Questões de Concurso Público Prefeitura de Xinguara - PA 2020 para Professor de História

Foram encontradas 34 questões

Q1718274 Português
TEXTO 

A importância de perder peso

     Vou ao supermercado e constato o crescimento do setor de dietéticos. Abro revistas e me deparo com as exigências de se ter um corpo esbelto. As clínicas de cirurgia plástica estão com a agenda lotada de homens e de mulheres esperando sua vez para lipoaspirar, cortar, reduzir. A sociedade toda conspira a favor da magreza, e de certo modo isso é positivo, ser magro faz bem para a autoestima e para a saúde. Mas não tenho visto ninguém estimular outro tipo de dieta igualmente necessária para o bem-estar da população. Encontro suco light, chocolate light, iogurte light, mas pessoas light são raridade.
    Muita gente se preocupa em ser magro, mas não se preocupa em ser leve. Tem criatura aí pesando 48 quilos e que é um chumbo. São aqueles que vivem se queixando. Possuem complexo de perseguição, acham que o planeta inteiro está contra eles. Não se dão conta da sua arrogância, possuem certeza de que são a razão da existência do universo. Estão sempre dispostos a fazer uma piadinha maldosa, uma fofoquinha desabonadora sobre alguém.
     Ressentidos, puxam o tapete dos outros para se manter em pé. Não conseguem ver graça em nada, não relevam as chatices comuns do dia a dia, levam tudo demasiadamente a sério. São patrulhadores, censores, carregam as dores do mundo nas costas. Magrinhos, é verdade. Mas que gente pesada!
     (...)
  Eu proponho uma campanha de saúde pública: vamos ser mais bem-humorados, mais desarmados. Podemos ser cidadãos sérios e respeitáveis e, ao mesmo tempo, leves. Basta agir com mais delicadeza, soltura, autenticidade, sem obediência cega às convenções, aos padrões. Um pouco mais de jogo de cintura, de criatividade, de respeito às escolhas alheias. Vamos deixar para sofrer pelo que é realmente trágico e não por aquilo que é apenas um incômodo, senão fica impraticável atravessar os dias.
    Dores de amor, falta de grana e angústias existenciais são contingências da vida, mas você não precisa soterrar os outros com seus lamentos e más vibrações. Sustente seu próprio fardo e esforce-se para aliviá-lo. Emagreça onde tem que emagrecer: no espírito, no humor. E coma de tudo, se isso ajudar.
Martha Medeiros
A intencionalidade discursiva do texto indica, principalmente, que
Alternativas
Q1718275 Português

Disponível em http://jornalvr.com.br/noticia/o-que-voce-sabesobre-a-doacao-de-orgaos/. Acesso em 28.mar.2020
De acordo com os elementos verbais e imagéticos que constituem o texto, o apelo mais latente do anúncio encontra-se
Alternativas
Q1718276 Português
    Texto

O leão e o rato

   Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
    Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
   Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
   Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
   Uma boa ação gera uma boa reação.
Esopo
O texto narrativo é baseado em uma ação que envolve personagens, tempo, espaço, conflito, clímax e desfecho. Dessa forma, tendo por base o gênero fábula em análise, pode-se afirmar que
Alternativas
Q1718277 Português
TEXTO 

Amor?
Receios, desejos,
promessas de paraísos,
depois sonhos, depois risos,
depois beijos!

Depois...
E depois, amada?
Depois dores sem remédio,
depois pranto, depois tédio,
depois... nada!"

"Foge! Arrasta contigo essa tortura
que o remédio é pior do que a própria doença,
pois, para se curar um amor tal qual esse...
- Que me resta fazer?
- Juca Mulato: esquece! "

"E quando vai buscar sua felicidade,
ele, que poderia encontrá-la em si mesmo,
escondeu-a tão bem que nem sabe onde está!"

" Sofre, Juca Mulato, é tua sina, sofre...
Fechar ao mal de amor nossa alma adormecida
é dormir sem sonhar, é viver sem ter vida...
Ter, a um sonho de amor, o coração sujeito
é o mesmo que cravar uma faca no peito.
Esta vida é um punhal com dois gumes fatais:
não amar é sofrer; amar é sofrer mais"!

Menotti Del Picchia. JUCA MULATO
No verso, “...pois, para se curar um amor tal qual esse...”, o termo destacado, no contexto do poema, trata-se de um exemplo de coesão por
Alternativas
Q1718278 Português
TEXTO

Bairro com mais idosos no Rio, Copacabana tem desobedientes da quarentena

   Perto da avenida Nossa Senhora de Copacabana, a mais movimentada do bairro da zona sul do Rio, a professora Kátia Prentki, 53 anos, afirma que a pandemia causada pelo covid-19 não alterou muito sua rotina. Ela dá aulas particulares para pessoas de todas as idades, e diz que sua presença na rua tem um propósito: "Não estou apenas passeando". De fato, segundo as autoridades sanitárias, ela pode também estar transportando o vírus para o apartamento onde mora com o pai, de 93 anos, uma irmã e uma prima. Ou, quando faz o caminho inverso, levando para os alunos.

Disponível em https://noticias.uol.com.br/colunas/paulosampaio/2020/03/22/bairro-com-mais-idosos-no-rio-copacabana-temdesobedientes-da-quarentena.htm. Acesso em 24.mar.2020.
Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na oração e a das orações no discurso, bem como a relação lógica das orações entre si. A partir dessa definição, marque o item em que o termo negritado apresenta sua função sintática correta entre parênteses.
Alternativas
Q1718279 Português
TEXTO

Por que sou contra o estatuto do desarmamento

   Há, aproximadamente, dez anos, o povo brasileiro foi às urnas participar de um referendo que restringia o uso de armas de fogo. Com isso, acreditava que o índice de homicídio e a violência generalizada pelo uso de arma de fogo seriam sanados no país. No entanto, dados do Mapa da Violência (apresentado em maio deste ano) mostram que, entre 1980 e 2012, houve um aumento de 387% do número de mortes por armas de fogo. Neste mesmo período, a população brasileira cresceu 61%. Pelo menos 116 pessoas morreram por dia no Brasil em 2012 por disparos de armas de fogo. É o equivalente a impressionantes 4,8 mortes por hora, índice parecido ou superior ao registrado em países em guerra. Ou seja, ao longo dos anos, o Estatuto do Desarmamento mostrou ser um fracasso, quando restringe o cidadão de garantir sua própria defesa e, ao mesmo tempo, não desarmou aqueles que utilizam uma arma para vários tipos de crimes.
   (...)
   O Estatuto do Desarmamento não é solução para a violência. É preciso promover o fortalecimento das instituições do Estado, do sistema penitenciário e do sistema de segurança pública como um todo e realizar reformas do Código Penal. O Estatuto não tem eficácia, além de tirar o direito do cidadão comum de se defender da insegurança e concentrar as armas nas mãos dos bandidos, já que esses jamais entregarão seus armamentos.

Disponível em http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2015/11/15/inter na_politica,610442/porque-sou-contra-o-estatuto-do-desarmamento.shtml. Acesso em 25.mar.2020.
Analise os períodos e responda ao comando que segue.
“...o povo brasileiro foi às urnas participar de um referendo que¹ restringia o uso de armas de fogo.” “...dados do Mapa da Violência mostram que² houve um aumento de 387% do número de mortes por armas de fogo...”
Pode-se constatar que os elementos coesivos negritados são, respectivamente
Alternativas
Q1718280 Português
TEXTO

Admirável chip novo

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo

Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado

Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
Pitty
No verso da letra de canção, “Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer”, o termo negritado assume função morfossintática de
Alternativas
Q1718281 Português


Alexandre Beck
A coesão referencial é um mecanismo coesivo que cria um sistema de vínculos entre palavras, entre orações e entre diferentes partes de um mesmo texto. Logo, a palavra “educação” é retomada por meio do pronome oblíquo em “sabotá-la”, o qual desempenha a função sintática de
Alternativas
Q1718282 Português
TEXTO

Fanatismo

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida ...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim !

E, olhos postos em ti, digo de rastros :
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim! ..."

Florbela Espanca
No verso, “Pois que tu és já toda a minha vida!” a estrutura verbal negritada, empregada no infinitivo pessoal, passa a ser
Alternativas
Q1718283 Português

Legenda
Ai, amiga, então quer dizer que ele está saindo com uma bonitona que conheceu na academia?! Sinto muito ...


Legenda
Tudo bem, já me senti vingada quando ela falou na frente dos amigos dele: Tenho bebido menas coca-cola! 
Como em “...tenho bebido menas coca-cola”, há também uma infração às regras de concordância nominal no item
Alternativas
Q1718284 História e Geografia de Estados e Municípios
Outros aspectos geográficos importantes do município de Xinguara são a hidrografia, topografia e geologia. Sobre esses assuntos relacionados ao município de Xinguara assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1718285 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre a criação do município de Xinguara, esta localidade foi elevada à categoria de município, com a denominação de Xinguara, através da Lei Estadual n° 5.028 de 13 de maio de 1982, sendo desmembrada do município de:
Alternativas
Q1718286 História e Geografia de Estados e Municípios
Com relação à vegetação do município de Xinguara, a mesma é representada pela Floresta Equatorial Latifoliada, apresentando alguns subtipos. Analise os itens a seguir com relação à vegetação presente no município de Xinguara.
I. A Floresta Submontanhada em relevo aplainado e Floresta Mista (Cocal) recobrem a maior parte do município de Xinguara. II. Não há ocorrência de Cerrado no município de Xinguara. III. Grandes clareiras na floresta foram abertas para a implantação de pastagens artificiais destinadas ao forrageamento animal, em projetos agropecuários. IV. A caatiga está presente em boa parte do território do município de Xinguara.
É correto o que se afirma
Alternativas
Q1718287 História e Geografia de Estados e Municípios
Com relação ao clima o município de Xinguara insere-se na categoria equatorial superúmido, tipo Am (classificação de Köppen) no limite de transição para o Aw. Com base nos conhecimento geográficos do clima do município de Xinguara, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1718288 História
Sobre a Pré-História no Brasil e os primeiros habitantes assinale V para as assertivas que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Os primeiros habitantes do Brasil não deixaram nada escrito. Mas deixaram muitos vestígios arqueológicos, como cavernas com pinturas rupestres, fósseis de bichos pré-históricos, objetos como ponta de flechas, machados, sepulturas, etc.
( ) As marcas da pré-história brasileira estão presentes em todos os cantos do país. E o nome do conjunto desses vestígios encontrados em determinada região recebe o nome de sítio arqueológico e o mais conhecido em nosso país é o da Serra da Capivara no estado do Piauí.
( ) Os homens pré-históricos brasileiros viviam em pequenas famílias, e não faziam divisões de tarefas entre os homens e mulheres. As mulheres eram responsáveis pelo preparo dos alimentos, cuidar das crianças, por caçar e proteger seu grupo.
( ) Usavam o fogo para cozinhar e como forma de proteção, e faziam pinturas rupestres nas paredes das cavernas. Nos desenhos, feitos com sangue de animais, carvão e minerais misturados com água, retratavam cenas de parto, relações sexuais, caça de animais, rituais e atividades do cotidiano.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Q1718289 História
A transição do período Paleolítico Superior para o Neolítico foi acompanhada por algumas mudanças para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar
Alternativas
Q1718290 História
Antiguidade Oriental é um conceito utilizado para identificar as civilizações que se desenvolveram durante a Idade Antiga no Oriente, em especial no norte da África e no Oriente Médio, como a Egípcia e Mesopotâmica. Levando em consideração essa temática, correlacione as colunas abaixo:
Coluna I 1 Egito 2 Mesopotâmia
Coluna II ( ) A civilização se construiu no norte da África a partir de diversos agrupamentos, chamados nomos, que se instalaram às margens do Rio Nilo.
( ) É uma região localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e seu nome significa “entre rios”. Possuía extensas áreas férteis, o que favoreceu a ocupação humana. ( ) Os diferentes povos que povoaram a região se organizaram em cidades-estados, ou seja, cidades independentes que possuíam governo próprio e autônomo. ( ) Durante o período de auge do Império, a sociedade era dominada pelo Faraó, considerado uma figura divina. Abaixo do Faraó estavam os nobres e sacerdotes. ( ) Berço do Código de Hamurabi, que é o mais antigo código de leis conhecido, baseado na “lei do Talião”, cujo princípio mais conhecido era o do “olho por olho, dente por dente”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Q1718291 História
Qual a diferença entre um vassalo e um suserano na sociedade feudal?
Alternativas
Q1718292 História
Assinale o item que melhor descreve os aspectos da vida econômica na Grécia.
Alternativas
Q1718293 História
Sobre a China nos Séculos XVI e XVII, assinale V para as assertivas que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) No início do século XVI, o sistema de parcelas de terra atribuídas aos camponeses, que surgiu ao mesmo tempo que a propriedade estatal da terra, começou a desintegrar-se. ( ) A política externa dos governantes Ming nos séculos XVI e XVII foi de carácter ofensivo e não possuía aspectos que fazia lembrar a dos governantes Sung. ( ) Não houve revoltas populares em larga escala e consequentemente a necessidade de reformas não se fez premente. ( ) A maioria dos estados do Sudeste Asiático eram de tipo feudal avançado. Em todos eles, a terra pertencia uma parte ao Estado e a outra aos camponeses, existia uma burocracia feudal e estava a formar-se uma classe de proprietários de terras.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: C
6: B
7: D
8: A
9: C
10: B
11: C
12: D
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: A
19: A
20: C