Questões de Concurso Público Prefeitura de Surubim - PE 2023 para Professor II - Artes
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No que diz respeito ao conceito de cultura, podemos
afirmar que a cultura é uma realidade universal e que
sua definição é influenciada pelas características
políticas, econômicas e educacionais das sociedades
em que ela se manifesta.
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A prática de acompanhar o progresso na produção dos
alunos não é algo recente, ganhando destaque na Escola
Nova a partir dos anos 1960. Nesse período, os
processos de aprendizagem passaram a moldar o
ambiente da sala de aula, e a adoção de ateliês livres se
tornou uma estratégia comum.
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No século XVIII, houve um ressurgimento do valor
educacional do teatro. Além das igrejas e escolas,
surgiram locais específicos para a apresentação dessa
forma de arte, conhecidos como Casas da Ópera ou
Casas da Comédia, que se multiplicaram pelo país. A
existência de uma infraestrutura física dedicada à
representação teatral gerou uma necessidade de
contratar atores para realizar encenações ao longo de um
período determinado.
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As artes, como resultado da estética, representam uma
forma de conhecimento e percepção tanto do mundo
quanto de si mesmo, desempenhando um papel
fundamental na formação integral do ser humano. As
origens da estética na cultura grega não estavam
diretamente ligadas à questão da arte, sendo somente
em 1750, com Alexander Baumgarten, que começou a
surgir a concepção de estética como uma disciplina que
abraça a arte, tornando-se uma ciência e uma filosofia da
mesma.
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No período de transição entre os séculos XIX e XX, o
ensino das artes estava profundamente enraizado na
abordagem tradicional, que se concentrava na
reprodução de modelos existentes por meio de cópias
miméticas, com o objetivo principal de aprimorar as
habilidades técnicas. Essa abordagem enfatizava
especialmente a estética, ou seja, o padrão de beleza
valorizado nas obras de arte.
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Nos dias de hoje, há uma supervalorização dos produtos
e resultados. No entanto, é crucial ressaltar que os
produtos finais sempre refletem o aprendizado dos
estudantes. Portanto, devemos considerar avaliar os
processos com base nos resultados obtidos.
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Quando ponderamos sobre o processo de avaliação no
campo da arte, é inevitável enfrentar questões
fundamentais que guiam a arte na educação
contemporânea, questionando as abordagens
tradicionais e destacando a importância de fatores como
a excelência na criação de imagens, a interação da arte
com o contexto, as inter-relações entre arte popular e arte
erudita, o impacto das novas tecnologias na produção
artística atual, as questões de gênero e a diversidade
cultural.
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No Rio de Janeiro, no Nordeste e em São Paulo, já havia
escolas regionais ativas durante o século XVIII. No
entanto, foi em Minas Gerais que Mestre Ataíde,
considerado o maior mestre da pintura barroca brasileira
e um dos pioneiros na criação de uma estética nativa,
nasceu e desenvolveu sua obra. Ele ficou conhecido por
sua notável pintura do teto da Igreja de São Francisco, em
Ouro Preto, que recebeu grande elogio, além de ter
deixado um legado de muitas outras obras. A pintura
barroca brasileira apresenta um caráter igualmente
estático e unifacetado, permitindo seu estudo sob a
perspectiva de uma única unidade e coerência formal.
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O século XX se caracteriza por mudanças históricas
profundas que tiveram um impacto significativo no
comportamento político e social da nossa era. Nesse
período, as diferenças entre a alta burguesia e o
proletariado se acentuaram, impulsionando o capitalismo
e dando origem aos primeiros movimentos sindicais, que
surgiram como algumas das consequências do pós-guerra.
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No Neoclassicismo, procurava-se aderir a padrões de cor
e tema que não fossem rígidos, proporcionando maior
liberdade ao artista. O foco estava na representação do
que era considerado real, seguindo as diretrizes estéticas
neoclássicas que buscavam a “Beleza Perfeita”. O artista
tinha a responsabilidade de imitar a realidade,
esforçando-se para recriar a beleza ideal em suas obras,
ou seja, aproximando-se ao máximo do padrão de beleza
dos gregos.
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A arte na escola deve ser trabalhada no sentido de
emancipar as crianças, adolescentes e jovens para sua
atuação social e política, para que eles sejam capazes de
transformar a sociedade. Pensando nisso, os PCN
(Parâmetros Curriculares Nacionais) proporcionam uma
abertura para o ensino da arte nas escolas, e garantem
por si só a sua eficácia no cotidiano escolar, tornando o
ensino da arte um instrumento de construção da
cidadania.
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A partir da década de 1960, surgiu uma iniciativa voltada
para a democratização do acesso ao palco, conhecida
como Teatro do Oprimido, que foi sistematizada pelo
brasileiro Augusto Boal. Essa abordagem foi concebida
com influências de diversas fontes, incluindo a estética
brechtiana e a pedagogia libertadora de Paulo Freire.
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Abordar o ensino de artes sob uma perspectiva cultural
nos conduz a considerar a escola como um ambiente que
contribui para a formação de diversas identidades e
subjetividades. O indivíduo já não é mais visto como
possuidor de uma identidade fixa, mas sim como alguém
que está em constante processo de construção,
desconstrução e reconstrução, evocando, assim, a ideia
de criação presente na Arte.
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As formas de expressão artística têm a capacidade de
enriquecer as habilidades comunicativas dos estudantes,
proporcionando-lhes orientações e técnicas que
permitem uma comunicação objetiva e unidirecional. Isso
possibilita que eles compartilhem suas perspectivas e
interpretações do mundo de forma mais eficaz.
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A relação entre o ensino e o teatro vem sendo
desenvolvida ao longo de vários anos. O início da história
do teatro no Brasil está atrelado ao processo de evolução
dos povos, realizado na década de 1950, com o advento
da televisão, pelo jornalista e empresário Assis
Chateaubriand, que posteriormente abriu portas para o
teatro nas escolas e vem crescendo desde então.
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A música brasileira, tal como a conhecemos hoje, teve
suas raízes estabelecidas por meio da fusão de
influências musicais indígenas, europeias e africanas. Os
colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil o Lundu e
a Modinha, que eventualmente deram origem ao Choro.
Esse gênero musical surgiu de forma marcante em Ouro
Preto, durante o século XIX, quando foi ouvido pela
primeira vez nas conhecidas “Rodas de Choro”.
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A arte gera espectadores que se enxergam nela, muitas
vezes refletindo suas próprias experiências, seja na
solidão pessoal ou na conscientização das questões de
classe. A apreciação contemplativa pode servir como
catalisador, motivando a ação em direção à
transformação da realidade.
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O ano de 1824 ficou caracterizado por uma notável
liberdade teatral, com editais emitidos pela Corte para
promover apresentações teatrais. Posteriormente, em
1829, essa iniciativa continuou a estimular a produção de
peças teatrais. No entanto, em 1845, foram introduzidas
novas diretrizes de censura no país, estabelecidas pelo
Conservatório Dramático Brasileiro, resultando na
censura de 228 peças durante esse período.
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No Brasil, dispomos de vestígios significativos que
revelam a prática de pinturas corporais pelos antigos
habitantes do país. Essa arte foi claramente observada
nos corpos mumificados raros encontrados em abrigos
de Minas Gerais, indicando que era uma forma de
expressão artística essencial e valorizada pelos povos
antigos.
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Os primeiros grafismos da criança, como consequência e
extensão de um gesto que deixa marca vigorosa em uma
superfície, são seus rabiscos. Nesse sentido, existem
diferentes manifestações entre o gesto e o seu traço, que
são baseados na sensibilidade estética, na percepção
visual e no repertório tátil-visual.