Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2018 para Professor – Nível Superior

Foram encontradas 17 questões

Q1631725 Pedagogia
Entende-se por educação especial, para os efeitos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
Alternativas
Q1631726 Pedagogia
Nos últimos anos, novas demandas sociais, educacionais e curriculares vêm induzindo a (re)formulação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. A atualização da Proposta Curricular torna-se, assim, necessária em face do conjunto dessas diretrizes e de demandas das redes de ensino do Estado de Santa Catarina. O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional. São eles:

I. Perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito.
II. Concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular.
III. Atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação.
IV. Superação que expressa a diversidade de ideias e abordagens que não caracterizam as pessoas que a construíram e os grupos que representam.

Estão corretas somente as alternativas:
Alternativas
Q1631727 Pedagogia
Segundo a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a educação infantil está organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
IV. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.


Está em consonância com essa lei:
Alternativas
Q1631728 Pedagogia
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional evidenciou a importância da Educação Infantil, que passou a ser considerada como primeira etapa da Educação Básica. Dessa forma, o trabalho pedagógico com a criança de 0 a 6 anos adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, qual seja: atender às especificidades do desenvolvimento das crianças dessa faixa etária e contribuir para a construção e o exercício de sua cidadania. No capítulo sobre a Educação Básica, essa lei define a finalidade da Educação Infantil como:
Alternativas
Q1631729 Pedagogia
Conforme o PNE, a determinação legal (Lei nº 10.172/2001, meta 2 do Ensino Fundamental) de implantar progressivamente o Ensino Fundamental de nove anos, pela inclusão das crianças de seis anos de idade, tem duas intenções: “oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade”. O PNE estabelece, ainda, que a implantação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos, deve se dar em consonância com a universalização do atendimento na faixa etária de:
Alternativas
Q1631730 Pedagogia
A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas às áreas ligadas às Ciências Sociais e Ciências Naturais, chegando mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas, como no caso dos temas Meio Ambiente e Saúde. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a compor um conjunto articulado e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. O currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e outros temas podem ser incluídos. O conjunto de temas aqui proposto (Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual) recebeu o título geral de:
Alternativas
Q1631731 Pedagogia
Um ponto central da teoria de: é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDP), que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a ZDP é a distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender. Seria neste campo que a educação atuaria, estimulando a aquisição do potencial, partindo do conhecimento da ZDP do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, ao ser alcançado, passa a ser o conhecimento real e a ZDP redefinida a partir do que seria o novo potencial. Estamos falando da teoria de:
Alternativas
Q1631732 Pedagogia
Segundo, José Carlos Libâneo, A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como:
Alternativas
Q1631733 Pedagogia
Considerando a multiplicidade de realidades do país, a LDB é uma lei indicativa e não resolutiva das questões do dia a dia. Portanto, trata das questões da educação de forma ampla sendo o detalhamento do funcionamento do sistema objeto de decretos, pareceres, resoluções e portarias. Partindo desses pressupostos, a LDB não pode deixar de discutir o que diz respeito à avaliação. Em seu Art. 13, diz que os docentes incumbir-se-ão de, EXCETO:
Alternativas
Q1631734 Pedagogia
Planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais. Nessa perspectiva, relacione:

I. Planejamento Educacional. II. Planejamento da Escola ou planejamento Escolar. III. Planejamento Curricular. IV. Planejamento de Ensino.

( ) Atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e problemática do contexto social” (LIBÂNEO, 1992).
( ) É o “… processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interação entre professor e alunos e entre os próprios alunos”. (PADILHA, 2001)
( ) Também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “… é o de maior abrangêcia, correspondendo ao planejamento que é feito em novel nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais”. (VASCONCELOS, 2000).
( ) É o “… processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares”. (VASCONCELOS, 1995).
Alternativas
Q1631735 Pedagogia
Gadotti (2000), ao discutir Projeto Político-Pedagógico também aponta como princípios centrais para a gestão democrática da escola:
Alternativas
Q1631736 Pedagogia
Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Tratando-se das Tendências Liberais, podemos citar:
Alternativas
Q1631737 Pedagogia
Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno. Estamos falando da Tendência:
Alternativas
Q1631738 Pedagogia
Segundo a Lei 9.394/96 Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. O poder de argumentação do sistema político, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Estão em consonância com essa lei, as alternativas:
Alternativas
Q1631739 Pedagogia
 Utilizamos o termo desenvolvimento motor para nos referirmos ao desenvolvimento do movimento. Aqueles que estudam o desenvolvimento motor exploram as mudanças desenvolvimentais em movimentos e os fatores que subjazem a essas mudanças. Tais estudos voltam-se para o processo de mudança e para o resultado do movimento. Nem toda mudança no movimento é desenvolvimento. Por exemplo, se um professor de tênis provoca uma mudança da batida forehand no estudante, mudando a forma de o estudante empunhar a raquete, não chamamos essa mudança de desenvolvimento motor. Em vez disso, utilizamos o termo:  
Alternativas
Q1631740 Pedagogia
É um aumento quantitativo em tamanho ou magnitude. Organismos vivos têm um período de crescimento do tamanho físico. Para os seres humanos, esse período começa com a concepção e termina no final da adolescência ou no início da segunda década de vida. Mudanças no tamanho dos tecidos após o período de crescimento físico, nos referimos a:
Alternativas
Q1631741 Pedagogia
Segundo José Carlos Libâneo (2004), enquanto projeção do projeto pedagógico, o _______ define o que ensinar, o para que ensinar, o como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: A
6: A
7: B
8: A
9: A
10: B
11: D
12: C
13: A
14: A
15: C
16: A
17: D