Questões de Concurso Público IF-PE 2017 para Arquiteto e Urbanista
Foram encontradas 29 questões
Em topografia, ângulos verticais são medidos entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. Eles podem se apresentar
I. ascendentes, acima do plano do horizonte.
II. com origem no Zênite ou Nadir, a partir da vertical do lugar.
III. intermediários, quando abaixo de 45º.
IV. descendentes, abaixo do plano do horizonte.
V. zerados. Estão
CORRETAS as afirmações constantes nos itens
A NBR 9050/15 aplica os seguintes termos e definições. Numere os termos a seguir com suas referidas definições.
I. ACESSIBILIDADE
II. ACESSÍVEL
III. ADAPTADO
IV. ADEQUADO
V. ÁREA DE APROXIMAÇÃO
( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.
( ) Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
( ) Espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação de todas as pessoas, para utilização de mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.
( ) Espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa.
( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis.
Assinale a sequência CORRETA.
Os sistemas construtivos são formados por um conjunto de subsistemas e componentes que se relacionam entre si, segundo seus próprios processos e métodos de construção, e terão como resultado final o edifício. De acordo com a divisão do subsistema estrutural a seguir, relacione os elementos que compõem cada um deles.
I. SUPRAESTRUTURA
II. INFRAESTRUTURA
( ) PILARES
( ) BALDRAME
( ) RADIER
( ) VIGAS
( ) ALICERCE
( ) SAPATAS
( ) COBERTURA
( ) ESTACAS
( ) LAJES
A sequência CORRETA, de cima para baixo é
De acordo com a norma ISO 7730, sobre o conforto térmico:
I. O calor produzido no corpo é determinado pelo nível de atividade da pessoa, sendo variável com a idade e sexo.
II. Este calor é trocado com o ambiente exterior por condução, convecção, radiação e vaporação.
III. A convecção não depende da temperatura do ar exterior.
IV. A radiação depende da temperatura média radiante.
V. A evaporação depende da umidade do ar e de sua velocidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
Há, na atualidade, uma enorme preocupação por parte dos formadores de profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo, que, na maioria dos cursos do Brasil, são professores também arquitetos, com o risco que pode acarretar para os sítios, lugares e cidades e, por conseguinte, para a sociedade, a contextualização da arquitetura “pelo edifício no lote de terreno” tal qual foi a prática por várias décadas no Brasil, sem considerar o território enquanto direito, na melhor forma de uso, por todos os cidadãos. Essa preocupação tem ditado alguns fundamentos, ora em artigos, muito em ementas de disciplinas, pouco em livros nacionais. Leia atentamente as colocações que seguem, e aponte, entre elas, a fundamentação abrangente e a não procedente, respectivamente, em consonância com esse diálogo.
I. Cada profissional pode desenvolver uma metodologia ou uma ordem própria “de pensar” os projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, mas sempre com o foco no usuário/cliente e no contexto urbano, ou seja, indissociavelmente, no edifício e na cidade.
II. A identificação precisa do usuário, do tema e do contexto urbano; o programa de necessidades, as referências; a identificação autoral com sistemas construtivos e formas que possam influenciar o partido plástico; os dimensionamentos e leiautes, os traçados, esboços e maquetes até chegar na proposta.
III. O centro das atenções primeiro no objeto arquitetônico, no seu programa e nas possíveis formas plásticas; e segundo, no contexto urbano, com seus condicionantes naturais e suas interferências estruturais de serviços.
IV. A aptidão para o desenho à mão, atributo considerado por vários autores como fundamental e indispensável para a comunicação do arquiteto, urbanista e paisagista com o seu universo de trabalho e a sua clientela.
V. O exercício da percepção, do olhar sobre “o que se vê no dia-a-dia” e nas referências; o que se imagina sobre o tema; o que inspira a produção projetual e o que se representa ou apresenta por meio de modelos físicos.
Assinale a alternativa com a correspondência CORRETA.
Relacione a segunda coluna de acordo com o que indica a primeira acerca do diferencial dos softwares ou plataformas listados.
(1) software autoCAD em 2D
(2) modelagem em 3D
(3) a sigla “CAD”
(4) recursos do sketchup
(5) BIM (building information model)
( ) imagens tridimensionais
( ) modelagem da informação da construção
( ) desenho técnico em duas dimensões
( ) modelagem da volumetria arquitetônica
( ) desenho auxiliado por computador
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é
De acordo com a Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo da Cidade de Recife, que estabelece critérios e parâmetros para orientar e ordenar o crescimento urbano, analise as afirmativas abaixo.
I. Entre os parâmetros urbanísticos reguladores da ocupação do solo estão: a Taxa de Solo Natural do Terreno – TSN e o Coeficiente de Utilização do Terreno - µ.
II. O Coeficiente de Utilização (µ), estabelecido em sintonia com os instrumentos da política de produção e organização do espaço, corresponde a um índice definido por Zona que, multiplicado pela área do terreno, resulta na área mínima de construção permitida, determinando, juntamente com os demais parâmetros urbanísticos, o potencial construtivo do terreno.
III. Para as edificações com até 2 (dois) pavimentos, o afastamento frontal poderá obedecer ao alinhamento dominante na testada da quadra, conforme estudo específico, elaborado para o local, pelo Órgão Municipal competente, por solicitação do interessado.
IV. As quadras esportivas e passeios ou acessos, quando revestidos por material impermeável, não serão consideradas áreas de solo natural.
V. Para o acesso às áreas de estacionamento de veículos, será permitido o rebaixamento do meio-fio, desde que o número de vagas seja inferior ou igual a 10 (dez).
Assinale a alternativa em que TODOS os itens seguem os requisitos da legislação.
Não será computado, no coeficiente de utilização de cada zona, o índice resultante da área destinada às vagas de estacionamento de veículos, desde que se atenda aos seguintes critérios:
I. Na hipótese de a área resultante do índice acrescido não ser totalmente utilizada para o estacionamento, a área remanescente não poderá ser destinada ao uso condominial.
II As vagas deverão ser numeradas e atender às dimensões mínimas constantes na tabela do inciso III, do artigo 76, da LUOS, sendo permitidas vagas duplas enfileiradas desde que vinculadas a uma mesma unidade.
III. O sistema de circulação adotado deverá ser dimensionado de forma a permitir as manobras necessárias, garantindo o acesso à vaga.
IV. Será estimada uma área de 25m² (vinte e cinco metros quadrados), destinada à guarda do veículo, circulação e manobra.
V. No caso de imóveis reformados ou com mudança de uso sem reforma, cuja área resultante seja menor ou igual a 60m² (sessenta metros quadrados), não será mantido o número de vagas existentes antes da reforma ou da mudança do uso sem reforma.
Assinale a alternativa que contem apenas os itens CORRETOS.
A construção de espaços que tragam condições de conforto ao homem em sua vida cotidiana, num ambiente fechado, é um assunto que cabe à Arquitetura encontrar as melhores soluções para minimizarem as diferenças de sensações térmicas existentes nestes locais. No nordeste brasileiro, o calor e luz intensos são fatores que se evidenciam no ambiente tropical. Analise as proposições a seguir.
I. Pés direitos baixos e paredes compactas prejudicam o isolamento térmico do ambiente.
II. Pés direitos altos e paredes vazadas não favorecem a circulação de ar no ambiente interno.
III. Elementos vazados e paredes recuadas amenizam a temperatura do local.
IV. Áreas sombreadas com uso de varandas criam agradáveis espaços de permanência.
V. Pinturas em cores escuras, em ambientes externos, absorvem menos calor.
Assim, num projeto arquitetônico, para uma realidade nordestina, devem ser considerados os seguintes fatores:
Na representação de projetos arquitetônicos, são apresentados vários desenhos, entre eles a planta de situação, localização (locação) da edificação no terreno, a planta baixa e cortes, detalhes construtivos. De acordo com a NBR 6492/94, a planta de situação deve conter:
I. Curvas de nível existentes e projetadas.
II. Indicação do norte, vias de acesso.
III. Arruamento e logradouros adjacentes com respectivos equipamentos urbanos.
IV. Demarcação das paredes da edificação.
V. Representação gráfica de planos externos da edificação.
Assinale a alternativa CORRETA.
Para aprovação de projetos de legalização, analise os itens abaixo.
I. No ato de expedição do Alvará de construção, permanecerá arquivado, na Regional, um jogo completo do projeto aprovado e licenciado pelo Setor de Análise de Processos, contendo os carimbos comprobatórios das aprovações em todos os órgãos necessários.
II. Deve-se anexar comprovante de propriedade do imóvel.
III. A Tramitação dos processos poderá ser iniciada antes da apropriação do pagamento da taxa pelo sistema de arrecadação da SEFIN (Secretaria de Finanças) ou da apresentação na Gerência Regional pertinente, do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) pago.
IV. O número da Inscrição Imobiliária atualizada do imóvel deve ser apresentado.
V. Nem todos os documentos necessitam ser apresentados em cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.
Associe a segunda coluna com a primeira, considerando o que é pertinente e adequado na prática do desenvolvimento das etapas de estudo de projetos de arquitetura, ainda recomendada nas salas de aula e ainda praticada por muitos profissionais mesmo que estes também usem os recursos de desenho digitalizados.
(1) Detalhamentos
(2) Croquis e estudo preliminar
(3) Memorial justificativo
(4) Projeto executivo
(5) Programa de necessidades
( ) apresentado com croquis, gráficos e textos.
( ) desenhado por instrumentos ou digitalizado.
( ) representados em desenhos ampliados
( ) texto descritivo, ilustrações, fluxogramas.
( ) desenhados livremente à mão.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é