Questões de Concurso Público IF-MS 2016 para Professor - Engenharia Mecânica
Foram encontradas 25 questões
Dentre os itens a seguir, indique aquele que se relaciona com os princípios e fins da educação nacional, expressos no Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº. 9.394/96.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio poderá ser desenvolvida nas seguintes formas:
Analise as alternativas a seguir, com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e assinale a alternativa correta:
I. Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos e poderão ser articulados à formação inicial e continuada de trabalhadores ou à educação profissional técnica e tecnológica.
II. Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho.
III. Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.
IV. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.
Cabe ao docente ocupante de cargo no magistério público federal observar a legislação que rege sua carreira na categoria funcional de professor do ensino básico, técnico e tecnológico e a que disciplina sua atuação na administração pública. Tendo como base as normativas para o Servidor Público Federal, analise as proposições e julgue se são verdadeiras ou falsas.
I. Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares, atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo, são deveres do servidor público expressamente previstos no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.
II. Manter conduta compatível com a moralidade administrativa, ser assíduo e comunicar aos seus superiores irregularidades ou atos contrários ao interesse público são obrigações do servidor público, no que se refere à observância da Lei 8.112/90 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo decreto 1.171/94.
III. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.
IV. A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.
V. O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, compreendendo-se a promoção como sendo a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que contempla uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme a Lei Nº. 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais.
Os materiais podem se estruturar de várias formas. Para a maioria dos materiais da engenharia esta estruturação se dá na forma cristalina, ou seja, os átomos do material são organizados de maneira regular e repetitiva ao longo de grandes volumes atômicos. Esta organização não é totalmente perfeita, pois não existe um material cristalino que não apresente algum tipo de imperfeição. Em relação às imperfeições ou defeitos cristalinos, é INCORRETO afirmar que:
O conhecimento sobre o comportamento mecânico dos materiais talvez seja um dos principais requisitos exigidos dos profissionais que atuam na área de engenharia. Afinal, é fundamental que os produtos confeccionados e/ou ferramentais utilizados não apresentem falhas quando colocados em serviço, atendendo, assim, aos requisitos para os quais foram projetados. Em relação às propriedades mecânicas dos materiais, é CORRETO afirmar que:
A microestrutura dos materiais representa, de maneira geral, a forma com que estes se organizam e está ligada à composição química e à forma de processamento à qual este material foi submetido. Uma ferramenta importante para o entendimento sobre a microestrutura dos materiais é o diagrama de fase, sendo este, basicamente, um mapa que evidencia o comportamento do material em função da temperatura e composição química. Sobre microestruturas e diagramas de fase, é CORRETO afirmar que:
A definição de dureza não é uma tarefa simples, pois esta característica está associada a diversos conceitos, como: resistência à penetração de um material em outro; resistência ao corte; resistência ao desgaste do material; resistência à tração do material; resistência à deformação permanente; entre outros conceitos. Contudo, existem vários ensaios conhecidos, normatizados e amplamente descritos na literatura específica que descrevem métodos pelos quais os valores de dureza dos materiais podem ser determinados. Com base no conhecimento destes métodos, aponte qual dos ensaios de dureza listados a seguir utiliza uma esfera de aço como penetrador para a determinação direta da dureza pela medição da deformação:
Um gás incompressível escoa em regime permanente no trecho de tubulação representado pela figura a seguir. Na seção A, a área é representada por: AA = 20 cm2 , e a velocidade de escoamento é representada por: vA = 15m/s. Se a área da seção B é AB = 10 cm2 , qual seria a velocidade de escoamento (vB) na seção B?
O número de Reynolds é um valor numérico adimensional, usado para definir se o movimento de um fluido é laminar ou turbulento, por exemplo. No caso de tubos, o escoamento é laminar para valores menores que 2000 e turbulento para valores maiores que 2400. Para valores entre 2000 e 2400, o escoamento é de transição. Nesse mesmo caso, o número de Reynolds depende das seguintes variáveis:
O tubo de Pitot, muito usado em mecânica dos fluidos, pode ser definido da seguinte forma:
A figura a seguir mostra, de forma esquemática, o funcionamento de uma prensa hidráulica. Os dois êmbolos têm, respectivamente, as áreas A1 = 10 cm2 e A2 = 100 cm2 . Se for aplicada uma força de 100 N no êmbolo 1, qual será a força transmitida no êmbolo 2?
Os softwares de CAD podem ser classificados pelo método de modelamento que eles utilizam. Há um método baseado no uso de elementos geométricos com formas padronizadas, como furos, chanfros, rebaixo e outros. Como é chamado esse tipo de modelamento?
Considerando a imagem a seguir, assinale a alternativa que corresponda às vistas corretas no primeiro diedro:
Sabendo que uma mola tem constante elástica k = 800 N/m e comprimento indeformado de 250 mm, determine as forças aproximadas nos cabos BC e BD quando a mola se encontra na posição mostrada na figura a seguir. Considere cos 45° = sen 45° = 0,70.
Fonte: HIBBELER, R.C. Estática - Mecânica para Engenharia. 12ª ed. 2011.
Localize o centroide (x, y) da peça de arame uniforme representada a seguir:
Fonte: HIBBELER, R.C. Estática - Mecânica para Engenharia. 12ª ed. 2011 (adaptada).
Observando a figura a seguir, determine o momento de inércia aproximado da área da seção transversal da viga em relação ao eixo y. Considere Iy = (hb³)/12.
Fonte: HIBBELER, R.C. Estática - Mecânica para Engenharia. 12ª ed. 2011 (adaptada).
O termo CNC vem do inglês Computer Numeric Control, que em português ficou conhecido como Comando Numérico Computadorizado. Esta modalidade de interação e programação dos ferramentais permitiu um enorme ganho na produtividade dos sistemas de produção modernos, pois possibilitou que as máquinas pudessem operar automaticamente sem a necessidade da constante atenção de um operador. Gerou, também, uma enorme redução dos custos, além de possibilitar a realização de operações mais complexas, que antes, apenas operadores com grande conhecimento técnico e habilidade podiam executar. Para permitir a comunicação com as máquinas, foi adotada como um padrão pela maioria dos fabricantes a linguagem G, que possui normas rígidas para manter as funções básicas e universais, mas que também permite aos fabricantes criar recursos próprios. Em relação às funções preparatórias e auxiliares dentro do sistema ISO (International System Organization) de programação CNC, assinale aquele comando que NÃO faz parte do sistema ISO:
Um manômetro de mercúrio é utilizado para medir a pressão no recipiente mostrado na figura a seguir. Sabendo que o mercúrio apresenta massa específica igual a 13,590 g/cm3 e diferença entre as alturas das colunas de 2,4 dm, determine a pressão relativa aproximada do recipiente no sistema internacional de unidades. Considere a pressão atmosférica de aproximadamente 100 kPa, a área da seção transversal do tubo transparente igual a 2 cm2 e a aceleração da gravidade de 9,81 m/s2 .
Fonte: Adaptado de VAN W. GORDON; Fundamentos da Tarmodinâmica Clássica. Edgard Blucher, 2006.