um Estado com Jerusalém como capital, mas, como Israel controla a cidade atualmente, os líderes palestinos estabeleceram suas instituições governamentais em Hebron, tornando a cidade sua capital administrativa.
IV.Após a sua criação nos termos dos Acordos de Oslo, a Autoridade Palestiniana (AP) foi liderada por Mahmoud Abbas, que, durante décadas, encarnou a causa palestiniana. Há muito visto por Israel como um terrorista, Abbas tornou-se uma figura política e o principal parceiro de negociação dos israelitas. Após sua morte, outro oficial de longa data assumiu suas funções como chefe da AP e da Organização para a Libertação da Palestina, o controverso Yasser Arafat.
V.Após a Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido assumiu o controle da Palestina sob um mandato da Liga das Nações, que durou até a criação de Israel em 1948.
VI.A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel e Egito, Líbano e Iraque que ocorreu de 5 a 10 de junho de 1967. A guerra terminou com uma vitória israelense, que conquistou, entre outros territórios, a Península do Sinai, a Faixa de Gaza e as Colinas de Golã, além de Jerusalém.
VII.Outra disputa militar árabe-israelense, conhecida como Guerra do Yom Kippur, foi travada quando, em 1973, o Egito e a Síria tentam retomar a Península do Sinai e as Colinas de Golã ocupadas por Israel.
É correto o que se afirma em:
A ______________ marcou, de fato, uma ruptura no modo de produção capitalista e representou, ao mesmo tempo, a primeira pedra angular na qual iam ser construídas as condicionantes do contra discurso colonial [...]."
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Em 1826, o Imperador D. Pedro I realizou uma visita ao sul do Brasil e os detalhes desse acontecimento foram registrados pelo próprio imperador no manuscrito Itinerário de Jornada, que foi anexado à correspondência endereçada à Leopoldina. Anos mais tarde, em 1845, foi a vez de D. Pedro II visitar as províncias do sul, configurando-se como um dos acontecimentos de maior importância para regiões como a ilha de Desterro, capital da província de Santa Catarina. A respeito do contexto histórico e das motivações para a visita dos imperadores brasileiros ao sul da nação, analise as afirmações a seguir:
I.A visita dos imperadores do Brasil pouco alterou a rotina da população dos locais onde se estabeleceram, dado o curto período de permanência das autoridades.
II.O conflito entre Brasil e Argentina pelo domínio da região Cisplatina foi a razão para o deslocamento de D. Pedro I até a província de São Pedro, com o intuito de coordenar as tropas do exército brasileiro.
III.A viagem de D. Pedro II à região sul do Brasil foi motivada por questões políticas e pelo desejo de reforçar a autoridade imperial e a unidade nacional.
IV.As viagens dos imperadores reforçam o histórico de proximidade das províncias do sul do Brasil com o governo central, reafirmando o compromisso do governo com a unidade nacional.
É correto o que se afirma em: