Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2014 para Assistente em Administração
Foram encontradas 40 questões
( ) Não se pode asseverar, pela argumentação do texto, que os efeitos advindos da prática do jeitinho brasileiro atingem a toda a população brasileira.
( ) Comprova-se, pelo texto, que a não aplicabilidade das leis e as lacunas existentes nestas garantem a manutenção e a propagação do jeitinho brasileiro.
( ) Depreende-se que o autor vê o jeitinho brasileiro como algo já arraigado em nossa cultura e do qual a população não tem escapatória.
( ) Infere-se, pela argumentação do último parágrafo do texto, que uma alternativa viável para resolução do problema do jeitinho brasileiro é o povo não votar em políticos corruptos e desonestos.
( ) Constata-se que as informações apresentadas sobre a prática do jeitinho brasileiro são dadas por meio da visão de mundo do autor, o qual propõe uma conscientização política da população como a única maneira de resolver esse problema.
Aliando-se o conteúdo da imagem ao texto escrito, depreende-se que,
I. “... pequenos e grandes delitos se misturam numa linha tênue..." (linha 7)
II. “Empresários europeus, japoneses e norte-americanos relatam estupefatos..." (linha 23)
III. “As premissas que garantem a popularidade do jeitinho..." (linha 36)
Em qual alternativa a sequência de palavras substitui, respectivamente, os termos destacados sem qualquer prejuízo semântico ao contexto no qual foram empregados?
Qual elemento linguístico suscitou tais interpretações?
No segundo parágrafo do texto, o autor cita algumas situações que, segundo ele, “contribuem para a constante evolução da abominável corrupção”. Nas situações extraídas desse parágrafo e reproduzidas a seguir, percebe-se o emprego tanto da linguagem denotativa quando da conotativa.
Informe, em cada situação a seguir, se as expressões foram empregadas em sentido denotativo (D) ou em conotativo (C).
( ) não devolução do troco.
( ) ocupação de lugares reservados para idosos e deficientes.
( ) ato de furar a fila.
( ) agrado por fora.
( ) compra do voto político.
Considerando que a regência do verbo lembrar (linha 40) está em desacordo com o que determina a gramática normativa, analise o comportamento dessa forma verbal nos períodos a seguir.
I. Não lembro o comercial no qual aparece o ex-jogador de futebol Gérson.
II. Não me lembro do comercial no qual aparece o ex-jogador de futebol Gérson.
III. Lembrei do comercial no qual aparece o ex-jogador de futebol Gérson.
IV. Lembrei-me do comercial no qual aparece o ex-jogador de futebol Gérson.
I. O jeitinho brasileiro é um meio .................... muitos recorrem para levar algum tipo de vantagem ou para encontrar alguma solução para um problema.
II. O jeitinho brasileiro é um meio ......................... alguns se valem para levar algum tipo de vantagem ou para encontrar alguma solução para um problema.
III. O jeitinho brasileiro é um mal ......................... toda a sociedade brasileira deve lutar.
A alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas dos períodos acima é:
I. A regra que justifica a acentuação dessa palavra é a mesma que determina o acento gráfico nos vocábulos “prejuízos" (linha 32) e “saída" (linha 50).
II. A retirada do acento gráfico mudaria não só o significado como também a classe gramatical desse vocábulo.
III. O acento gráfico, por estar na última sílaba, indica que a palavra em questão é acentuada por pertencer à regra geral das oxítonas.
Está (ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alguns devem lembrar de um comercial antigo no qual o ex-jogador de futebol Gérson aparece empunhando um cigarro e dizendo: “Este é pra você que gosta de levar vantagem em tudo, cerrrto?", dando origem à famosa Lei de Gérson. (linhas 41, 42 e 43)
O período entre aspas está em discurso direto. Se esse mesmo período fosse passado para o discurso indireto, qual seria, dentre as propostas a seguir, a forma correta?
Em que alternativa a palavra não deve ser escrita com o grafema “z", devido ao fato de NÃO derivar de um verbo terminado em –IZAR?