Questões de Concurso Público IF-PI 2019 para Administrador
Foram encontradas 6 questões
CHIAVENATO, Idaiberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
( ) A responsabilidade social emerge do poder social. Toda organização tem influência sobre a sociedade, que deve exigir condições que resultam do exercício dessa influência. ( ) As organizações devem operar em um sistema aberto de duas vias, com recepção aberta de insumos da sociedade e expedição aberta de suas operações para o público. As organizações devem ser ouvidas pelos representantes da sociedade quanto ao que devem manter ou melhorar em termos de bem-estar geral. Por outro lado, a sociedade deve ouvir os relatórios das organizações em relação ao atendimento das responsabilidades sociais. As comunicações entre representantes das organizações e da sociedade devem ser abertas e honestas. ( ) Os custos e benefícios sociais de uma ação, produto ou serviço devem ser calculados e considerados nas decisões a respeito deles. A viabilidade técnica e a lucratividade econômica não são os únicos fatores que pesam nas decisões da organização. Ela também deve considerar consequências de curto ou longo prazo sobre suas ações.
( ) Os custos sociais relacionados a cada ação, produto ou serviço devem ser repassados ao consumidor. Os negócios não devem ser financiados somente pela organização. O custo de manter atividades socialmente desejáveis dentro dos negócios deve ser transferido para o consumidor adotando preços mais elevados dos bens e dos serviços relacionados a essas atividades.
( ) Como cidadãs, as organizações devem ser envolvidas na responsabilidade por certos problemas sociais que estão fora de suas áreas normais de operações. A organização que possui expertise de resolver um problema social com o qual não está diretamente associada deve ser responsável por ajudar a sociedade a resolver esse problema.
I - Decisões não programadas-são caracterizadas pela rotina e repetitividade, para as quais é possível estabelecer um procedimento-padrão para ser acionado cada vez que ocorra sua necessidade.
II - Decisões não programadas - são as não estruturadas e caracterizam-se, basicamente, pela novidade; isso porque não é possível o método-padrão para serem acionadas, dada a inexistência de referenciais precedentes, ou então porque o problema a ser resolvido, devido a sua estrutura, é ambíguo e complexo, ou ainda porque é importante que sua solução implique a adoção de medidas específicas.
III - Decisões programadas - são permanentes e caracterizam-se por situações bem definidas, muito repetitivas e rotineiras para as quais existem informações adequadas.
IV - Decisões programadas - geralmente, servem como guia da atividade administrativa, tais como objetivos, desafios, metas, políticas e procedimentos. V - Decisões programadas - normalmente, estão inseridas num contexto de ambiente dinâmico, que se modifica rapidamente com o decorrer do tempo.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2002.