Questões de Concurso Público Prefeitura de Ministro Andreazza - RO 2020 para Monitor de Apoio de Transporte Escolar

Foram encontradas 8 questões

Q1717939 Pedagogia

Observe a figura.

Imagem associada para resolução da questão

Dentro do veículo estão o condutor do veículo e o monitor de apoio de transporte escolar. Ele pede para o condutor aguardar a entrada dos alunos que estão em fila, que foi orientada pelo monitor.

Com esse exemplo demonstra-se que o monitor está trabalhando um dos temas transversais que compõem os Parâmetros Curriculares denominado:

Alternativas
Q1717940 Pedagogia

Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão

https://ecotran.com.br/ead/auxiliardetransporteescolar-ead/


Nela está representada uma monitora de apoio escolar, exercendo a atividade de: 

Alternativas
Q1717948 Pedagogia
Para o monitor de apoio de transporte escolar guiar um aluno deficiente visual, deve deixar que ele segure seu braço, pois é ele quem precisa acompanhar os movimentos do seu corpo. Conduza-a pelo lado oposto ao da utilização da bengala (caso a utilize). Para subir os degraus do transporte, a posição correta será o aluno com deficiência visual estar:
Alternativas
Q1717949 Pedagogia

Observe a imagem sobre os cuidados que se deve ter ao contratar ou utilizar o transporte escolar.

Imagem associada para resolução da questão


Todos esses cuidados que estão registrados na imagem acima referem-se a um conceito denominado:

Alternativas
Q1717950 Pedagogia
“A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etno-cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade”. Esse texto refere-se ao seguinte tema transversal presente nos PCNs:
Alternativas
Q1717951 Pedagogia
“Atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância pela identificação com valores observados em modelos externos ou grupos de referência. A escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida saudável, na medida em que o grau de escolaridade em si tem associação comprovada com o nível de saúde dos indivíduos e grupos populacionais. Mas a explicitação da educação para a Saúde como tema do currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas — e não pacientes — capazes de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva. Portanto, a formação do aluno para o exercício da cidadania compreende a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social”. Esse texto refere-se ao seguinte tema Transversal presente nos PCNs:
Alternativas
Q1717952 Pedagogia
“A abordagem do corpo como matriz da sexualidade tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento e respeito ao próprio corpo e noções sobre os cuidados que necessitam dos serviços de saúde. A discussão sobre gênero propicia o questionamento de papéis rigidamente estabelecidos a homens e mulheres na sociedade, a valorização de cada um e a flexibilização desses papéis. O trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS possibilita oferecer informações científicas e atualizadas sobre as formas de prevenção das doenças. Deve também combater a discriminação que atinge portadores do HIV e doentes de AIDS de forma a contribuir para a adoção de condutas preventivas por parte dos jovens.” Esse texto refere-se ao seguinte tema Transversal presente nos PCNs:
Alternativas
Q1717958 Pedagogia
É o documento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino, orientando o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar. Ele é a “lei da escola”, pois regula o funcionamento da instituição de ensino. Isso porque é por meio dele que toda a legislação educacional, da Constituição Federal até os Pareceres Normativos do Conselho Federal de Educação, passando pelas Deliberações e Resoluções da Secretaria de Educação do Município de Ministro Andreazza, chegam até o âmbito escolar, onde os preceitos são institucionalizados nele. É por meio deste documento que são estruturadas, definidas e normatizadas as ações do coletivo escolar. Ele apresenta as normas, as “regras” que regem ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar. O texto acima refere-se ao seguinte documento escolar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: E
6: B
7: C
8: B