Questões de Concurso Público SEE-MG 2015 para Professor de Educação Básica - Ensino Religioso

Foram encontradas 32 questões

Q645879 Pedagogia

A partir de 1990, o período pós-constituinte foi marcado por avanços na efetivação do Ensino Religioso como disciplina regular do sistema escolar, dentre os quais destacaram-se a definição de metas prioritárias para o Ensino Religioso no Estado de Minas Gerais, até o ano 2000, tais como:

• A concretização de um plano de carreira para o professor de Ensino Religioso.

• A superação dos desafios ainda presentes nesse ensino, considerando as diretrizes da nova Lei de   Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Lei nº 9.475/97 e leis menores   complementares, os     princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

• A compreensão da natureza e papel do Ensino Religioso na escola, de modo a efetivá-lo como    disciplina normal do currículo escolar. • A divulgação de subsídios pedagógicos que   auxiliem na  implantação dessa Proposta. • A instalação de Cursos de Graduação de Ensino Religioso nas  diferentes regiões do Estado de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 1997).  

Como decorrência de definição das diretrizes para a viabilização do Ensino Religioso nas escolas estaduais, as instâncias representativas e deliberativas que a Secretaria de Estado da Educação (SEE) criou foram:

I. CONER/MG: Conselho de Ensino Religioso do Estado de Minas Gerais, formado por   representantes de entidades religiosas identificadas com o modelo de Ensino Religioso não    confessional e credenciadas junto à SEE.

II. COMCER: Comissão Central de Educação Religiosa - órgão da própria Secretaria de Estado     da Educação, responsável pela disciplina de Ensino Religioso.

III.CRER: Comissão Regional de Educação Religiosa - composta por representantes da     Superintendência Regional de Ensino, das denominações religiosas participantes do CONER (seção MG) e da sociedade civil.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q645880 Pedagogia
O fenômeno religioso é um fenômeno antropológico e como tal cultural, como parte da cultura humana universal e de grupos e povos em particular, é desejável que seja estudado e conhecido pelas gerações de alunos e alunas que frequentam a escola pública. Dada à sua importância, a religião pode fazer parte do currículo da escola pública, mas como fenômeno não como crença, espiritualidade, teologia ou doutrina, pois são aspectos que fogem da alçada do Estado laico, sendo da competência de cada instituição ou movimento religioso em particular. Portanto, somente respeitando a laicidade da escola pública, tornando as práticas e os conteúdos do Ensino Religioso e dos ensinos não religiosos (no sentido de não ser doutrinário, confessional, ou interconfessional), mas secularizados (no sentido de garantir a laicidade e a cientificidade do conhecimento escolar), parece ser possível uma disciplina na escola pública que dê conta da dimensão simbólica do ser humano, tantas vezes descuidada pela educação formal. (CAVALCANTI, 2011, p. 178-179). A nova redação do art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tenta resolver a questão da laicidade garantindo matrícula facultativa, “assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil” e proibindo “quaisquer formas de proselitismo”, além da propositura de que se estabeleça uma “entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso”. É lógico que há uma distância entre esse Ensino Religioso não proselitista e respeitoso da diversidade cultural religiosa e aquele catequético, claramente confessional e a serviço de uma única instituição religiosa. Assinale a questão que aponta o papel da legislação na prática do Ensino Religioso:
Alternativas
Q645881 Pedagogia
Segundo a Lei nº 9745/97 (MINAS GERAIS, 1997) que dispõe sobre o ensino religioso, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q645882 Pedagogia

Como decorrência desta distinção de papéis e distribuição de responsabilidades, compete a essas instituições estaduais (MINAS GERAIS, 1997): Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

I. Subsidiar as iniciativas de formação dos professores para o exercício da função em Ensino Religioso, com recursos técnicos e financeiros, incluindo os processos de sua liberação e administração consequente.

II. Garantir os direitos do professor de Ensino Religioso, dispensando-lhe o mesmo tratamento dado aos demais Professores como Profissionais da Educação.

III. Fazer cumprir a programação estabelecida para o Ensino Religioso, em comum acordo com as partes envolvidas nesse processo após a sua efetivação.

IV. Fazer cumprir os princípios e critérios mínimos para o cumprimento do que determina a confissão religiosa majoritária, no que se refere ao Ensino Religioso, nas escolas da rede estadual de ensino.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q645883 Pedagogia

A respeito do caráter não obrigatório do Ensino Religioso, a Constituição Federal (Artigo 210, parágrafo 1º) e a Constituição Estadual (Artigo 200, parágrafo único) determinam igualmente: 

I. Determinação federal: “O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental” (CF, Artigo 210, parágrafo 1º).

II. Determinação estadual: Em âmbito estadual, esse dispositivo constitucional é regulamentado, atualmente, pela Secretaria da Educação, através da Resolução nº 08 de 26 de janeiro de 2000, que “Dispõe sobre a Organização do Ensino nas Escolas Estaduais e dá Outras Providências”:

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q645885 Pedagogia

O exercício da docência do ensino religioso na rede pública estadual de ensino fica reservado a profissional que atenda a um de diversos requisitos. Sobre a docência no ensino religioso, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(  ) Fica assegurada isonomia de tratamento entre os professores de ensino religioso e os demais professores da rede pública estadual de ensino.

(  ) Um dos requisitos para a habilitação do docente é a conclusão de curso superior de licenciatura plena ou de licenciatura curta, em qualquer área de conhecimento, acrescido de curso de pós-graduação lato sensu em ensino religioso ou ciências da religião, mesmo que sem carga horária mínima.

(  ) O professor deve, obrigatoriamente, ter concluído curso superior de licenciatura plena em ensino religioso, ciências da religião ou educação religiosa.

(  ) O professor que tiver concluído curso superior de licenciatura plena ou de licenciatura curta, em qualquer área de conhecimento, acrescido de curso de metodologia e filosofia do ensino religioso oferecido até a data de publicação desta Lei por entidade credenciada e reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação, está habilitado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Q645888 Pedagogia

Atentos às mudanças da sociedade brasileira e frente aos desafios contemporâneos surgidos após a Constituição Federal de 1988, diferentes sujeitos vêm propondo e construindo novos paradigmas para o ensino religioso. Legitimado pelo Art. 33 da LDB nº. 9.394/96 (redação alterada pela Lei nº. 9.475/1997)3, é considerado disciplina escolar, parte integrante da formação básica do cidadão, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Sobre o ensino religioso, analise as afirmativas que se seguem:

I. O Ensino Religioso objetiva disponibilizar conhecimentos construídos historicamente pelas culturas e tradições religiosas, a fim de possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença, valorizando a diversidade cultural religiosa presente na sociedade.

II. Todo conhecimento humano, inclusive o religioso, independente da forma como foi construído, quando elaborado, torna-se patrimônio da humanidade e deve estar disponível à escola a fim de possibilitar ao educando uma compreensão mais acurada da realidade em que está inserido.

III. A educação, por se tratar de política pública, deve pautar-se em critérios técnicos e científicos e não morais, e muito menos, religiosos.

Está correta a afirmativa: 

Alternativas
Q645889 Pedagogia
O Ensino Religioso, na Constituição de 1988 no seu art 210, volta ao âmbito da responsabilidade do Estado, de onde havia se apartado, desde 1889. Sobre a legitimação constitucional do ensino religioso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q645890 Pedagogia

O Substitutivo n. 9475/97, deu nova redação ao artigo 33, da LDB n. 9394/96 e concebe o Ensino Religioso como disciplina escolar, portanto o considera como uma área de conhecimento e como parte integrante da formação básica do cidadão. Sobre o substitutivo, analise as afirmativas abaixo:

I. O substitutivo não respeita a diversidade cultural religiosa e somente se responsabiliza pela regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso;

II. O substitutivo assume a elaboração de normas para a habilitação e admissão dos professores e determina o ônus para o cofre público.

III. De acordo com o substitutivo o ensino religioso deve manifestar seu caráter confessional.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q645892 Pedagogia
Nas décadas de 1920 e 1930, foram realizados inúmeros debates em torno da “laicidade” do Ensino Religioso, principalmente em Congressos Católicos Mineiros, originando os primeiros manifestos, cartas reivindicatórias e abaixo-assinados que exigiam o retorno do Ensino Religioso nas escolas públicas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q645893 Pedagogia
Como componente obrigatório no currículo da escola, o Ensino Religioso traz uma reflexão necessária para a formação do ser humano a partir das perspectivas e desafios contemporâneos. A reflexão e o questionamento do educando fazem parte do primeiro módulo temático, segundo o Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Assinale a alternativa incorreta quanto ao Eixo temático 1:
Alternativas
Q645894 Pedagogia

O decreto 44138 de 2005 dispõe sobre o ensino religioso na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Com base no decreto, analise as afirmativas abaixo:

I. O decreto garante a abordagem confessional do ensino religioso.

II. Cabe ao órgão competente do Sistema Estadual de Ensino estabelecer as diretrizes curriculares para o ensino religioso.

III. O ensino religioso será ministrado dentro do horário normal das escolas da rede pública e sua carga horária integrará as oitocentas horas mínimas previstas para o ano letivo.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Alternativas
Q645896 Pedagogia

O termo símbolo, que etimologicamente significa “lançado junto”, designa a parte visível de um todo não manifesto, inseparável da totalidade do real. Na religião, o símbolo visível estava, para os antigos, ligado objetivamente à sua outra parte, invisível. Nesse sentido objetivo, o símbolo é um conceito indispensável na leitura dos textos antigos, como mostra uma série de obras filosóficas e religiosas, a começar pela própria Bíblia. Com relação ao ensino do símbolo, analise as afirmativas seguintes:

I. A exclusão do símbolo do campo do conhecimento objetivo enfraqueceu a religião, pois ela é, por definição, um conjunto de práticas simbólicas, ritos e doutrinas, comportamentos e instituições.

II. Para os apologetas cristãos, os símbolos estavam carregados de mensagens: mostravam o sagrado por meio dos ritmos cósmicos.

III. A revelação trazida pela fé não destruiu os significados pré-cristãos dos símbolos:apenas adicionou-lhes um valor novo. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas
Q645897 Pedagogia
A maior contribuição do Ensino Religioso concentra-se na tarefa de formar integralmente o aluno, o que inclui aspectos como: autoconhecimento, indagação sobre o sentido da vida, socialização, cidadania e ética. Sobre o ensino religioso, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q645898 Pedagogia
A publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) marca um passo histórico da educação brasileira. Sobre o PCNER, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q645899 Pedagogia

Eliane Moura da Silva, em seu texto “Estudos de religião para um novo milênio” (2010, p. 206), afirma que na área de história, o tema das religiosidades aparece na cultura escolar, em especial no livro didático, como parte da História Geral, alinhado cronologicamente com o encadeamento dos períodos estudados e transparecendo a ideia de que a vida religiosa nunca ocupou lugar mais destacado na organização das sociedades. No caso da história do Brasil e da América, a religiosidade é enfocada como parte do exotismo dos indígenas e africanos e dentro dos processos de catequização. Analise as afirmativas a seguir:

I. Pouco ou nada se fala sobre a religião modelando os comportamentos sociais.

II. Entender aspectos e a originalidade das religiões, as formas de mobilização e como se situam no tempo e no espaço, é tarefa urgente dos professores e educadores [...]

III. As religiões aparecem como objeto específico de estudos, sobretudo nos textos para o ensino básico. Temas como Reforma Protestante, Contrarreforma Católica, religiões orientais, judaísmo, islamismo etc. são tratados no contexto específico de sua importância e não apenas no contexto da História Geral.

Assinale a alternativa que concorda com o texto de referência: 

Alternativas
Q645900 Pedagogia
A Lei nº 9394/96 define o Ensino Religioso como área de conhecimento e quanto ao objetivo do Ensino Religioso nas Escolas Públicas. Analise as afirmativas abaixo quanto ao objetivo do Ensino Religioso nas Escolas Públicas: Está correta a alternativa:
Alternativas
Q645901 Pedagogia

O Ensino Religioso visto como área de conhecimento precisa estabelecer um referencial estruturado de leitura e interpretação da realidade a partir do seu foco de ação, do seu objeto de estudo, elencando os elementos essenciais para garantir a participação dos educandos como cidadãos na sociedade de forma autônoma. Para corresponder ao seu papel enquanto área de conhecimento, o tratamento metodológico dado ao Ensino Religioso se definirá a partir de uma matriz teórica (Tradições e Culturas Teologias, Textos Orais e Escritos Sagrados, Ritos e Ethos) da adequação do teórico ao contexto (comunidade escolar) e do exercício ou fazer pedagógico na relação ensino-aprendizagem junto aos educandos. Analise as afirmativas seguintes:

I. Este processo se realizará pela releitura e compreensão do religioso na sociedade, apropriando-se de uma metodologia que, a partir dos conteúdos programáticos, possibilita realizar a observação do fenômeno religioso em suas múltiplas dimensões, destacando-se desta observação a análise da ação, falta ou parte dela em seu contexto e em suas relações, para explorar e trabalhar os conceitos básicos do Ensino Religioso.

II. Este processo exigirá a assimilação de conteúdos de conhecimentos religiosos a partir do qual se torna possível ao educando obter seu conhecimento e aceitação dos referenciais de interpretação ou análise, efetivando-se a ressignificação de conceitos.

III. Este processo utiliza a reflexão como aspecto que oportuniza o confronto pedagógico do conhecimento teórico com a prática. É a partir da reflexão que se exercitam e gerenciam as observações e informações, mensurando os elementos, aspectos, fatos e outros necessários à construção do conhecimento.

IV. Isso mobiliza o educando a dominar linguagens, compreender os fenômenos, construir argumentações para enfrentar situações e elaborar propostas para uma convivência fraterna e de respeito.

Está incorreta a afirmativa:

Alternativas
Q645902 Pedagogia

O professor de Ensino Religioso quando leciona sobre a história do cristianismo poderá apresentar uma análise de seu processo de construção histórica. Isso permitirá evidenciar todas as trocas que foram estabelecidas com as religiosidades gregas e romanas ao longo do processo de pregação, no período do cristianismo primitivo e isso, de fato, foi feito para legitimar essa nova corrente religiosa, sendo-lhe necessário recorrer a mitos e narrativas que já eram comuns às civilizações que estavam sendo doutrinadas. Exemplos disso são: o conceito de morte, o de separação da matéria e o da energia do espírito que receberam muita influência do pensamento grego anterior à Era Cristã. Também isso ocorreu com toda a consolidação do calendário cristão, correspondendo à união de datas religiosas romanas pré-existentes. Este conhecimento do processo de legitimação do cristianismo permite que os alunos não se deslumbrem com publicações como “O Código Da Vinci” (2004), “ABC do Código Da Vinci” (2006), “Os mistérios do Código Da Vinci” (2006), “O Código Da Vinci decodificado” (2004). Essas e outras obras semelhantes trazem como proposta causar impacto com revelações sobre a vida terrena de Cristo, que teria tido uma vida diferente da narrada pelos Evangelhos que compõem o texto bíblico. Com um mínimo de conhecimento sobre a trajetória histórica do cristianismo, sabe-se que no Concílio de Nicéia, em 325, vários textos que narravam a vida de Cristo foram negados como legítimos e deixados de fora do texto oficial da Bíblia. Estas narrativas não atendiam as necessidades daquilo que se objetivava construir como cristianismo na época do Concílio. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

I. Reconheceu-se que o apelo de uma construção religiosa atende a interesses específicos e que algumas coisas serão privilegiadas e outras renegadas. Historicamente sempre se questionou a veracidade delas.

II. Sabe-se que as narrativas são múltiplas e, portanto, não existe nada de inovador em buscar um texto conhecido e publicizá-lo com ares de descoberta acadêmica – estas obras fazem e atingem um público desinformado e sem conhecimento sobre o assunto.

III. Para instrumentalizar o aluno a estabelecer uma visão crítica diante dessas publicações alarmistas, um estudo sobre a história da religião cristã é muito útil e necessário.

IV. O estudo da história das religiosidades também permite uma reflexão mais ampla sobre conflitos contemporâneos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q645905 Pedagogia

Para o educador de Ensino Religioso é necessário ter uma formação teórica que contemple o conhecimento necessário, para conduzir as discussões dentro de sala de aula, para manter sempre a atenção e o respeito às diferentes concepções religiosas, uma vez que vivemos em “[...] um mundo das ‘religiões e religiosidades’ porque, se queremos compreender melhor a realidade religiosa em nossas sociedades, não podemos limitar nosso enfoque às religiões instituídas, por mais diversificadas que sejam” (SOUZA, p. 34). Atualmente, é preciso lembrar, muitas pessoas, apesar de não seguirem os preceitos e códigos de uma religião em particular, têm um modo particular de expressar sua religiosidade e também precisam ser respeitados e ouvidas, ainda que não estejam vinculadas à nenhuma religião convencionalmente reconhecida como tal. Segundo adverte Cruz (2012, p. 7): “é importante que o amor tão exigido em cada religião não se transforme em rejeição quando religiões diferentes entram em contato”.

Assinale a afirmativa coerente com o texto acima:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: A
6: C
7: D
8: A
9: B
10: B
11: C
12: D
13: A
14: A
15: C
16: B
17: B
18: D
19: C
20: A