Questões de Concurso Público FURB - SC 2024 para Técnico de Laboratório - Manejo de Animais

Foram encontradas 20 questões

Q3108986 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O que pode a música brasileira na cena mundial?

É imenso o interesse que a música brasileira desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais

Por Maria Marighella

Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons, fez história mais uma vez. Aos 88 anos, o alagoano de Olho d'Água se tornou o primeiro brasileiro a ser homenageado pelo "WOMEX Artist Award", honraria concedida por uma das maiores feiras globais de música, no último domingo, 27 de outubro, na Inglaterra. Hermeto aprendeu, em seu território, as notas da natureza agreste e do nascedouro das águas. Aquele que faz música até com a própria barba colocou na gira do mundo a força inventiva brasileira, gênese da insurgência do povo que somos.

É imenso o interesse que a música brasileira − a voz e a letra da nossa ofensiva sensível − desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais: 88% do financiamento para mobilidade internacional concentra-se na Europa e América do Norte, segundo estudo da plataforma "On the Move", em parceria com a "BOP Consulting" (2017).

É ainda mais inquietante que apenas 9% dos destinos de mobilidade estão no "Sul Global" e que apenas 18% dos candidatos aptos a participar de programas de financiamento estão nessa mesma região, o que reflete também as barreiras para a mobilidade Sul-Sul, que, em grande medida, depende desses mesmos fundos internacionais e cooperação multilateral.

Os números, por óbvio, refletem um projeto político de manutenção de relações hegemônicas que se perpetuam, sobretudo, no campo do simbólico. Como, então, reescrever esse trânsito global? O que pode emergir quando outras geografias para as artes são desenhadas? Essas são questões que a arte brasileira, em sua insurgência, nos desafia a encarar.

Com a retomada das relações do Brasil com o mundo, as artes brasileiras retornam à cena global, como ativos da democracia e da diplomacia, espaço de diálogo, identidade e soberania. Programas de cooperação entre países da Ibero-América e África são indicativos de parcerias entre agentes e expansão de mercados Sul-Sul. As artes e artistas são parte fundamental da relação entre países e sociedades, não meros agentes que chegam depois. A mobilidade artística é, portanto, central no processo de construção de um ambiente de cooperação e respeito, que possibilite a aproximação e afetação entre geografias culturais.

Assim como o grande Hermeto, artistas e agentes das artes têm construído uma agenda internacional que reafirma nossas múltiplas narrativas. Uma ofensiva que formula sínteses e constrói, no sensível e no simbólico, a reparação urgente. Esses movimentos nos desafiam a imaginar como novos trânsitos artísticos podem articular pactuações comprometidas com o reconhecimento de culturas e povos subalternizados, com o combate ao racismo e às desigualdades.

Foi a música brasileira que deu a letra e plantou a floresta e o debate climático global no centro da atenção dos agentes presentes na Womex 2024, com o Circuito Amazônico de Festivais, iniciativa que reúne oito iniciativas da Amazônia Legal brasileira. Em um momento em que a crise climática ocupa um lugar decisivo na agenda política internacional, iniciativas como este circuito, elo fundamental da rede das artes, nos convidam a refletir sobre uma ética do existir no mundo, um debate em que a música e a imaginação têm assento.

Fortalecer esses movimentos e desenhar outros circuitos de difusão será fundamental no enfrentamento dos desequilíbrios que os números apresentam. Para que a internacionalização da música brasileira seja continuada e perene, abrindo espaço para novas experiências musicais, são essenciais a criação de diretrizes que orientarão esse campo e a articulação entre instituições que ofereçam mecanismos e deem densidade a esses movimentos, trazendo retornos ao Brasil, aos fazedores de cultura e, sobretudo, às cidadãs e cidadãos brasileiros, que encontram nas artes a expressão de sua identidade. Reconhecer a importância da mobilidade artística é o primeiro passo para a construção de políticas que fortaleçam esse elo fundamental com o mundo, um sistema de diretrizes e garantias, direitos e liberdades que impulsione o encontro e permita ao mundo conhecer aquilo que só tem no Brasil.


(Disponível em: https://midianinja.org/opiniao/o-que-pode-a-musica-brasileira-na-cenamundial/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)
Leia o excerto que segue:

"Os números, por óbvio, refletem um projeto político de manutenção de relações hegemônicas que se perpetuam, sobretudo, no campo do simbólico. Como, então, reescrever esse trânsito global? O que pode emergir quando outras geografias para as artes são desenhadas? Essas são questões que a arte brasileira, em sua insurgência, nos desafia a encarar."

A partir do excerto e da leitura do texto como um todo, analise as proposições que seguem. Quando a autora do texto problematiza o trânsito global das artes, ela:

I.Critica a existência de um projeto político que mantém as relações hegemônicas de poder nas mãos, especialmente, dos países do norte Global.
II.Sugere que a existência de programas de cooperação entre países da Ibero-América e África indicam a expansão de mercados Sul-Sul, tendo nas artes e nos artistas elementos fundamentais desse processo.
III.Esclarece que, nesse caminho de construir um trânsito global das artes, artistas e agentes têm construído uma agenda internacional que reafirma nossas múltiplas narrativas, portanto, vão na contramão da hegemonia mantida pelo Norte Global.
IV.Propõe ações que podem viabilizar esse processo de mobilidade cultural no mundo, como fortalecer os movimentos já existentes e desenhar outros circuitos de difusão para o enfrentamento dos desequilíbrios que se mantêm nas históricas dinâmicas globais.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3108987 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O que pode a música brasileira na cena mundial?

É imenso o interesse que a música brasileira desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais

Por Maria Marighella

Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons, fez história mais uma vez. Aos 88 anos, o alagoano de Olho d'Água se tornou o primeiro brasileiro a ser homenageado pelo "WOMEX Artist Award", honraria concedida por uma das maiores feiras globais de música, no último domingo, 27 de outubro, na Inglaterra. Hermeto aprendeu, em seu território, as notas da natureza agreste e do nascedouro das águas. Aquele que faz música até com a própria barba colocou na gira do mundo a força inventiva brasileira, gênese da insurgência do povo que somos.

É imenso o interesse que a música brasileira − a voz e a letra da nossa ofensiva sensível − desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais: 88% do financiamento para mobilidade internacional concentra-se na Europa e América do Norte, segundo estudo da plataforma "On the Move", em parceria com a "BOP Consulting" (2017).

É ainda mais inquietante que apenas 9% dos destinos de mobilidade estão no "Sul Global" e que apenas 18% dos candidatos aptos a participar de programas de financiamento estão nessa mesma região, o que reflete também as barreiras para a mobilidade Sul-Sul, que, em grande medida, depende desses mesmos fundos internacionais e cooperação multilateral.

Os números, por óbvio, refletem um projeto político de manutenção de relações hegemônicas que se perpetuam, sobretudo, no campo do simbólico. Como, então, reescrever esse trânsito global? O que pode emergir quando outras geografias para as artes são desenhadas? Essas são questões que a arte brasileira, em sua insurgência, nos desafia a encarar.

Com a retomada das relações do Brasil com o mundo, as artes brasileiras retornam à cena global, como ativos da democracia e da diplomacia, espaço de diálogo, identidade e soberania. Programas de cooperação entre países da Ibero-América e África são indicativos de parcerias entre agentes e expansão de mercados Sul-Sul. As artes e artistas são parte fundamental da relação entre países e sociedades, não meros agentes que chegam depois. A mobilidade artística é, portanto, central no processo de construção de um ambiente de cooperação e respeito, que possibilite a aproximação e afetação entre geografias culturais.

Assim como o grande Hermeto, artistas e agentes das artes têm construído uma agenda internacional que reafirma nossas múltiplas narrativas. Uma ofensiva que formula sínteses e constrói, no sensível e no simbólico, a reparação urgente. Esses movimentos nos desafiam a imaginar como novos trânsitos artísticos podem articular pactuações comprometidas com o reconhecimento de culturas e povos subalternizados, com o combate ao racismo e às desigualdades.

Foi a música brasileira que deu a letra e plantou a floresta e o debate climático global no centro da atenção dos agentes presentes na Womex 2024, com o Circuito Amazônico de Festivais, iniciativa que reúne oito iniciativas da Amazônia Legal brasileira. Em um momento em que a crise climática ocupa um lugar decisivo na agenda política internacional, iniciativas como este circuito, elo fundamental da rede das artes, nos convidam a refletir sobre uma ética do existir no mundo, um debate em que a música e a imaginação têm assento.

Fortalecer esses movimentos e desenhar outros circuitos de difusão será fundamental no enfrentamento dos desequilíbrios que os números apresentam. Para que a internacionalização da música brasileira seja continuada e perene, abrindo espaço para novas experiências musicais, são essenciais a criação de diretrizes que orientarão esse campo e a articulação entre instituições que ofereçam mecanismos e deem densidade a esses movimentos, trazendo retornos ao Brasil, aos fazedores de cultura e, sobretudo, às cidadãs e cidadãos brasileiros, que encontram nas artes a expressão de sua identidade. Reconhecer a importância da mobilidade artística é o primeiro passo para a construção de políticas que fortaleçam esse elo fundamental com o mundo, um sistema de diretrizes e garantias, direitos e liberdades que impulsione o encontro e permita ao mundo conhecer aquilo que só tem no Brasil.


(Disponível em: https://midianinja.org/opiniao/o-que-pode-a-musica-brasileira-na-cenamundial/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)
Tendo como referência a leitura do texto em sua integralidade, analise as proposições que seguem e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Em "Aos 88 anos, o alagoano de Olho d'Água se tornou o primeiro brasileiro a ser homenageado pelo "WOMEX Artist Award" [...]", o pronome reflexivo no verbo destacado estaria corretamente usado, de acordo com as normas gramaticais, se estivesse posposto ao verbo. Contudo, o uso feito pela autora não compromete a coesão e a coerência textuais.
(__)Em "Em um momento em que a crise climática ocupa um lugar decisivo na agenda política internacional, iniciativas como este circuito, elo fundamental da rede das artes, nos convidam a refletir sobre uma ética do existir no mundo, um debate em que a música e a imaginação têm assento", o pronome demonstrativo "este" faz referência a "Circuito Amazônico de Festivais", conferindo ao texto clareza e coesão textual.
(__) Em "Reconhecer a importância da mobilidade artística é o primeiro passo para a construção de políticas que fortaleçam esse elo fundamental com o mundo, um sistema de diretrizes e garantias, direitos e liberdades que impulsione o encontro e permita ao mundo conhecer aquilo que só tem no Brasil", o verbo impulsionar deveria estar no plural, posto que ele tem como sujeito "direitos e liberdades". Logo, tem-se um desvio de concordância verbal e comprometimento da coesão textual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3108988 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O que pode a música brasileira na cena mundial?

É imenso o interesse que a música brasileira desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais

Por Maria Marighella

Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons, fez história mais uma vez. Aos 88 anos, o alagoano de Olho d'Água se tornou o primeiro brasileiro a ser homenageado pelo "WOMEX Artist Award", honraria concedida por uma das maiores feiras globais de música, no último domingo, 27 de outubro, na Inglaterra. Hermeto aprendeu, em seu território, as notas da natureza agreste e do nascedouro das águas. Aquele que faz música até com a própria barba colocou na gira do mundo a força inventiva brasileira, gênese da insurgência do povo que somos.

É imenso o interesse que a música brasileira − a voz e a letra da nossa ofensiva sensível − desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais: 88% do financiamento para mobilidade internacional concentra-se na Europa e América do Norte, segundo estudo da plataforma "On the Move", em parceria com a "BOP Consulting" (2017).

É ainda mais inquietante que apenas 9% dos destinos de mobilidade estão no "Sul Global" e que apenas 18% dos candidatos aptos a participar de programas de financiamento estão nessa mesma região, o que reflete também as barreiras para a mobilidade Sul-Sul, que, em grande medida, depende desses mesmos fundos internacionais e cooperação multilateral.

Os números, por óbvio, refletem um projeto político de manutenção de relações hegemônicas que se perpetuam, sobretudo, no campo do simbólico. Como, então, reescrever esse trânsito global? O que pode emergir quando outras geografias para as artes são desenhadas? Essas são questões que a arte brasileira, em sua insurgência, nos desafia a encarar.

Com a retomada das relações do Brasil com o mundo, as artes brasileiras retornam à cena global, como ativos da democracia e da diplomacia, espaço de diálogo, identidade e soberania. Programas de cooperação entre países da Ibero-América e África são indicativos de parcerias entre agentes e expansão de mercados Sul-Sul. As artes e artistas são parte fundamental da relação entre países e sociedades, não meros agentes que chegam depois. A mobilidade artística é, portanto, central no processo de construção de um ambiente de cooperação e respeito, que possibilite a aproximação e afetação entre geografias culturais.

Assim como o grande Hermeto, artistas e agentes das artes têm construído uma agenda internacional que reafirma nossas múltiplas narrativas. Uma ofensiva que formula sínteses e constrói, no sensível e no simbólico, a reparação urgente. Esses movimentos nos desafiam a imaginar como novos trânsitos artísticos podem articular pactuações comprometidas com o reconhecimento de culturas e povos subalternizados, com o combate ao racismo e às desigualdades.

Foi a música brasileira que deu a letra e plantou a floresta e o debate climático global no centro da atenção dos agentes presentes na Womex 2024, com o Circuito Amazônico de Festivais, iniciativa que reúne oito iniciativas da Amazônia Legal brasileira. Em um momento em que a crise climática ocupa um lugar decisivo na agenda política internacional, iniciativas como este circuito, elo fundamental da rede das artes, nos convidam a refletir sobre uma ética do existir no mundo, um debate em que a música e a imaginação têm assento.

Fortalecer esses movimentos e desenhar outros circuitos de difusão será fundamental no enfrentamento dos desequilíbrios que os números apresentam. Para que a internacionalização da música brasileira seja continuada e perene, abrindo espaço para novas experiências musicais, são essenciais a criação de diretrizes que orientarão esse campo e a articulação entre instituições que ofereçam mecanismos e deem densidade a esses movimentos, trazendo retornos ao Brasil, aos fazedores de cultura e, sobretudo, às cidadãs e cidadãos brasileiros, que encontram nas artes a expressão de sua identidade. Reconhecer a importância da mobilidade artística é o primeiro passo para a construção de políticas que fortaleçam esse elo fundamental com o mundo, um sistema de diretrizes e garantias, direitos e liberdades que impulsione o encontro e permita ao mundo conhecer aquilo que só tem no Brasil.


(Disponível em: https://midianinja.org/opiniao/o-que-pode-a-musica-brasileira-na-cenamundial/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)
A partir da leitura do texto como um todo, analise as proposições que seguem:

I.A música brasileira é uma força pulsante no mundo, mas enfrenta desafios históricos de mobilidade internacional, fruto das relações hegemônicas de poder que se mantêm, inclusive no campo do simbólico, exercidas pelo Norte Global sobre o Sul Global.
II.As relações do Brasil com outras nações estiveram estagnadas e foram retomadas, possibilitando, inclusive, o retorno das artes brasileiras à cena global, colocando-se como producente da democracia e da diplomacia, como espaço de diálogo, identidade e soberania.
III.Hermeto Pascoal é um ícone da música brasileira, tendo feito história ao longo de sua carreira e, aos 88 anos, tornou-se o primeiro brasileiro homenageado em uma das maiores feiras mundiais de música, recebendo uma honraria por seu feito na música.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3108989 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O que pode a música brasileira na cena mundial?

É imenso o interesse que a música brasileira desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais

Por Maria Marighella

Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons, fez história mais uma vez. Aos 88 anos, o alagoano de Olho d'Água se tornou o primeiro brasileiro a ser homenageado pelo "WOMEX Artist Award", honraria concedida por uma das maiores feiras globais de música, no último domingo, 27 de outubro, na Inglaterra. Hermeto aprendeu, em seu território, as notas da natureza agreste e do nascedouro das águas. Aquele que faz música até com a própria barba colocou na gira do mundo a força inventiva brasileira, gênese da insurgência do povo que somos.

É imenso o interesse que a música brasileira − a voz e a letra da nossa ofensiva sensível − desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais: 88% do financiamento para mobilidade internacional concentra-se na Europa e América do Norte, segundo estudo da plataforma "On the Move", em parceria com a "BOP Consulting" (2017).

É ainda mais inquietante que apenas 9% dos destinos de mobilidade estão no "Sul Global" e que apenas 18% dos candidatos aptos a participar de programas de financiamento estão nessa mesma região, o que reflete também as barreiras para a mobilidade Sul-Sul, que, em grande medida, depende desses mesmos fundos internacionais e cooperação multilateral.

Os números, por óbvio, refletem um projeto político de manutenção de relações hegemônicas que se perpetuam, sobretudo, no campo do simbólico. Como, então, reescrever esse trânsito global? O que pode emergir quando outras geografias para as artes são desenhadas? Essas são questões que a arte brasileira, em sua insurgência, nos desafia a encarar.

Com a retomada das relações do Brasil com o mundo, as artes brasileiras retornam à cena global, como ativos da democracia e da diplomacia, espaço de diálogo, identidade e soberania. Programas de cooperação entre países da Ibero-América e África são indicativos de parcerias entre agentes e expansão de mercados Sul-Sul. As artes e artistas são parte fundamental da relação entre países e sociedades, não meros agentes que chegam depois. A mobilidade artística é, portanto, central no processo de construção de um ambiente de cooperação e respeito, que possibilite a aproximação e afetação entre geografias culturais.

Assim como o grande Hermeto, artistas e agentes das artes têm construído uma agenda internacional que reafirma nossas múltiplas narrativas. Uma ofensiva que formula sínteses e constrói, no sensível e no simbólico, a reparação urgente. Esses movimentos nos desafiam a imaginar como novos trânsitos artísticos podem articular pactuações comprometidas com o reconhecimento de culturas e povos subalternizados, com o combate ao racismo e às desigualdades.

Foi a música brasileira que deu a letra e plantou a floresta e o debate climático global no centro da atenção dos agentes presentes na Womex 2024, com o Circuito Amazônico de Festivais, iniciativa que reúne oito iniciativas da Amazônia Legal brasileira. Em um momento em que a crise climática ocupa um lugar decisivo na agenda política internacional, iniciativas como este circuito, elo fundamental da rede das artes, nos convidam a refletir sobre uma ética do existir no mundo, um debate em que a música e a imaginação têm assento.

Fortalecer esses movimentos e desenhar outros circuitos de difusão será fundamental no enfrentamento dos desequilíbrios que os números apresentam. Para que a internacionalização da música brasileira seja continuada e perene, abrindo espaço para novas experiências musicais, são essenciais a criação de diretrizes que orientarão esse campo e a articulação entre instituições que ofereçam mecanismos e deem densidade a esses movimentos, trazendo retornos ao Brasil, aos fazedores de cultura e, sobretudo, às cidadãs e cidadãos brasileiros, que encontram nas artes a expressão de sua identidade. Reconhecer a importância da mobilidade artística é o primeiro passo para a construção de políticas que fortaleçam esse elo fundamental com o mundo, um sistema de diretrizes e garantias, direitos e liberdades que impulsione o encontro e permita ao mundo conhecer aquilo que só tem no Brasil.


(Disponível em: https://midianinja.org/opiniao/o-que-pode-a-musica-brasileira-na-cenamundial/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)
Leia o excerto que segue:

"As artes e artistas são parte fundamental da relação entre países e sociedades, não meros agentes que chegam depois. A mobilidade artística é, portanto, central no processo de construção de um ambiente de cooperação e respeito, que possibilite a aproximação e afetação entre geografias culturais".

A partir da leitura do excerto e do texto como um todo, assinale a alternativa que apresente a explicação correta do que a autora considera como "geografias culturais": 
Alternativas
Q3108990 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O que pode a música brasileira na cena mundial?

É imenso o interesse que a música brasileira desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais

Por Maria Marighella

Hermeto Pascoal, o bruxo dos sons, fez história mais uma vez. Aos 88 anos, o alagoano de Olho d'Água se tornou o primeiro brasileiro a ser homenageado pelo "WOMEX Artist Award", honraria concedida por uma das maiores feiras globais de música, no último domingo, 27 de outubro, na Inglaterra. Hermeto aprendeu, em seu território, as notas da natureza agreste e do nascedouro das águas. Aquele que faz música até com a própria barba colocou na gira do mundo a força inventiva brasileira, gênese da insurgência do povo que somos.

É imenso o interesse que a música brasileira − a voz e a letra da nossa ofensiva sensível − desperta mundo afora. Essa força pulsante, no entanto, enfrenta o desafio das históricas dinâmicas globais: 88% do financiamento para mobilidade internacional concentra-se na Europa e América do Norte, segundo estudo da plataforma "On the Move", em parceria com a "BOP Consulting" (2017).

É ainda mais inquietante que apenas 9% dos destinos de mobilidade estão no "Sul Global" e que apenas 18% dos candidatos aptos a participar de programas de financiamento estão nessa mesma região, o que reflete também as barreiras para a mobilidade Sul-Sul, que, em grande medida, depende desses mesmos fundos internacionais e cooperação multilateral.

Os números, por óbvio, refletem um projeto político de manutenção de relações hegemônicas que se perpetuam, sobretudo, no campo do simbólico. Como, então, reescrever esse trânsito global? O que pode emergir quando outras geografias para as artes são desenhadas? Essas são questões que a arte brasileira, em sua insurgência, nos desafia a encarar.

Com a retomada das relações do Brasil com o mundo, as artes brasileiras retornam à cena global, como ativos da democracia e da diplomacia, espaço de diálogo, identidade e soberania. Programas de cooperação entre países da Ibero-América e África são indicativos de parcerias entre agentes e expansão de mercados Sul-Sul. As artes e artistas são parte fundamental da relação entre países e sociedades, não meros agentes que chegam depois. A mobilidade artística é, portanto, central no processo de construção de um ambiente de cooperação e respeito, que possibilite a aproximação e afetação entre geografias culturais.

Assim como o grande Hermeto, artistas e agentes das artes têm construído uma agenda internacional que reafirma nossas múltiplas narrativas. Uma ofensiva que formula sínteses e constrói, no sensível e no simbólico, a reparação urgente. Esses movimentos nos desafiam a imaginar como novos trânsitos artísticos podem articular pactuações comprometidas com o reconhecimento de culturas e povos subalternizados, com o combate ao racismo e às desigualdades.

Foi a música brasileira que deu a letra e plantou a floresta e o debate climático global no centro da atenção dos agentes presentes na Womex 2024, com o Circuito Amazônico de Festivais, iniciativa que reúne oito iniciativas da Amazônia Legal brasileira. Em um momento em que a crise climática ocupa um lugar decisivo na agenda política internacional, iniciativas como este circuito, elo fundamental da rede das artes, nos convidam a refletir sobre uma ética do existir no mundo, um debate em que a música e a imaginação têm assento.

Fortalecer esses movimentos e desenhar outros circuitos de difusão será fundamental no enfrentamento dos desequilíbrios que os números apresentam. Para que a internacionalização da música brasileira seja continuada e perene, abrindo espaço para novas experiências musicais, são essenciais a criação de diretrizes que orientarão esse campo e a articulação entre instituições que ofereçam mecanismos e deem densidade a esses movimentos, trazendo retornos ao Brasil, aos fazedores de cultura e, sobretudo, às cidadãs e cidadãos brasileiros, que encontram nas artes a expressão de sua identidade. Reconhecer a importância da mobilidade artística é o primeiro passo para a construção de políticas que fortaleçam esse elo fundamental com o mundo, um sistema de diretrizes e garantias, direitos e liberdades que impulsione o encontro e permita ao mundo conhecer aquilo que só tem no Brasil.


(Disponível em: https://midianinja.org/opiniao/o-que-pode-a-musica-brasileira-na-cenamundial/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)
Leia o excerto que segue:
"Hermeto aprendeu, em seu território, as notas da natureza agreste e do nascedouro das águas. Aquele que faz música até com a própria barba colocou na gira do mundo a força inventiva brasileira, gênese da insurgência do povo que somos."
Assinale a alternativa que substitui a palavra destacada sem prejuízo no sentido do texto: 
Alternativas
Q3108991 Veterinária
Os anseriformes constituem uma das ordens de aves mais conhecidas, incluindo nessa classificação marreco, pato, ganso e cisne. Sobre essa ordem, analise as afirmativas a seguir:

I.Vivem geralmente em ambientes próximos a corpos d´água rasos como rios, lagos, mares calmos e pântanos, dependendo da espécie e da sazonalidade.
II.Geralmente são aves bem resistentes e adaptam-se bem ao cativeiro.
III.Possuem hábitos alimentares variáveis entre as espécies, consumindo, na maioria dos casos, algas, plantas aquáticas, sementes e gramíneas, peixes e invertebrados.
IV.O dimorfismo sexual é sempre presente, independente da espécie, sendo que a fêmea apresenta cores mais vivas ou contrastantes.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3108992 Veterinária
Existem, na medicina veterinária, variadas formas de administração de medicamentos, como oral, intramuscular, inalatória, intravenosa, subcutânea, tópica e espinal. A via eletiva na aplicação da maioria dos medicamentos anestésicos, na qual deve-se cuidar da velocidade de aplicação, pois em algumas situações, quando injetado rapidamente, pode causar hipotensão grave, é a: 
Alternativas
Q3108993 Veterinária
As válvulas cardíacas localizam-se entre os átrios e os ventrículos e, por essa razão, são chamadas de válvulas atrioventriculares. A válvula do lado direito tem três cuspes e a do lado esquerdo tem duas cuspes, sendo identificadas respectivamente como: 
Alternativas
Q3108994 Veterinária
A contenção de aves requer cuidados, a fim de preservar a integridade física do animal e dos profissionais. Sobre essa temática, analise as proposições a seguir:

I.As aves, independente da espécie, não devem ser seguradas de cabeça para baixo.
II.Na contenção de passeriformes, deve-se tomar cuidado com a força a fim de não comprimir o tórax e, por conseguinte, impedir movimentos respiratórios da ave e morte por asfixia.
III.Papagaios devem ser pegos com panos ou luvas de couro.
IV.O local onde ocorrerá a contenção deve ser fechado, de fácil limpeza e higienização, bem iluminado e ventilado, com poucos objetivos e, caso tenha ventiladores, que estejam desligados para evitar que a ave se machuque.

É correto o que se propõe em: 
Alternativas
Q3108995 Veterinária
Sobre a contenção de serpentes, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3108996 Veterinária
Enriquecimento ambiental é um processo que possibilita, aos animais selvagens criados em cativeiros, apresentarem comportamentos considerados naturais, pois criam-se ambientes interativos. É objetivo do enriquecimento ambiental:

I.Prover bem-estar aos animais e maximizar a quantidade de comportamentos anormais.
II.Reduzir gradativamente ou eliminar comportamentos anormais.
III.Aumentar a capacidade exploratória no ambiente.
IV.Auxiliar na conservação de espécies ameaçadas ao melhorar o sucesso de reprodução e interação entre membros de grupos sociais.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3108997 Veterinária
Quanto à anatomia, para que a posição e a direção das partes do corpo do animal sejam precisamente indicadas, deve-se empregar corretamente termos de orientação. Considerando um quadrúpede na sua posição ereta normal, analise as proposições a seguir:

I.Ventral: superfície orientada em direção oposta ao plano de apoio (solo).
II.Cranial: lado do corpo mais próximo à cabeça.
III.Caudal: lado do corpo mais próximo à cauda.
IV.Proximal e distal: distâncias relativas das partes em relação ao eixo longo do corpo.

É correto o que se propõe em: 
Alternativas
Q3108998 Veterinária
A assepsia é um conjunto de medidas empregadas com a finalidade de impedir a penetração e o crescimento de microrganismos num ambiente ou estrutura, com ou sem o uso de substâncias antissépticas ou desinfetantes. De acordo com essa temática, analise as afirmativas a seguir:

I.A esterilização física, em especial pelo calor, destrói todas as formas de vida microbiana já existentes em um ambiente ou estrutura, exceto os esporos.
II.O calor é um método de antissepsia e desinfecção muito eficiente, em especial o calor úmido, que possui maior poder de penetração.
III.A luz ultravioleta possui atividade antimicrobiana e pode ser utilizada em salas cirúrgicas e de exame, pois tem ação bactericida.
IV.A fumigação utiliza certos gases em associação com outros agentes desinfetantes e também pode ser utilizada no controle de certos agentes microbianos.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3108999 Veterinária
A deontologia veterinária orienta o trabalho dos profissionais que atuam no manejo de animais, estabelecendo princípios éticos e normas de conduta. Assinale a alternativa que corretamente apresenta uma prática ética fundamental no trabalho técnico de manejo de animais em laboratório: 
Alternativas
Q3109000 Direito Ambiental
De acordo com a Lei n.º 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, caracteriza-se crime contra o meio ambiente: 
Alternativas
Q3109001 Veterinária
As serpentes são animais silvestres encontrados, especialmente, em regiões temperadas e tropicais, em razão de uma característica muito importante que afeta toda sua fisiologia que é a ectotermia. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta dessa característica: 
Alternativas
Q3109002 Veterinária
A contenção mecânica dos animais objetiva principalmente restringir a atividade física do animal para realizar a avaliação de um paciente ou executar procedimentos. Assinale a alternativa correta a respeito da contenção mecânica de animais domésticos: 
Alternativas
Q3109003 Veterinária
A classe Amphibia reúne três ordens: Anura, Gymnophiona e Caudata. Dentre elas, os mais estudados no Brasil são os Anuros, sendo o grupo mais diversificado de anfíbios. São exemplos de Anuros: 
Alternativas
Q3109004 Ética na Administração Pública
Durante uma aula sobre ética e cidadania na ETEVI, a professora abordou o impacto das redes sociais nas relações interpessoais, destacando como o comportamento online influencia a convivência social e o bem-estar coletivo. Dito isso, o comportamento ético nas redes sociais é fundamental para o desenvolvimento social porque: 
Alternativas
Q3109005 Gestão de Pessoas
Imagine que, durante o expediente, você se depara com um colega de trabalho visivelmente nervoso e frustrado por não conseguir resolver uma pendência laboral. Ele começa a reclamar em voz alta, demonstrando impaciência e falta de respeito com você e com os demais presentes. Como funcionário, você possui autonomia limitada e deve buscar soluções dentro das diretrizes da universidade. Isso posto, considerando os princípios das relações humanas no trabalho e a importância de lidar com situações conflituosas de forma construtiva, qual seria a atitude mais adequada a ser tomada nesse caso? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: E
5: D
6: A
7: D
8: C
9: D
10: E
11: A
12: A
13: C
14: A
15: C
16: E
17: D
18: E
19: E
20: D