Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberaba - MG 2023 para Professor de Educação Básica - Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) - Língua Portuguesa

Foram encontradas 14 questões

Q2567939 Pedagogia
“Desde princípios do século XX, temos assistido a um debate sobre o grau de participação dos alunos no processo de aprendizagem. (...) O professor ou os professores detém o saber e sua função consiste em informar e apresentar a meninos e meninas situações múltiplas de obtenção de conhecimentos, através de explicações, visitas a monumentos ou museus, projeções, leituras, etc. O aluno, por sua vez, deve interiorizar o conhecimento tal como lhe é apresentado, de maneira que as ações habituais são a repetição do que se tem que aprender e o exercício, entendido como cópia do modelo, até que seja capaz de automatizá-lo. Esta concepção é coerente com a crença de que a aprendizagem consiste na reprodução da informação, sem mudanças, como se se tratasse de uma cópia na memória do que se recebe através de diferentes canais. Esta maneira de entender a aprendizagem configura uma determinada forma de relacionar-se em classe.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 89
É CORRETO afirmar que a perspectiva tratada no parágrafo acima é denominada:
Alternativas
Q2567940 Pedagogia
"O termo conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores, atitudes e normas. Cada um destes grupos tem uma natureza suficientemente diferenciada que necessitará, em dado momento, de uma aproximação específica."
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 46
Quanto à aprendizagem dos conteúdos atitudinais, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

Imagem associada para resolução da questão
1. atitudes 2. valores 3. normas
Imagem associada para resolução da questão

( ) são os princípios ou as ideias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido. São exemplos: a solidariedade, o respeito aos outros, a responsabilidade, a liberdade, entre outros. ( ) são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de uma certa maneira. São a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados. São exemplos: cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar de tarefas escolas, entre outros. ( ) são padrões ou regras de comportamento que devemos seguir em determinadas situações que obrigam a todos os membros de um grupo social. São pactuadas buscando a realização de certos valores compartilhados por uma coletividade e indicam o que pode se fazer e o que não pode se fazer neste grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
Alternativas
Q2567941 Pedagogia
"O ato de avaliar está presente em todos os momentos da vida humana. Todos os dias somos obrigados a tomar decisões baseadas em alguns poucos dados de que dispomos. Realizamos, mesmo sem perceber, julgamentos provisórios das situações que acontecem à nossa volta. A fusão de pensamento e ação nos encaminha para alguma decisão: qual o melhor caminho a seguir, o que fazer, para onde ir ou sobre o que escolher."
VEIGA, I. P. Repensando a didática. São Paulo: Campinas, Papirus, 1993, p. 135-136
Com relação à avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2567942 Pedagogia
“Avaliar significa atribuir algum valor, e não implica desvalorização. É preciso acreditar no potencial do aluno e dar-lhe liberdade para aprender.”
SANT’ANA, I. M. Por que Avaliar? Como Avaliar? Critérios e instrumentos. São Paulo: Cortez,2014. 17ª ed, p. 16
Analise as seguintes afirmativas sobre instrumentos de avaliação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A autoavaliação é um instrumento que visa traçar o perfil de cada aluno e do grupo. ( ) O relatório é o registro de dados que expressam a comunicação dos resultados de planejamentos concretizados. ( ) Propiciar condições para ajudar o aluno a pensar sobre si mesmo e o que tem realizado, é prepara-lo para uma aprendizagem significativa na caminhada da vida.
Assinale a sequência CORRETA
Alternativas
Q2567943 Pedagogia
“Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais. O ensino regular é um espaço importante, pelo peso institucional, anos de certificação e investimentos envolvidos, mas convive com inúmeros outros espaços e formas de aprender mais abertos, sedutores e adaptados às necessidades de cada um.”
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso. 2017, p. 3
Refletindo-se acerca das metodologias ativas e modelos híbridos, analise as afirmativas a seguir.
I- Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. II- A aprendizagem mais intencional, formal ou escolar, se constrói em exclusivamente em dois movimentos ativos híbridos principais: em grupo ou por tutoria. A aprendizagem individual, na qual cada aluno escolhe e percorre seu caminho, não é considerado movimento ativo. III- A sala de aula pode ser um espaço privilegiado de cocriação, maker, de busca de soluções empreendedoras, em todos os níveis, onde estudantes e professores aprendam a partir de situações concretas, experiências, games, com recursos que tem em mãos, sendo estes materiais simples ou tecnológicos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2567944 Pedagogia
“As tecnologias facilitam a aprendizagem colaborativa, entre colegas próximos e distantes. É cada vez mais importante a comunicação entre pares, entre iguais, dos alunos entre si, trocando informações, participando de atividades em conjunto, resolvendo desafios, realizando projetos, avaliando-se mutuamente. Fora da escola acontece o mesmo, na comunicação entre grupos, nas redes sociais, que compartilham interesses, vivências, pesquisas, aprendizagens. A educação se orientaliza e se expressa em múltiplas interações grupais e personalizadas”
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso. 2017, p. 11
Com relação à algumas técnicas para a aprendizagem ativa e a contribuição das tecnologias digitais para a aprendizagem ativa, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2567945 Pedagogia
“O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes.”
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª ed. Porto Alegre: Cortez. 2013, p. 222
Analise as afirmativas a seguir relativas ao planejamento escolar.
I- Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação, devem ser como um guia de orientação e devem apresentar em ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade. II- O planejamento escolar é uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis. III- O plano de ensino e o plano de aula podem ser considerados o mesmo instrumento que compõe o plano da escola ou o planejamento escolar de uma unidade escolar.
Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q2567946 Pedagogia
A BNCC e os currículos se identificam na comunhão de princípios e valores que orientam a LDB e as DCN. Dessa maneira, reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. A BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.
São ações que caracterizam a concepção de currículo presente na organização da BNCC, EXCETO:
Alternativas
Q2567947 Pedagogia
Segundo o artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação Básica, alterado pela Lei Federal 10639-03 nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira ministrados:
I - No âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. II - No âmbito somente do currículo do ensino fundamental, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. III - No âmbito de todo o currículo escolar, somente nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. IV - No âmbito do currículo oficial da Rede de Ensino em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2567948 Pedagogia
A Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002 institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e traz como aspectos possíveis à proposta pedagógica das escolas classificadas como rurais, EXCETO:
Alternativas
Q2567949 Pedagogia
As escolas do Sistema Municipal de Ensino de Uberaba oferecem a educação especial, modalidade da educação básica, preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Configuram-se como estratégia da modalidade educação especial:
I- O Atendimento Educacional Especializado – AEE – é um serviço da educação especial e é oferecido no contraturno do Ensino Regular. II- O Atendimento Educacional Especializado – AEE – deve ser articulado com o projeto político-pedagógico da escola de modo a substituir o ensino regular. III- A regulamentação e a oferta do atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais obedecem à legislação específica e o Atendimento Educacional Especializado – AEE configura-se como estratégia pedagógica realizada no contraturno do ensino regular. IV- A regulamentação e a oferta do atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais segue à normatização municipal, sem a necessidade de realizar uma aproximação com os propósitos da educação inclusiva, em cumprimento aos dispositivos legais e político-filosóficos nacionais.
Sobre as afirmativas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2567967 Pedagogia


Disponível em: <https://www.facebook.com/photo/?fbid=675780447919539&set=a.475822997915286>. Acesso em 10 out. 2023

Segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, é importante identificar as funções sociocomunicativas dos diversos gêneros textuais para se conseguir “Inferir e justificar, em textos multissemióticos (tirinhas, charges, memes, gifs, etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc.” Diante disso, no que diz respeito ao sentido geral da tirinha, CONSTATA-SE que: 
Alternativas
Q2567968 Pedagogia

TEXTO 07

Círculo de leitura (Rildo Cosson)


Círculo de leitura é uma prática de leitura coletiva e compartilhamento de textos. A atividade, que também pode receber outros nomes, tais como clube de leitura, clube do livro, círculo de literatura, oficina de leitura, consiste basicamente na reunião de um grupo de pessoas, em encontros sucessivos, para discutir a leitura de uma obra literária ou não. Esses encontros podem ser realizados como parte do programa de leitura de uma biblioteca ou atividade regular de sala de aula da disciplina Língua Portuguesa ou Literatura. Eles também podem ser promovidos por uma livraria ou café cultural e funcionar como um modo de socialização entre amigos que gostam de ler determinados tipos de livro. Há círculos de leitura que acontecem virtualmente em uma página na Internet e outros que combinam os encontros presenciais com registros on-line.

Esses diversos modos de funcionamento de círculos de leitura podem ser agrupados em três tipos: os estruturados, os semiestruturados e os abertos ou não estruturados. Em um círculo de leitura estruturado, os participantes seguem um roteiro com atividades bem definidas para o acompanhamento da leitura, a discussão e o registro de conclusões. Os círculos semiestruturados são controlados por um condutor, que organiza as atividades e orienta o processo de leitura dos participantes. Os círculos abertos ou não estruturados têm condução coletiva das atividades de leitura, as quais se restringem à seleção das obras e à discussão sobre as impressões de leitura. 

Independentemente do formato, o primeiro passo para se montar um círculo de leitura é identificar os participantes e seus interesses de leitura. No caso da sala de aula, o professor deve estar atento, por um lado, aos interesses imediatos dos alunos, e, por outro, ao objetivo de formar leitores literários. O passo seguinte é a seleção das obras, que deve ser negociada conforme os princípios do primeiro passo. O terceiro passo é a elaboração da agenda de leituras e reuniões. O quarto é a preparação dos leitores, ou seja, é preciso “ensaiar” uma leitura com todos os participantes do grupo para que saibam como devem proceder nas reuniões futuras. Esse passo é fundamental na escola e deve ser bem preparado pelo professor. O quinto passo é o compartilhamento das leituras. Em uma sala de aula, esse compartilhamento acontece quando os alunos, divididos em grupos, discutem o que leram. O sexto é o registro das leituras, que consiste na reflexão, preferencialmente por meio da escrita, sobre a obra que foi lida e o que se aprendeu na discussão do grupo. O sétimo e último passo é a avaliação, normalmente uma reunião dedicada a um balanço do funcionamento do círculo de leitura. Na escola, esse é o momento em que o professor suspende as leituras e as discussões para, com toda a turma, fazer os ajustes que todos julguem necessários para o aprimoramento das atividades, combinando avaliação e autoavaliação. 


Disponível em: <https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/circulo-deleitura>. Acesso em 11 out. 2023

O conceito de “círculo de leitura” de Rildo Cosson, disponível no site do Ceale, da UFMG, dialoga diretamente com as Competências Específicas da Língua Portuguesa, presentes no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, na alternativa:
Alternativas
Q2567969 Pedagogia

TEXTO 07

Círculo de leitura (Rildo Cosson)


Círculo de leitura é uma prática de leitura coletiva e compartilhamento de textos. A atividade, que também pode receber outros nomes, tais como clube de leitura, clube do livro, círculo de literatura, oficina de leitura, consiste basicamente na reunião de um grupo de pessoas, em encontros sucessivos, para discutir a leitura de uma obra literária ou não. Esses encontros podem ser realizados como parte do programa de leitura de uma biblioteca ou atividade regular de sala de aula da disciplina Língua Portuguesa ou Literatura. Eles também podem ser promovidos por uma livraria ou café cultural e funcionar como um modo de socialização entre amigos que gostam de ler determinados tipos de livro. Há círculos de leitura que acontecem virtualmente em uma página na Internet e outros que combinam os encontros presenciais com registros on-line.

Esses diversos modos de funcionamento de círculos de leitura podem ser agrupados em três tipos: os estruturados, os semiestruturados e os abertos ou não estruturados. Em um círculo de leitura estruturado, os participantes seguem um roteiro com atividades bem definidas para o acompanhamento da leitura, a discussão e o registro de conclusões. Os círculos semiestruturados são controlados por um condutor, que organiza as atividades e orienta o processo de leitura dos participantes. Os círculos abertos ou não estruturados têm condução coletiva das atividades de leitura, as quais se restringem à seleção das obras e à discussão sobre as impressões de leitura. 

Independentemente do formato, o primeiro passo para se montar um círculo de leitura é identificar os participantes e seus interesses de leitura. No caso da sala de aula, o professor deve estar atento, por um lado, aos interesses imediatos dos alunos, e, por outro, ao objetivo de formar leitores literários. O passo seguinte é a seleção das obras, que deve ser negociada conforme os princípios do primeiro passo. O terceiro passo é a elaboração da agenda de leituras e reuniões. O quarto é a preparação dos leitores, ou seja, é preciso “ensaiar” uma leitura com todos os participantes do grupo para que saibam como devem proceder nas reuniões futuras. Esse passo é fundamental na escola e deve ser bem preparado pelo professor. O quinto passo é o compartilhamento das leituras. Em uma sala de aula, esse compartilhamento acontece quando os alunos, divididos em grupos, discutem o que leram. O sexto é o registro das leituras, que consiste na reflexão, preferencialmente por meio da escrita, sobre a obra que foi lida e o que se aprendeu na discussão do grupo. O sétimo e último passo é a avaliação, normalmente uma reunião dedicada a um balanço do funcionamento do círculo de leitura. Na escola, esse é o momento em que o professor suspende as leituras e as discussões para, com toda a turma, fazer os ajustes que todos julguem necessários para o aprimoramento das atividades, combinando avaliação e autoavaliação. 


Disponível em: <https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/circulo-deleitura>. Acesso em 11 out. 2023

Segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, a habilidade “reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade” apresenta algumas sugestões de condições didáticas e a alternativa identifica CORRETAMENTE a prática que mais se aproxima dessa habilidade do conceito de “Círculo de leitura” proposto por Rildo Cosson é: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: B
6: B
7: A
8: D
9: C
10: B
11: A
12: B
13: D
14: B