Questões de Concurso Público IF-ES 2024 para Professor EBTT - Atendimento Educacional Especializado
Foram encontradas 35 questões
Com relação à situação hipotética relatada, o Napne
Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso, de acordo com as Diretrizes Operacionais estabelecidas para o AEE. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
( ) O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras prejudiciais à sua plena participação na sociedade e ao desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) Consideram-se recursos de acessibilidade na educação aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos demais serviços.
( ) Alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.
( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular, em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação, e com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e à promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas. Com relação a essa Lei, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso. Em seguida, assinale a sequência correta das letras, de cima para baixo:
( ) Os entes federados devem garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.
( ) Contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), as matrículas dos (as) estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular.
( ) Desenvolver indicadores específicos de avaliação da qualidade da educação especial, bem como da qualidade da educação bilíngue para surdos.
( ) Implementar programas específicos para formação de profissionais da educação para as escolas do campo, de comunidades indígenas, de quilombolas e para a educação especial.
CONTE, Elaine; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia assistiva, direitos humanos e Educação inclusiva: uma nova sensibilidade. Educação em Revista, Belo Horizonte n.33e163600, 2017.
No artigo citado, os autores abordam os percursos inclusivos da TA e suas contribuições para a educação em direitos humanos. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta:
Com base na Resolução nº 55/2017 do Ifes, assinale a alternativa correta:
COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Terceira Parte- Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. V.3. Porto Alegre/RS: Grupo A, 2015, p. 30.
Ao abordarem os transtornos do desenvolvimento e as necessidades educativas especiais, os referidos autores apresentam relevantes contribuições no que tange à compreensão histórica das bases psicológicas da aprendizagem. Relacione as colunas e assinale a sequência correta da coluna 2, de cima para baixo:
Coluna 1
(1) Educação especial na primeira metade do século XX.
(2) Educação especial no período entre 1960 e 1970.
(3) Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Coluna 2
( ) Está associada ao conceito de necessidades educativas especiais.
( ) Mostra-se um processo mais sistêmico, interativo e contextualizado.
( ) Ênfase nos fatores inatos e orgânicos.
( ) Oferta de serviços sociais encontrados na aproximação dos atendimentos médicos, psicológicos e educacionais, realizados nas residências dos cidadãos.
( ) Avaliação psicométrica como principal método para conhecer a capacidade de aprendizagem dos alunos.
( ) Fortalecimento de teorias mais interativas, nas quais a deficiência é estudada em relação a fatores ambientais e em função da experiência educativa.
Coluna 1
(1) Tipo Intelectual
(2) Tipo Criativo
(3) Tipo Social
(4) Tipo Talento Especial
Coluna 2
( ) apresenta originalidade; imaginação; capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora; sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir de modo diferente; facilidade de autoexpressão; fluência e flexibilidade.
( ) pode se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou técnicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho.
( ) apresenta flexibilidade e fluência de pensamento abstrato para fazer associações, além de produção ideativa, raciocínio, compreensão e memória elevadas, capacidade de resolver e lidar com problemas e julgamento crítico.
( ) revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, além de capacidade para resolver circunstâncias sociais complexas e alto poder de persuasão e de influência.
( ) As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado devem assemelhar-se àquelas realizadas na sala de aula comum, entretanto, não são substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
( ) A partir da perspectiva conceitual transformadora da Declaração de Salamanca (1994), as políticas educacionais implementadas passaram a alcançar o objetivo de levar a escola comum a assumir o desafio de atender às necessidades educacionais de todos os alunos.
( ) As definições do público-alvo da educação especial devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro de deficiência, transtornos, distúrbios e aptidões. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente, transformando o contexto no qual se inserem.
( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com transtornos funcionais específicos (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: