Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Médico Veterinário
Foram encontradas 30 questões
( ) O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. ( ) A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os Municípios. ( ) Compete à Secretaria Estadual de Saúde (SES) planejar, organizar, controlar, avaliar e executar as ações e serviços de saúde em articulação com o Conselho Municipal, para implantar o plano municipal de saúde. ( ) Um dos princípios do SUS é a equidade. Esse princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:
I. As colônias de diferentes espécies competem entre si, prevalecendo, geralmente, animais da espécie Rattus norvegicus, por serem maiores e mais agressivos. II. Ratos e camundongos são onívoros, embora prefiram alimentos frescos e desprezem estragados, fermentados ou azedos. III. Os roedores costumam remover alimentos para suas tocas, onde podem vomitar e, assim, fornecer alimento aos filhotes. IV. Os camundongos formam colônias pequenas, constituídas geralmente por algumas famílias ou casais, enquanto que o gênero Rattus pode agregar até centenas de espécimes.
Estão CORRETAS:
I. Os estabelecimentos devem possuir programa eficaz e contínuo de controle integrado de pragas e vetores. II. É proibida a presença de animal alheio ao processo industrial nos estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal. III. É proibido o uso de utensílios que, pela sua forma ou composição, possam comprometer a inocuidade da matéria-prima ou do produto durante todas as etapas de elaboração, desde a recepção até a expedição, incluindo o transporte. IV. É permitido residir nos edifícios onde são realizadas atividades industriais com produtos de origem animal, desde que periodicamente sejam monitoradas as condições sanitárias da residência.
Estão CORRETAS:
I. Os esgotos domésticos compõem-se da água de banho, excretas, papel higiênico, restos de comida, sabão, detergente e águas de lavagem. II. As bactérias coliformes são típicas de intestino do homem e de outros mamíferos e, por estarem presentes nas fezes humanas e serem de fácil determinação, são adotadas como referência para indicar e medir a grandeza da poluição. III. Os grupos de substâncias orgânicas nos esgotos são constituídas por compostos de: proteínas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gorduras e óleos (10%) e ureia, sulfana, fenóis entre outros. IV. A cor e a turbidez indicam de imediato o estado de decomposição do esgoto: a cor preta acompanhada de alguma turbidez é típica do esgoto fresco e a tonalidade acinzentada é típica do esgoto velho.
Estão CORRETAS:
I. Destinação dada pela empresa ou pelo serviço oficial às matérias-primas e aos produtos que se apresentarem em desconformidade com a legislação para elaboração de produtos não comestíveis, assegurada a inocuidade do produto final, quando couber. II. Aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano. III. Aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal, com o uso de substância química, com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano. IV. Destinação para a destruição, dada pela empresa ou pelo serviço oficial às matérias-primas e aos produtos que se apresentam em desacordo com a legislação.
Esses processos são chamados respectivamente, de cima para baixo:
Os itens (I) e (II) descrevem alguns desses fatores.
I. Condições materiais necessárias à subsistência, relacionados à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente. II. Formas social e culturalmente determinadas de vida que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, em hábitos como o fumo, consumo de álcool e o lazer.
Em relação aos fatores descritos:
( ) Incidência representa a frequência com que surgem novos casos de determinada doença em um intervalo de tempo, sendo uma medida dinâmica. ( ) Prevalência representa a proporção de indivíduos de uma população que é acometida por uma determinada doença ou agravo em um determinado momento, e engloba tanto os casos novos que ocorreram no período, quanto os casos pré-existentes. ( ) Alta incidência significa alto risco de adoecer. ( ) A prevalência e a incidência estão relacionadas, uma vez que a incidência é uma função da prevalência mediada pelo tempo de duração da doença.
Assinalando verdadeiro (V) ou falso (F), a sequência CORRETA, de cima para baixo, é: