Questões de Concurso Público IFB 2016 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 31 questões

Q742836 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96, dispõe que é dever do Estado garantir na educação escolar pública:
Alternativas
Q742837 Pedagogia
A LDB, Lei nº 9.394/96, dispõe que o ensino será ministrado ante o princípio da(o):
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764027 Pedagogia
Kuenzer (2002), ao considerar a necessidade de construir novas metodologias de planejamento educacional comprometido com a democratização da educação, definiu alguns pressupostos que são norteadores para o trabalho a ser desenvolvido, tendo como direção a democratização das relações sociais na sociedade brasileira. Nesse sentido, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). ( ) O planejamento educacional deverá basear-se em uma concepção de totalidade da realidade a ser transformada. ( ) Não há mudança sem direção; portanto, ao planejar, é preciso que se saiba onde se pretende chegar. Por isso, as prioridades nacionais deverão ser rediscutidas nas diferentes instâncias, considerando as especificidades de cada realidade. ( ) A direção a ser imprimida ao planejamento exige integração, articulação e descontinuidade administrativa. ( ) O planejamento da educação na sociedade democrática exige a participação dos setores organizados da sociedade civil. ( ) O planejamento da educação exige racionalidade, com metodologias centralizadas na competência dos especialistas, de modo a garantir a eficiência do processo. Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764028 Pedagogia
Para Kuenzer (2002), a construção do planejamento educacional no Brasil pressupõe um movimento dialético entre as diferentes esferas do poder público – federal, estadual e municipal – de modo que as demandas comuns e as específicas sejam, ao mesmo tempo, ponto de partida e ponto de chegada. Sobre esse processo, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). ( ) O primeiro momento de elaboração do plano nacional de educação consistirá na sistematização das aspirações dos diversos segmentos que compõem a sociedade brasileira, no que se refere à educação, a partir de um amplo movimento de debate em nível nacional, com representação do Estado e da sociedade civil. ( ) A sistematização do plano deverá ser feita por uma comissão de redação, sendo desejável que fosse estabelecida a partir do compromisso com a educação da maioria da população, especialistas em educação representativos das entidades dos educadores de todos os níveis e do Estado em suas diferentes esferas, obedecido o critério de paridade. ( ) Definidas as linhas, o momento seguinte será a sua transformação em planos regionais, estaduais e municipais, que apresentem metas físico-financeiras especificadas em programações anuais, observadas as respectivas especificidades. ( ) Na proposta de elaboração do plano nacional, o ponto de partida são as metas municipais, em termos de intenção, mediatizadas pelos planos estaduais e regionais, tendo como ponto de chegada as metas nacionais, reconhecendo que esse processo é um espaço político de negociação, que expressará os interesses do bloco que conseguir se constituir como dominante. ( ) A legitimidade do plano será conferida pelo grau de participação dos segmentos organizados da sociedade civil e pela adequação da sistematização feita a partir das demandas do Estado. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764029 Pedagogia

Com o argumento de que “a educação precisa alcançar qualidade capaz de responder às demandas decorrentes das transformações globais nas estruturas produtivas e do desenvolvimento tecnológico” (SOUSA, 2015, p. 264, apud OLIVEIRA, 2015), o governo federal e os governos estaduais vêm desenvolvendo iniciativas de avaliação do rendimento escolar como instrumento de gestão educacional. Nessa direção, segundo Sousa (2015):

I) A escola é tomada como um microssistema educacional, responsabilizada pela construção do sucesso escolar, cabendo ao poder público a aferição da produtividade, por meio da aplicação de provas de rendimento dos alunos.

II) Essa prática de avaliação, pautada em testes padronizados e no desempenho como indicador de eficiência da unidade escolar, estimula a competição entre as escolas, responsabilizando-as, individualmente, pela qualidade de ensino.

III) Essas iniciativas que pretendem incidir sobre a dimensão pedagógica do trabalho escolar, tendo na concorrência o mecanismo de promoção de sua melhoria, tendem a privilegiar o papel e a importância das decisões e ações de natureza política que dão suporte a determinados processos e produtos escolares.

IV) A literatura aponta algumas razões que evidenciam o significado da implantação de sistemas de avaliação de rendimento escolar: possibilidade de compreender e intervir na realidade educacional; necessidade de controle de resultados pelo Estado; estabelecimento de parâmetros para comparação e classificação das escolas; estímulo à escola e ao aluno por meio da premiação e possibilidade de controle público do desempenho do sistema escolar.

V) As implicações educacionais e sociais da avaliação do rendimento escolar, concebida com finalidade classificatória e com caráter de controle e adaptação das condutas dos alunos, contribuem para a construção de um novo sentido para a avaliação escolar, tendo como função diagnosticar e estimular o avanço do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764030 Pedagogia
De acordo com Oliveira (2015), as transformações oriundas dos processos de reestruturação capitalista e de internalização da economia repercutiram em mudanças nas orientações das reformas educativas desenvolvidas no Brasil, a partir da década de 1990, que trouxeram implicações para a gestão da educação pública, na tentativa de atender aos organismos internacionais. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764031 Pedagogia
Com base em Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), quanto à organização da educação nacional conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996, art. 8º, analise as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). ( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. ( ) Cabe à União coordenar a política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais. ( ) O art. 8º faz menção explícita à articulação entre os sistemas de ensino, desse modo, pode-se afirmar que o país tem um sistema nacional e articulado de educação. ( ) Os sistemas de ensino têm uma organização que articula as instituições-meio, as gestoras do sistema, com as instituições-fim: as escolas. Nas diferentes esferas, são os seguintes órgãos administrativos: na federal, o Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação; na estadual, a Secretaria Estadual de Educação, o Conselho Estadual de Educação, a Delegacia Regional de Educação ou Subsecretaria de Educação; e, na municipal, a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação. ( ) Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos da Lei. Assinale a opção que contém as proposições CORRETAS. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764032 Pedagogia

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), quanto à organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996, analise as proposições:


I) O sistema federal de ensino compreende as instituições mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; e os órgãos federais e estaduais de educação.

II) Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada; e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal.

III) Os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; e os órgãos municipais de educação.

IV) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica.

V) Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas e privadas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

Assinale a opção que contém as proposições CORRETAS

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764033 Pedagogia
Leia as afirmativas sobre os níveis de ensino da educação brasileira, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996. I) A educação escolar compõe-se de dois níveis: educação básica e educação superior. II) A educação básica, formada pelos ensinos fundamental e médio, tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho. III) A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. IV) A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber, de graduação, de pós-graduação e de extensão. V) Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764034 Pedagogia
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2012, p. 361), “o termo modalidade de educação diz respeito aos diferentes modos particulares de exercer a educação”. Sobre essas modalidades da educação explicitadas na LDB nº 9.394/96, marque (V) para as sentenças VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) A educação de jovens e adultos prevê cursos e exames supletivos a serem realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para maiores de quinze anos, e no nível de conclusão do ensino médio, para maiores de dezoitos anos. ( ) A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. ( ) A organização de cursos de educação profissional e tecnológica poderá ser feita por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, independentemente das normas do respectivo sistema e nível de ensino. ( ) Os cursos de educação profissional tecnológica podem ser de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio; de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. ( ) A educação especial é modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando-lhes currículos e formas de organização específicos, terminalidade de estudos e formação de professores para o atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764035 Pedagogia
Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), existem dois tipos de concepções de organização e de gestão escolar: a concepção técnico-científica e a concepção sociocrítica. Sobre tais concepções, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764036 Pedagogia
 Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) destacam que alguns estudos sobre organização e gestão escolar no Brasil apontam quatro concepções de organização e gestão da escola: a técnico-científica, a autogestionária, a interpretativa e a democrática-participativa. De acordo com as considerações dos autores, associe a segunda coluna com a primeira. I) técnico-científica II) autogestionária III) interpretativa IV) democrática-participativa ( ) Privilegia menos o ato de organizar e mais a ação organizadora, com valores e práticas compartilhadas. A ação organizadora valoriza as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural e normativo. ( ) Decisões coletivas (assembleias, reuniões), eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e de poder. Ênfase nas inter-relações, mais do que nas tarefas. ( ) Enfatiza a hierarquia de cargos e funções para a efici­ência na prestação de serviços, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar. Maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas. ( ) Acompanhamento e avaliação sistemática com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações, tomadas de decisões. Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764037 Pedagogia
A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei nº 9.394, de 20 de novembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diante dessa afirmativa e de acordo com o texto da Lei, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764039 Pedagogia
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Com relação a esse plano, analise as sentenças abaixo: I) A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas secretarias de educação estaduais e municipais. II) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. III) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano. IV) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, sem articulação com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. V) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas para os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública nos respectivos âmbitos de atuação. Assinale a alternativa que apresenta as sentenças CORRETAS.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764040 Pedagogia
A Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. No Art. 14, estabelece: “O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo, mediante diferentes formas de oferta e organização”. Analise os itens de acordo com esse artigo. I) O ensino médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização. II) A organização curricular do ensino médio deve oferecer tempos e espaços próprios para estudos e atividades que permitam itinerários formativos opcionais diversificados. III) Atendida a formação geral, incluindo a preparação básica para o trabalho, o ensino médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, por integração com a Educação Profissional e Tecnológica. IV) Os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes. V) O ensino médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 5 (cinco) horas diárias. Assinale a opção que contém somente as afirmações CORRETAS.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764041 Pedagogia
A Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012, define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. De acordo com esse documento, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764042 Pedagogia
De acordo com Ilma Passos Alencastro Veiga (2010), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho na escola está fundamentada em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Nessa perspectiva, são princípios norteadores do projeto político-pedagógico: 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764043 Pedagogia
Leia as afirmativas sobre o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com o que Libâneo (2013) aborda no livro Didática, e assinale a sentença INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764044 Pedagogia
Em relação às tendências pedagógicas no Brasil apresentadas por Libâneo (2013), julgue os itens a seguir. I) Na Pedagogia tradicional, o aluno ideal é concebido vinculado a sua realidade concreta, como um recebedor da matéria que tem a tarefa de decorá-la. II) A Pedagogia tradicional, mesmo que possa incluir a ideia de “partir do concreto”, continua a entender a aprendizagem como receptiva, automática, não mobilizando a atividade mental do aluno e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. III) A Didática da Escola Nova ou Didática Ativa, dentro da Pedagogia Renovada, é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como sujeito da aprendizagem. A ideia é a de que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio. IV) Na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, as ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua especificidade. A Didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as condições e meios formativos; tal direção, entretanto, converge para promover a autoatividade dos alunos, a aprendizagem. V) Na Pedagogia Libertadora, a atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos; poder-se-ia falar de um ensino centrado nos indivíduos, em que professores analisam o cotidiano em busca de soluções imediatas. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764045 Pedagogia
Com relação à formação dos profissionais da educação conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, leia as seguintes sentenças: I) Tem como um de seus fundamentos a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho. II) Fundamenta-se pela associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço. III) A formação de docentes para atuar na educação básica será feita em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. IV) A formação inicial de profissionais de magistério dará preferência ao ensino a distância. V) A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação. VI) A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, sessenta horas. Marque a alternativa que contém SOMENTE as afirmativas em consonância com a Lei.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: A
6: D
7: E
8: A
9: A
10: C
11: C
12: E
13: A
14: B
15: E
16: E
17: C
18: C
19: B
20: C