Questões de Concurso Público Prefeitura de Salgueiro - PE 2024 para Professor Quilombola EF - Artes
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A literatura de cordel, típica do Nordeste brasileiro, é um exemplo de manifestação cultural que se desenvolveu de maneira autônoma, sem influências de outras culturas.
O professor quilombola de artes deve evitar o uso de recursos didáticos que representem a cultura quilombola, pois isso pode limitar a criatividade dos alunos.
A LDB incentiva a formação específica para professores que atuam em contextos diversos, incluindo comunidades quilombolas, para que possam atender adequadamente às particularidades culturais e educacionais desses grupos.
O professor quilombola de artes deve trabalhar isoladamente e evitar colaboração interdisciplinar com outros professores, pois a arte deve ser ensinada de forma independente.
O professor quilombola de artes deve focar apenas nas habilidades técnicas artísticas e ignorar o papel das manifestações culturais quilombolas na construção da cidadania.
O professor quilombola deve evitar o uso de mídias audiovisuais, como cinema e TV no ensino de Arte, focando apenas em práticas tradicionais.
O professor quilombola deve utilizar a arte urbana como ferramenta para conectar os alunos com suas realidades locais e sociais.
A civilização do Renascimento valorizava o ensino do latim como um meio de recuperar a sabedoria dos antigos e promover o desenvolvimento intelectual e moral dos indivíduos.
O uso de mangás e animes na educação é uma prática recente, sem fundamentos teóricos ou pesquisas acadêmicas que a suportem.
A integração de estudos sobre a arte pré-histórica brasileira no currículo de Arte para alunos do 6° ao 9° ano pode estimular a criatividade e a valorização do patrimônio cultural, através de atividades práticas como a recriação de pinturas rupestres e cerâmicas antigas.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco fundamental para o movimento modernista no Brasil, promovendo uma ruptura com as tradições acadêmicas e introduzindo novas estéticas e temáticas na arte brasileira.
A LDB não prevê a necessidade de formação específica para professores que atuam em comunidades quilombolas, pois considera que a formação geral é suficiente para todos os contextos educacionais.
A popularização do computador pessoal e dos softwares de edição de música eletrônica democratizou a produção musical, possibilitando que músicos independentes criem e distribuam suas obras de maneira acessível, o que pode ser utilizado no ensino de Arte para incentivar a produção independente e a criatividade dos alunos.
As festas populares brasileiras, como o Bumba Meu Boi e o Maracatu, são exemplos de manifestações culturais que misturam elementos das culturas indígena, africana e europeia, criando uma identidade cultural única e heterogênea.
O professor quilombola de artes deve evitar incluir a diversidade cultural no currículo, pois a LDB prioriza uma abordagem uniforme da educação para todos os estudantes.
O professor quilombola de artes deve valorizar e incluir no currículo escolar manifestações culturais como o samba, originado das rodas de samba nas comunidades quilombolas, que simbolizam resistência e identidade negra.
O professor quilombola de artes deve promover a valorização das manifestações artísticas das comunidades negras para contribuir na construção de uma cidadania mais inclusiva e pluralista.
A BNCC determina que a avaliação em arte deve ser contínua e formativa, considerando não apenas a qualidade técnica das produções artísticas, mas também a capacidade dos estudantes de refletirem criticamente sobre seu próprio processo criativo e as influências culturais presentes em suas obras.
A avaliação da música armorial deve se concentrar exclusivamente na técnica de execução dos instrumentos clássicos, sem considerar a relevância dos instrumentos populares e das influências culturais presentes.
A comédia de costumes, introduzida no Brasil no século XIX, refletia as transformações sociais e políticas da época, sendo um importante tema para o ensino de Arte ao abordar a crítica social e a representação da realidade nas artes cênicas.