Questões de Concurso Público SEED-PR 2023 para DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - SOCIOLOGIA

Foram encontradas 20 questões

Q2201040 Sociologia
A ideologia é um dos principais conceitos que compõem a teoria marxista, sendo uma categoria central para a análise dos modos pelos quais os sujeitos representam e interpretam a realidade e o mundo em que vivem. Na vasta obra de Karl Marx, o tema da ideologia é tratado com mais evidencia na obra escrita, em parceria com Engels, A ideologia alemã. Nela é traçado o modo como se dá a formação das ideologias e como elas interferem e orientam o modo de vida dos sujeitos em sociedade. Sobre o conceito marxista de ideologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2201041 Sociologia
Charles Wright Mills (1916-1962) foi um sociólogo americano conhecido por traçar uma importante reflexão sobre algumas das tradicionais dicotomias ocidentais, pensando a relação entre público-privado e individuo-sociedade através do conceito de “imaginação sociológica”. Tal categoria era central para o entendimento que Mills possuía da reflexão sociológica, pois, para o autor ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2201042 Sociologia
“O produto, de propriedade privada, é um valor de uso, fios, calçados etc. Mas, embora calçados sejam úteis à marcha da sociedade e nosso capitalista seja um decidido progressista, não fabrica sapatos por paixão aos sapatos. Na produção de mercadorias, nosso capitalista não é movido por puro amor aos valores. Produz valores-de-uso apenas por serem e enquanto forem substrato material, detentores de valor-de-troca”.             (MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, 210-211). A produção de mercadorias é um fator central na constituição da sociedade capitalista e, por esta razão, torna-se um conceito fundamental para o entendimento da teoria marxista como um todo. Sobre a temática da mercadoria em Marx, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2201043 Sociologia
Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201044 Sociologia
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201045 Sociologia
"O conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua própria vida; pode-se chamá-lo de consciência coletiva ou comum. (...) Com efeito, ela independe das condições particulares em que se encontram os indivíduos; estes passam e ela permanece”.                                           (DURKHEIM, Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo : Ática, 1978, p. 74).
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2201046 Sociologia
Na obra “O Suicídio”, publicada em 1897, Émile Durkheim se propôs a estudar um fenômeno do comportamento humano através de uma perspectiva sociológica. Ao fazê-lo, buscava evidenciar também a importância da Sociologia enquanto ciência voltada ao entendimento da vida em sociedade, através da aplicação do que ele denominou como As Regras do Método Sociológico. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201047 Sociologia
Consolidada como uma das importantes obras escritas na história da Antropologia, “Ensaio sobre a dádiva” foi uma obra escrita por Marcel Mauss no ano de 1923. Na obra o autor revisita práticas de troca realizada por populações da Polinésia, Melanésia e do Noroeste Americano e apresenta suas concepções acerca do recebimento e retribuição de presentes ali realizado, fenômeno denominado por Mauss como dádiva. Considerando a “teoria da dádiva” de Marcel Mauss, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201048 Sociologia
Thomas Hobbes foi um importante teórico político, nascido na Inglaterra no ano de 1558, sendo até hoje considerado com um clássico da Ciência Política. Caracterizado como contratualista por afirmar, assim como Locke e Rousseau, que o Estado Civil havia se originado a partir do contrato social, Hobbes possui um entendimento específico do que é o Estado e de como este deve exercer seu poder após o contrato social. A respeito da concepção de Estado de Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201049 Sociologia
Victor Nunes Leal foi um importante jurista brasileiro, nascido em 1914 e falecido em 1985. Entre suas principais obras, podemos citar “Coronelismo, Enxada e Voto”, resultado de um estudo monográfico para sua tese de concurso, tendo sido publicada no ano de 1948. Essa importante obra do autor, o primeiro estudo monográfico sobre a temática, versou sobre o coronelismo, fenômeno característico de um período específico da história política brasileira, estando situado entre os anos 1889 a 1930. Sobre o fenômeno do coronelismo na perspectiva de Leal, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2201050 Sociologia
Na obra “Instituições Políticas Brasileiras”, publicada em 1955, Oliveira Vianna empreende uma discussão acerca da existência, nas sociedades latino-americanas, de um aspecto preponderante no que concerne a vida política. Tal aspecto seria oriundo de um comportamento/escolha das elites políticas, manifestado na discordância entre direito lei e realidade social, e como esta acabou por ditar os contornos da organização política brasileira. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2201051 Sociologia
Na perspectiva sociológica de Max Weber, ação social é um conceito central, pois, segundo o autor, o papel do sociólogo é interpretar as ações sociais e entender suas inter-relações. Portanto, ressalta-se que não se trata de entender comportamentos isolados, mas compreender que, na medida em que o indivíduo age, assim o faz em referência a outros. Desse modo, a interpretação da ação social exige que sociólogo entenda sua causalidade, explicando seus desenvolvimentos e efeitos. Para o autor, as ações dos indivíduos se classificam em racional e irracional e ainda se subdividem em mais quatro categorias. Assinale a alternativa que as representa. 
Alternativas
Q2201052 Sociologia
O conceito “identidade” atravessa uma boa parte das discussões dentro e fora das Universidades. De maneira geral, pensar sujeitos na contemporaneidade requer que pensemos as identidades que os atravessam socialmente. Pode-se afirmar que a identidade nos possibilita o reconhecimento social dos sujeitos e sua localização. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Diferente da ideia de que a identidade é inata aos sujeitos, argumenta-se que ela é formada ao longo da vida e desenvolvida de forma inconsciente.
( ) Identidade pode ser compreendida como o conjunto de representação simbólica atribuído socialmente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
( ) As identidades são operadores teóricos conceituais usados unicamente por estudiosos para compreender seus objetos de pesquisas.
( ) O Renascentismo e o Iluminismo foram movimentos importantes para as reflexões sobre ideia de identidade em épocas posteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2201053 Sociologia
Cultura é um importante conceito para as análises das ciências sociais. De maneira geral, podemos designar a cultura como um conjunto de significados simbólicos que organizam e dão sentido à realidade. No entanto, a ideia de cultura como conhecemos hoje é também produto de um processo histórico. É nesse sentido que Denys Cuche, ao analisar a etimologia da palavra, demonstra a importância de se investigar a relação entre as ideias e os significados das palavras. A partir do que argumenta Cuche, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201054 Sociologia
O livro, As Regras do Método Sociológico, escrito pelo sociólogo Émile Durkheim é um importante tratado que traça uma das primeiras sistematizações de métodos e técnicas para as investigações sociológicas. Em seu livro, o conceito de “fato social” é um importante instrumento teórico metodológico. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O campo de atuação do sociólogo é na análise e investigação dos fatos sociais.
( ) Fato social são fenômenos de ordem coletiva e individual.
( ) Nas investigações sociológicas, é importante que se trate os fatos sociais como coisas.
( ) As principais características do fato social é que eles são exteriores, imperativos e coercitivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q2201055 Sociologia
A Antropologia como uma disciplina científica é localizada historicamente no final da segunda metade do século XIX. É nesse momento em que os antropólogos começaram a se preocupar com a sistematicidade das investigações dessa disciplina. Uma das primeiras abordagens com intuito científico foi desenvolvido por Lewis Morgan e que defendia que as sociedades passam pelos seguintes estágios: selvageria, barbárie, civilização. Sobre a teoria de Lewis Morgan, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2201056 Sociologia
Apesar das críticas posteriores, a obra Casa Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre, marca uma ruptura analítica acerca das interpretações sobre a formação do Brasil. O autor, a partir dessa obra, lança luz para pensar a situação da formação brasileira abordando a importância cultural para se pensar a realidade social. Uma das ideias que reverberaram em suas análises e que teve grande impacto para pensarmos as relações étnico raciais é a questão do “equilíbrio de antagonismos”. Com relação a essa ideia, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2201057 Sociologia
O conceito de poder é um dos principais conceitos debatidos pela ciência política. Norberto Bobbio é um autor que traça uma análise sobre Estado, política, governo, argumentando que o poder teria como objetivo o uso da força para a obtenção de alguma vantagem de uns sobre outros. Ainda se tratando do conceito de poder, o autor aponta que que podemos citar 3 tipos: ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2201058 Sociologia
Max Weber sistematiza uma importante análise acerca da relação entre a economia e a religião em, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Nesta importante obra da sociologia podemos identificar o percurso analítico do autor para entender a questão relacional entre o fortalecimento do sistema capitalista e a ascensão do protestantismo. Sobre as ideias defendidas em tal obra, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201059 Sociologia
Nos escritos de Maquiavel, pode-se perceber sua compreensão do homem como naturalmente um ser desejante. O autor argumenta que o que está na essência do mundo social é o conflito, e a partir disso, se compreende a política como uma medida para a instauração de um equilibro entre as forças que se opõem. No argumento do autor existem duas principais forças opostas que podem ser identificadas, assinale a alternativa que as apresenta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: C
6: A
7: B
8: C
9: A
10: D
11: C
12: B
13: C
14: C
15: A
16: A
17: D
18: B
19: B
20: E