Questões de Concurso Público IFC-SC 2015 para Biologia/Geociências

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia/Geociências |
Q745089 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Sensoriamento Remoto é uma ciência que visa o desenvolvimento da obtenção de imagens da superfície terrestre por meio da detecção e medição quantitativa das respostas das interações da radiação eletromagnética com os materiais terrestres. I. Nenhum outro tipo de sensor que obtenha imagens que não seja pela detecção da radiação eletromagnética deve ser classificado como sensoriamento remoto. II. A detecção ou identificação de um objeto nas imagens de sensoriamento remoto é determinada somente pela resolução espacial. III. Um objeto somente pode ser resolvido (detectado), quando o tamanho deste é, no mínimo, igual ou maior do que o tamanho do elemento de resolução no terreno, ou seja, da resolução espacial. Por exemplo, se uma casa tem 20 m x 20 m de tamanho, a resolução espacial da imagem deveria ser, no mínimo, de 20 metros para que essa casa possa ser identificada na imagem. IV. A quantidade de energia associada a uma radiação eletromagnética é diretamente proporcional ao seu comprimento de onda. A sequência correta é:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia/Geociências |
Q745090 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as assertivas abaixo e assinale a sequência correta: I. Um sistema de classificação de uso da terra deve basear-se apenas em dados de sensoriamento remoto que fornecem principalmente informações sobre a cobertura do solo. II. As tecnologias relacionadas ao sensoriamento remoto podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores. III. A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites. IV. Foi durante a Guerra do Golfo que a aplicação do GPS obteve sucesso, por isso, o GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. A sequência correta é:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia/Geociências |
Q745091 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as assertivas abaixo e assinale a sequência correta: I. Solos com maiores ou menores teores de argila ou matéria orgânica não influenciam a reflectância espectral dos solos. II. O único componente resultante da interação da radiação solar com as plantas que cobrem uma superfície e de importância no mapeamento de cobertura do solo é a reflectância. III. O estado físico da água não interfere no comportamento espectral, ou seja, a absorção da radiação eletromagnética ocorre da mesma maneira em cada estado físico. IV. O programa Landsat foi o primeiro programa de satélite de sensoriamento remoto destinado à observação dos recursos terrestres. A sequência correta é:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia/Geociências |
Q745093 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as assertivas abaixo e assinale a sequência correta: As formas de relevo constituem o objeto de estudo da Geomorfologia. A existência desse objeto bem definido, com significativo e diversificado conteúdo a ser compreendido e explicado, a sistematização do conhecimento já atingido, o valor alcançado por suas concepções teóricas, o caráter prático da aplicação dos seus conhecimentos e a crescente importância que a sociedade lhe tem conferido fazem com que a Geomorfologia venha sendo vista uma ciência autônoma. I. A astenosfera é uma região do manto superior, entre 100 e 350 km de profundidade, com características plásticas e capaz de fluir, cuja existência viabilizou a teoria da deriva continental e da tectônica de placas. II. Epirogenia são os processos tectônicos pelos quais vastas regiões da crosta terrestre são deformadas e elevadas, para formar os grandes cinturões montanhosos, tais como os Andes. III. Intemperismo são processos físicos, químicos e biológicos que produzem desagregação e alteração da composição química e mineralógica das rochas, em outras palavras, transformam rochas em solo. IV. A evaporação dos lagos, rios e mares e a transpiração oriunda dos seres vivos participam do ciclo hidrológico, e a água que retorna ao solo, em forma de chuva, terá imprescindível papel na formação do lençol freático. A sequência correta é:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia/Geociências |
Q745095 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A Geomorfologia Fluvial engloba o estudo dos cursos de água e o das bacias hidrográficas. Enquanto o primeiro se detém nos processos fluviais e nas formas resultantes do escoamento das águas, o segundo considera as principais características das bacias hidrográficas que condicionam o regime hidrológico. Essas características ligam-se aos aspectos geológicos, às formas de relevo e aos processos geomorfológicos, às características hidrológicas e climáticas, à biota e à ocupação do solo. I. Na definição dos tipos de leito fluvial, o leito menor corresponde à parte do canal ocupada pelas águas e cuja frequência impede o crescimento da vegetação. No entanto, este tipo de leito não é delimitado por margens bem definidas. II. Na definição de padrões de drenagem, quando os rios nascem próximos de um ponto comum e se irradiam para todas as direções, a drenagem é classificada como radial centrípeta. III. Quanto menor for o perímetro molhado de um fluxo (ou mais lisa a calha fluvial), maior será o valor do raio hidráulico, que é uma medida da eficiência do fluxo. IV. A velocidade de decantação de partículas num fluxo depende da densidade das partículas. A argila decanta mais rapidamente que a areia pela sua maior densidade. A sequência correta é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: A