Questões de Concurso Público Prefeitura de Areal - RJ 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 20 questões
I. Constante utilização da aparência física para chamar a atenção sobre si próprio;
II. Sugestionabilidade, ou seja, é facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias;
III. Excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Os itens apontam características de qual dos transtornos de personalidade abaixo?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
I. O _____ se desenvolve a partir da diferenciação das capacidades psíquicas em contato com a realidade exterior. Sua atividade é, em parte, consciente (percepção e processos intelectuais) e, em parte, pré-consciente e também inconsciente; II. O ______ tem a função de descarregar as tensões biológicas, regido pelo “princípio do prazer”; III. Classicamente, o _______ constitui-se por interiorização das exigências e das interdições parentais; IV. O _______ estabelece a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao ________, impedindo o indivíduo de satisfazer plenamente seus instintos e desejos.
Os itens acima têm suas lacunas completadas respectivamente com os termos:
( ) O processo de compreensão das leis internas do grupo acontece quando este é vivenciado pelo grupo. Isso significa que o indivíduo deve colocar-se conforme sua história, seu estilo, pensamento, sentimento e ações. Quando as relações são estereotipadas ou congeladas e o indivíduo adota formas defensivas em seu posicionamento, distanciando-se demasiadamente, as ansiedades não são enfrentadas e não há possibilidade de aprendizagem. ( ) Em um grupo operativo, a realização da tarefa não é um fim único, mas antes, propõe-se à observação de como o conhecimento vai sendo integrado e elaborado. É preciso, então, que o grupo exista concretamente em suas relações, cada um dos participantes deve vivenciar a experiência grupal tanto em nível emocional, na trama relacional, quanto conceitual, na tarefa. Em outras palavras, cada membro deve se situar na tarefa, ou seja, envolver-se emocional e conceitualmente, conciliando ação e reflexão na vivência grupal, na busca da realização da tarefa e da consciência da dinâmica do grupo. ⃣ A atmosfera grupal são padrões ou expectativas de comportamento partilhadas pelos membros de um grupo, utilizadas para julgar da propriedade ou da inadequação de suas percepções, sentimentos e comportamentos. A necessidade do grupo se locomover em relação a seus objetivos, de diminuir custos e aumentar recompensas são os elementos principais no estabelecimento de normas. ( ) O grupo nasce devido a necessidades e interesses comuns aos seus membros. Porém, muita carga individual também é trazida por cada um, já que cada indivíduo, em sua unidade, é um ser social, além de cultural. É através do clima grupal que as necessidades e interesses individuais são compartilhados e o conhecimento é elaborado. Isso ocorre devido à mobilização e motivação engendradas no grupo e em cada membro, isoladamente, a partir da evocação de suas histórias. ( ) A atmosfera e a interação grupal têm uma relação dialética, uma interferindo sobremaneira sobre a outra.
I. A Gestalt foi utilizada em um enfoque psicoterapêutico tornando-se Gestalt-terapia, com objetivo de entrar em contato com os fenômenos, com as pessoas, de forma ativa e dinâmica mostrandose eficaz no processo de ressignificação da vida.
II. O método psicodramático também é um método sempre aberto a novas investigações, como é o fenomenológico. Por ser um método aberto, não se conclui que o método psicodramático seja caótico e desordenado, mas pelo contrário, ele permite acompanhar um mundo em constante movimento de criação.
III. Na Terapia Cognitivo Comportamental, as crenças são os conteúdos dos pensamentos e os processos envolvidos no ato de pensar; representa a síntese de estímulos internos e externos e evidencia o modo como a pessoa avalia uma situação. Reflete a visão da pessoa sobre si mesma, seu mundo, seu passado e seu futuro; as alterações no seu conteúdo afetam seu estado afetivo e seu padrão comportamental.
IV. Na Psicanálise, Freud denominou método catártico o tratamento que possibilita a expressão de emoções ligadas a acontecimentos traumáticos e inconscientes que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Esta liberação leva à melhora ou extinção dos sintomas.
V. Na Gestalt terapia o terapeuta age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos da "fuga" e do impasse; o principal instrumento catalisador do terapeuta consiste em ajudar o paciente a perceber como ele ou ela constantemente se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis e assim por diante.
O teste psicométrico descrito acima é aplicado com a finalidade de avaliar qual dos parâmetros abaixo:
FICHEIROS
1. A 2. B-C 3. D-F 4. G 5. H-J 6. K-L 7. M-N 8. O-Q 9. R 10. S 11. T-U 12. V-Z
Exemplo: OA F 1 Garcia 9 4 (Fonte: http://fesete.pt/gip/docs/TestesPsicot.pdf.pdf)
O teste demonstrado acima é indicado para avaliar qual das funções a seguir?
Para Gesell o desenvolvimento é um desdobramento de um plano biológico, em que a experiência não interessa. Gesell incentiva os pais a deixarem as crianças desenvolverem-se sozinhas, sem ajudas. Pois acredita que sem a ajuda dos adultos, comportamentos como falar, brincar e raciocinar surgiriam com a naturalidade da idade. Sendo operacional Gesell é responsável pela produção de escalas de desenvolvimento. Estas escalas estão divididas em quatro dimensões que são:__________, __________, __________e __________fazendo parte da teoria da __________.
I. As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade são: afetividade, vontade, psicomotricidade, personalidade e atenção. II. Sintomas emergentes são todas aquelas vivências psicopatológicas mais destacadas, individualizáveis, que o paciente experimenta. Incluem as esferas que não fazem parte dos transfundos, como uma alucinação (sensopercepção), um sentimento (afetividade), um delírio (juízo), uma paramnésia (memória), uma alteração do pensamento ou da linguagem, etc. III. São discriminados três fatores envolvidos na manifestação das doenças mentais. Um deles é o fator patoplástico que está mais relacionado à manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base; assim, há o humor triste, o desânimo e a inapetência relacionados à depressão, ou as alucinações auditivas e a percepção delirante relacionadas à esquizofrenia. IV. Os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento. V. Considera-se em psicopatologia que, ao lado dos fatores genéticos, gestacionais e perinatais, que precedem o início propriamente dito da vida de relações de um sujeito e carregam consigo a vulnerabilidade constitucional (hereditariedade, constituição) para os distintos transtornos, os fatores predisponentes são aqueles que ocorrem no início da vida (nos primeiros 3 a 5 anos de vida, sobretudo, e no período escolar). Esses fatores, associados à vulnerabilidade constitucional, sensibilizam o indivíduo para as diversas situações que a vida lhe colocará. Tais fatores predisponentes tornam as pessoas mais ou menos vulneráveis para os fatores precipitantes.
( ) Uma das responsabilidades do psicólogo de acordo com o Código de Ética é que o psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. ( ) De acordo com a Resolução CFP nº 001/99, O psicólogo regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia, e que exerce as suas atribuições profissionais na área de Recursos Humanos, não está obrigado a se inscrever ou contribuir para o Conselho Regional de Administração. ( ) De acordo com a Consolidação das Resoluções do CFP, O exercício da profissão, fora da área de jurisdição do Conselho Regional de Psicologia em que o profissional tem inscrição principal, também o obriga à inscrição secundária no Conselho competente. As atividades que se desenvolvam em tempo inferior a 90 dias por ano, em cada região, serão consideradas de natureza eventual e, por conseguinte, não sujeitarão o psicólogo à inscrição secundária. Considera-se inscrição secundária o comunicado formal do psicólogo ao CRP da jurisdição onde o trabalho será realizado, recebendo este um certificado de autorização do Conselho. ( ) Resolução CFP nº 001/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Segundo essa resolução, é obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos, que não puder ser mantido, prioritariamente, sob a forma de prontuário psicológico, por razões que envolvam a restrição do compartilhamento de informações com o usuário e/ou beneficiário do serviço prestado. O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar, de forma sucinta, o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados. Deve ser mantido permanentemente atualizado e organizado pelo psicólogo que acompanha o procedimento. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem conter as seguintes informações: identificação do usuário/instituição; avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho; registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento; e o registro de Encaminhamento ou Encerramento. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço. O período de guarda deve ser 5 (cinco) anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo. ( ) Segundo a Resolução CFP nº 008/2010 que dispões sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder judiciário, o psicólogo perito poderá atuar em equipe multiprofissional, desde que preserve sua especificidade e limite de intervenção, não se subordinando técnica e profissionalmente a outras áreas. ( ) No que concerne ao atendimento psicológico mediado por computador, o Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução CFP nº 012/2005, como forma de normatizar esse tipo de prática. O atendimento psicoterapêutico mediado por computador é permitido pelo CFP. Mas, o site deve estar obrigatoriamente cadastrado no CFP para o recebimento de certificação eletrônica. Apenas mediante tal certificação os serviços podem ser ofertados ao público.
“A atuação dos profissionais na saúde mental se constitui em um espaço de cuidado, compreendido em sua perspectiva clínica, de acordo com o modelo médico e destinada a população identificada com a loucura. Essa representação do psiquiatra e, posteriormente do psicólogo, como aquele que cuida de "louco" persiste em muitos grupos, sendo esta a causa de preconceitos e resistência em procurar essa forma de ajuda. Nota-se que a Psicologia em contextos de saúde se ancorava em uma perspectiva de diagnóstico e cura, realizando a aplicação de testes e métodos de avaliação psicológicos nos serviços públicos de orientação. Com a instituição do SUS, em 1988, surge uma nova proposta de atenção em saúde mental, o trabalho em equipes multiprofissionais passa a ser uma prioridade. O psicólogo então, ao lado de outros profissionais passa a integrar o novo modelo de atenção. A inserção da Psicologia no contexto da saúde pública é recente e tem como circunstância favorável a esse processo as mudanças no sistema de saúde pública brasileiro e o crescimento da Psicologia como profissão no Brasil.
A Psicologia, ao se inserir nesse espaço, buscou adaptar os seus modelos de atuação e construir novas possibilidades de atuação. Nesse contexto, surge a Psicologia ___________, que entende o indivíduo como uma realidade ___________, situado em uma estrutura social de classe e em um determinado espaço histórico, geográfico, social, cultural, econômico, ___________e, por isso, __________, como uma resposta às críticas do modelo tradicional da Psicologia.”