Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Farmacêutico

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Farmacêutico |
Q1340670 Farmácia

O Código de Ética Farmacêutica é constituído por normas que se aplicam aos farmacêuticos, em qualquer cargo ou função, independentemente do estabelecimento ou instituição a que estejam prestando serviço, de acordo com princípios fundamentais. Analise-os.


I. Ao farmacêutico cabe zelar pelo perfeito desempenho ético da farmácia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.

II. O farmacêutico deve denunciar às autoridades competentes quaisquer formas de poluição, deterioração do meio ambiente ou riscos inerentes ao trabalho, prejudiciais à saúde e à vida.

III. O farmacêutico deve manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão da sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção.

IV. O farmacêutico deve ser solidário com as ações em defesa da dignidade profissional e empenhar-se para melhorar as condições de saúde e os padrões dos serviços farmacêuticos, assumindo sua parcela de responsabilidade em relação à assistência farmacêutica, à educação sanitária e à legislação referente à saúde.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Farmacêutico |
Q1340672 Farmácia

A relação ética do exercício da profissão farmacêutica prevê direitos e deveres dos profissionais. Sobre os direitos do profissional, embasados no Código de Ética Farmacêutica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Emprestar seu nome para propaganda de medicamento ou outro produto farmacêutico, tratamento, instrumental ou equipamento hospitalar, empresa industrial ou comercial com atuação no ramo farmacêutico.

( ) Permitir a utilização de seu nome, mesmo como responsável técnico, pelos estabelecimentos públicos ou privados, ainda que não exerça, pessoal e efetivamente, a profissão, porém, esteja assessorado por auxiliares competentes.

( ) Cobrar e receber remuneração do usuário do serviço público ou privado, podendo, dessa forma, ampliar seus vencimentos.

( ) Exercer, simultaneamente, a farmácia e a medicina.

( ) Recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada onde inexistam condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o paciente, com direito à representação, junto a autoridades sanitárias e profissionais, contra a instituição.


A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: X
2: A