Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibatiba - ES 2023 para Professor PEB - AF - Educação Física
Foram encontradas 19 questões
( ) A SAI contempla a sala de aula como espaço de interação com o conteúdo e não apenas de transmissão como nos métodos tradicionais.
( ) Há uma única forma de aplicar a SAI, não sendo possível adaptar os procedimentos metodológicos de acordo com o contexto educacional.
( ) Na SAI, a responsabilidade, o compromisso com o ensino e a aprendizagem é recíproca entre professor e aluno.
( ) A SAI aprimora muito a aprendizagem à medida em que as Tecnologias Digitais vêm colaborar com essa metodologia, pois possibilita inúmeras formas de acesso ao conteúdo.
Completando as afirmações com (V), se verdadeiras e (F), se falsas, a correta correspondência, respectivamente está na alternativa:
Uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental, pretende trabalhar com o livro “A verdadeira história dos três porquinhos” com os seguintes objetivos:
(Fonte:https://leiturinha.com.br/blog/verdadeira-historia-dostres-porquinhos/)
Língua Portuguesa: desenvolver a retórica e a construção narrativa;
Artes: ampliar a desinibição e superação de limites pessoais;
Ciências: explorar as evidências científicas do animal e do ambiente
Matemática: estimular a interpretação e uso de dados, gráficos e
estatísticas para embasar sua opinião;
História/Geografia: usar dados e fatos sociais, históricos e geográficos na elaboração de maneira de pensar oferecendo referências.
Com base nos objetivos específicos descritos pela professora,
percebe-se que ela pretende desenvolver nos alunos, de modo
global:
(Professora 1) Avaliação da aprendizagem é um instrumento para avaliar a evolução dos alunos ao longo do ensino aprendizagem. A avaliação também deverá contribuir para a análise e para o processo de ensino dos alunos.
(Professora 2) É a maneira, pela qual, acompanho os avanços e os retrocessos na aprendizagem dos meus alunos.
(Fonte:https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16490/2/AvaliacaoApren dizagemEscolar.pdf)
As palavras das docentes mostram um entendimento de avaliação que pretende acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes no decorrer do processo educativo, indicando assim, continuidade e, utilizando instrumentos de coleta de dados, a exemplo de tarefas escritas e provas, mas, para que isso tenha significado, requer que:
I- Objetiva estabelecer normas e padrões gerais e assegurar, por meio de amostras, e de maneira periódica, uma espécie de “termômetro” nacional do rendimento escolar.
II- Procura analisar todos os componentes do processo educacional: currículos, desempenho de professores, materiais didáticos, infraestrutura, recursos econômicos e cursos de formação, entre outros.
III- Busca fixar padrões de desempenho que possam servir de referência para o estabelecimento de diretrizes e metas para os sistemas de ensino entre os diversos países do mundo.
Analise os objetivos e as avaliações expostas, e assinale a alternativa correta.
I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
II- Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
III- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.
Essas competências gerais podem ser assim resumidas, respectivamente, à:
Instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola, a prova possibilita ao professor fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar. Ele traz em seu histórico a cultura da prova, considerando que, em sua jornada escolar, reproduziu inúmeras vezes esse instrumento. Como a prova ainda é utilizada tanto na educação básica como no ensino superior, o professor vivencia situação de prova em toda sua formação.
A prova promove uma sensação de justiça e igualdade ao professor, visto que utilizou o mesmo instrumento, com as mesmas questões para avaliar todos seus alunos igualmente. Porém, essa sensação pode ser falsa porque a prova pode:
Instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola, a prova possibilita ao professor fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar. Ele traz em seu histórico a cultura da prova, considerando que, em sua jornada escolar, reproduziu inúmeras vezes esse instrumento. Como a prova ainda é utilizada tanto na educação básica como no ensino superior, o professor vivencia situação de prova em toda sua formação.
Não é abolição da prova que se pretende, mas a necessidade de se refletir sobre a utilização e construção desse instrumento, tomando alguns cuidados em sua elaboração e correção. Segundo Moretto (2003), o professor deve contemplar alguns aspectos na elaboração de provas. Com isso marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A contextualização, na qual o texto de cada questão deve falar por si próprio e conduzir o aluno na elaboração da resposta, não sendo apenas ilustrativo.
( ) A parametrização, que consiste na indicação dos critérios de correção, deve estar colocada de forma clara e precisa.
( ) A exploração da capacidade de leitura e de escrita do aluno deve ser privilegiada, colocando textos que obriguem que o aluno leia para chegar à resposta, como também elabore respostas que evidenciem sua aprendizagem.
( ) A proposição de questões que ultrapassem a simples transcrição de informações e exijam operações mentais mais complexas, demonstrando o que o aluno aprendeu, devem estar presentes.
A alternativa que completa correta e respectivamente as afirmações é:
I- monitores de informática que auxiliem os docentes titulares da turma na digitação dos textos propostos.
II- profissionais das escolas e dos sistemas de ensino para domínio de linguagens e tecnologias.
III- oficinas e discussões organizadas para estabelecer princípios e políticas de trabalho, adequação dos projetos pedagógicos e avaliação.
IV- revisão de currículo, desenho e estratégias tecnológicas dos cursos.
Estão corretas as afirmativas contidas em: