O professor de Ensino Religioso quando leciona sobre a hist...
O professor de Ensino Religioso quando leciona sobre a história do cristianismo poderá apresentar uma análise de seu processo de construção histórica. Isso permitirá evidenciar todas as trocas que foram estabelecidas com as religiosidades gregas e romanas ao longo do processo de pregação, no período do cristianismo primitivo e isso, de fato, foi feito para legitimar essa nova corrente religiosa, sendo-lhe necessário recorrer a mitos e narrativas que já eram comuns às civilizações que estavam sendo doutrinadas. Exemplos disso são: o conceito de morte, o de separação da matéria e o da energia do espírito que receberam muita influência do pensamento grego anterior à Era Cristã. Também isso ocorreu com toda a consolidação do calendário cristão, correspondendo à união de datas religiosas romanas pré-existentes. Este conhecimento do processo de legitimação do cristianismo permite que os alunos não se deslumbrem com publicações como “O Código Da Vinci” (2004), “ABC do Código Da Vinci” (2006), “Os mistérios do Código Da Vinci” (2006), “O Código Da Vinci decodificado” (2004). Essas e outras obras semelhantes trazem como proposta causar impacto com revelações sobre a vida terrena de Cristo, que teria tido uma vida diferente da narrada pelos Evangelhos que compõem o texto bíblico. Com um mínimo de conhecimento sobre a trajetória histórica do cristianismo, sabe-se que no Concílio de Nicéia, em 325, vários textos que narravam a vida de Cristo foram negados como legítimos e deixados de fora do texto oficial da Bíblia. Estas narrativas não atendiam as necessidades daquilo que se objetivava construir como cristianismo na época do Concílio. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
I. Reconheceu-se que o apelo de uma construção religiosa atende a interesses específicos e que algumas coisas serão privilegiadas e outras renegadas. Historicamente sempre se questionou a veracidade delas.
II. Sabe-se que as narrativas são múltiplas e, portanto, não existe nada de inovador em buscar um texto conhecido e publicizá-lo com ares de descoberta acadêmica – estas obras fazem e atingem um público desinformado e sem conhecimento sobre o assunto.
III. Para instrumentalizar o aluno a estabelecer uma visão crítica diante dessas publicações alarmistas, um estudo sobre a história da religião cristã é muito útil e necessário.
IV. O estudo da história das religiosidades também permite uma reflexão mais ampla sobre conflitos contemporâneos.
Assinale a alternativa correta.