Questões de Concurso Público Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO 2024 para Professor de História - Licenciatura

Foram encontradas 15 questões

Q3108081 História
“A Antiguidade é um período da história humana que se iniciou em torno de 4000 a.C. e findou em 476 d.C. É dividida em Oriental (compreendendo as civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica) e Ocidental (formada pelas civilizações romana e grega).
A definição de Antiguidade é baseada na episteme europeia. Dessa forma, foram consideradas na formação desse período apenas as civilizações que tiveram contato com os europeus, excluindo tantas outras, como as asiáticas e africanas”.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-quee/historia/o-que-e-antiguidade.htm. Acesso em: 22 nov. 2024 (adaptado).
Um dos principais eventos que marcaram a Antiguidade Clássica foi a expansão territorial do Império Romano. Uma consequência decorrente dessa expansão foi a(o):
Alternativas
Q3108082 História
“Antiguidade Clássica é o período da história europeia, na região do Mediterrâneo, entre o século VIII a. C. e o século V d.C. Abrange a história da Grécia antiga, do Helenismo e do Império Romano, conhecidas como mundo greco-romano. A Antiguidade Clássica, portanto, diz respeito à produção cultural grecoromana”.
Disponível em: https://studhistoria.com.br/qq-isso/antiguidade-classica/. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sobre as relações de produção desenvolvidas no interior do modo de produção escravista dominante na Antiguidade Clássica, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3108083 História
Do ponto de vista histórico, a Idade Média tem sido vista como um período de trevas, de obscuridade. A origem dessa concepção está no imaginário produzido pela sociedade do Renascimento. No entanto, as relações de produção feudais representaram um inegável avanço das forças produtivas em relação às do período anterior.
A partir dessas informações, assinale a alternativa abaixo que caracteriza a estrutura econômica e social do Feudalismo.
Alternativas
Q3108084 História

Imagem associada para resolução da questão


“Tinha cinco metros o mapa que dominou o encontro em Berlim, que teve lugar na Chancelaria do Reich. Mostrava o continente africano, com rios, lagos, nomes de alguns locais e muitas manchas brancas.

Quando a Conferência de Berlim chegou ao fim, a 26 de fevereiro de 1885, depois de mais de três meses de discussões, ainda havia grandes extensões de África onde nenhum europeu tinha posto os pés”.


Disponível em:

https://www.dw.com/pt-002/confer%C3%AAncia-de-berlimpartilha-de-%C3%A1frica-decidiu-se-h%C3%A1-130- anos/a-18283420. Acesso em: 24 nov. 2024.


Um dos principais objetivos dessa Conferência era:


Alternativas
Q3108085 História
“No início do século XVI, o Império Português estava voltado para o comércio com as Índias, porém, após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, essa atividade entrou em declínio.
Ademais, houveram ameaças de invasão por parte da França e da Inglaterra, o que também influenciou na decisão portuguesa de ocupar, em definitivo, o território brasileiro.
Em 1530, portanto, Portugal envia Martim Afonso de Souza como chefe de uma expedição com o objetivo de estabelecer colonos e implementar uma administração colonial. Inicia-se, a partir de então, o período do Brasil Colônia”.
Disponível em: https://www.politize.com.br/brasil-colonia/. Acesso em: 24 nov. 2024.

O chamado período colonial brasileiro apresentou diversas características, dentre as quais merece destaque, em linhas gerais, a (o): 
Alternativas
Q3108086 História
“O 13 de maio marca o Dia da Abolição da Escravatura, instituída pela Lei Áurea há 136 anos. A data marca debate sobre como deve ser a reparação histórica ao povo negro escravizado.
Durante mais de quatro séculos, pelo menos 12,5 milhões de africanos foram sequestrados, transportados à força por longas distâncias, principalmente por navios e comerciantes europeus, e vendidos como escravos.
O Brasil era o principal destino, para onde vieram entre 4 e 5 milhões de homens, mulheres e crianças. Cerca de 1 milhão chegou pelo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, o maior porto escravagista das Américas”.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitoshumanos/noticia/2024-05/data-da-abolicao-da-escravaturaretoma-debate-sobre-reparacao-negros. Acesso em: 24 nov. 2024.

Acerca desse processo histórico e suas implicações, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3108087 História
“O auge do totalitarismo aconteceu nas décadas de 1920 e 1930, na Europa, e o surgimento desse sistema político está diretamente relacionado com as consequências do pós-guerra. A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcante na história mundial e, ao fim desse conflito, o saldo deixado foi de destruição, morte e muita crise – tanto política quanto econômica. O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933”.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/regimetotalitario.htm. Acesso em: 23 nov. 2024 (Adaptado).
Qual das ações abaixo NÃO foi utilizada por Adolf Hitler para consolidar seu regime na Alemanha nazista? 
Alternativas
Q3108088 História
Segundo o historiador Edgar Salvadori de Decca, em 1928 estavam definidas no Brasil pelo menos três propostas de revolução provenientes de agrupamentos políticos diferentes: o Partido Democrático, “os tenentes”, e o bloco operário e camponês.
Embora divergissem em suas prioridades e estratégias, o ponto de convergência existente nessas propostas era a necessidade de: 
Alternativas
Q3108089 História
“O governo Sarney implementou, em 28 de fevereiro de 1986, um plano de combate à inflação que ficou conhecido como Plano Cruzado, o nome da nova moeda brasileira que substituiu o cruzeiro”.
Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbete/6297. Acesso em: 23 nov. 2024.
“O Real completou 30 anos nesta segunda-feira (01/07/2024). Criado pela equipe econômica chefiada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, e implementado por medida provisória editada em 30 de junho de 1994 pelo então presidente Itamar Franco”.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2024/07/planoreal-completa-30-anos-nesta-segunda-feira. Acesso em: 23 nov. 2024 (Adaptado).

Apesar de separados no tempo e refletindo as particularidades de seus momentos históricos, os planos econômicos acima referidos apresentaram como objetivo principal:
Alternativas
Q3108090 História
“As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foi um processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia. Além disso, chegaram pela primeira vez a terras até então desconhecidas por eles, como o continente americano, local ao qual chegaram em 1492”.
Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/artigos/as-grandesnavegacoes.htm. Acesso em: 23 nov. 2024.

Para o sucesso desse processo diversos fatores são considerados essenciais, como: 
Alternativas
Q3108091 História
“A crise econômica mundial causada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, a insatisfação militar com os sucessivos governos civis e a morte de João Pessoa serviram como estopim para a formação de uma junta governamental que desconsiderou as eleições e formou um novo governo. Esse movimento se efetivou em novembro de 1930, quando Júlio Prestes foi deposto e o poder foi passado a Getúlio, o que pôs fim à chamada República Velha e iniciou a Era Vargas.
A Era Vargas compreende três períodos: o Governo Provisório (1930-1934), o Governo Constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945).
Com a Revolução de 1930, Vargas implementou transformações significativas por meio de políticas públicas que visavam atender a nova configuração do país e do ser social brasileiro”.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/39/eravargas-e-a-educacao-um-estudo-do-contexto-historico-epolitico-dos-avancos-educacionais-da-epoca. Acesso em: 23 nov. 2024 (Com adaptação).

Dentre as principais políticas adotadas por Getúlio Vargas nesse contexto histórico, merecem destaque, EXCETO
Alternativas
Q3108092 História
Em novembro de 1937, o golpe que implantou o "Estado Novo" viabilizou a permanência de Getúlio Vargas no poder.
Em abril de 1964, um golpe depôs o presidente João Goulart, iniciando um período marcado pela presença de militares no controle do poder executivo federal, que vai se estender de 1964 a 1985.
Considerando esses dois momentos da política brasileira, assinale a alternativa abaixo que apresenta, CORRETAMENTE, duas semelhanças entre esses regimes políticos. 
Alternativas
Q3108093 História
“O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram.
Os assassinatos foram organizados pelo partido nazista alemão, liderado por Adolf Hitler.
Os judeus foram o principal alvo dos nazistas.
Quase sete em cada 10 judeus na Europa na época foram assassinados por causa de sua identidade”.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd189gdr7l5o. Acesso em: 24 nov. 2024.

A partir dessas informações assinale a alternativa abaixo que contém, respectivamente, um argumento usado na época para justificar esse ato e; um evento de mesma natureza, registrado pela História após 1945. 
Alternativas
Q3108094 História
“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. (...) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos (...). Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.” HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224.
O texto do historiador inglês procurou abordar as principais características das relações internacionais no período conhecido como Guerra Fria.
Do ponto de vista estratégico, os Estados Unidos procuraram manter sua influência no mundo a fim de combater o expansionismo do comunismo soviético.
Qual das alternativas abaixo NÃO representou uma intervenção estratégica dos Estados Unidos para manter a sua influência mundial no período histórico mencionado no texto?
Alternativas
Q3108095 História
“Quando se começa a estudar a Revolução Industrial, a primeira questão a levantar é sobre que tipo de revolução estamos falando. Muitas vezes, entendemos a palavra "revolução" como uma revolta, uma disputa entre grupos políticos, ou até mesmo, uma guerra civil em determinada sociedade. Mas não é disso que se trata aqui. O sentido que usamos neste caso é o de revolução como uma transformação profunda, uma mudança muito grande, uma ruptura com o que havia anteriormente.
Ao falarmos, então, de uma "revolução industrial", estamos falamos numa modificação drástica no modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem”.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/revolucaoindustrial-evolucao-tecnologica-transforma-as-relacoessociais.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 24 nov. 2024.

Uma das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, desde a sua primeira fase, merece destaque a(o): 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: A
6: C
7: A
8: D
9: B
10: E
11: D
12: C
13: A
14: B
15: E