Questões de Concurso Público Prefeitura de Passos - MG 2023 para Assistente Social Educacional

Foram encontradas 12 questões

Q2348618 Serviço Social
Associe as colunas A e B, relacionando a trajetória do Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos com suas características.

Coluna A

(1) Serviço Social Europeu (2) Serviço Social Americano

Coluna B

( ) Possuía uma abordagem individual e um diagnóstico social.
( ) Buscava uma maior autonomia profissional, afastando-se cada vez mais da influência da Igreja Católica.
( ) Possuía características presentes na doutrina humanista cristã do Neotomismo.
( ) Buscava conhecimentos científicos, no âmbito da Psicologia, Medicina e Direito.
( ) Tinha influência de conhecimentos científicos do Positivismo, da Física Social e da Sociologia.



Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2348619 Serviço Social
A implantação do Serviço Social no território latino-americano está vinculada ao processo de industrialização e ao desenvolvimento do capitalismo, o que já era uma realidade na Europa. Sendo assim, qual foi o país latino-americano pioneiro nas Escolas de Serviço Social?
Alternativas
Q2348620 Serviço Social
Ao analisarmos o significado e o objetivo político e econômico do Pan-Americanismo monroísta, veremos o seu caráter contraditório quanto a sua proposta, pois o seu discurso evidenciou uma preocupação e um espírito solidário em ajudar os países subdesenvolvidos, mas o seu real interesse era outro.
Assinale a alternativa que expresse corretamente o real interesse dos Estados Unidos, por meio da Doutrina Monroe.
Alternativas
Q2348621 Serviço Social
Analise as afirmativas abaixo sobre o serviço social de grupo, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Esteve vinculado aos movimentos de autoajuda.
( ) Tinha uma perspectiva disciplinadora e terapêutica.
( ) Utilizava o diagnóstico social para encontrar a definição da situação social ou da personalidade do sujeito.
( ) Um método que auxiliava as pessoas a expandir o seu funcionamento social.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2348622 Serviço Social
O trabalho intersetorial é fundamental; uma intervenção interdisciplinar é elementar, pois amplia as possibilidades de responder às demandas individuais e coletivas dos usuários da política, com vistas à construção de uma sociedade livre de todas as formas de exploração e dominação.
Assinale a alternativa que apresente corretamente o conceito de interdisciplinaridade.
Alternativas
Q2348624 Serviço Social
Assinale a alternativa que apresente corretamente as diretrizes da Lei 8.742, promulgada em 1993.
Alternativas
Q2348625 Serviço Social
Sabemos que os níveis de instrumentalidade estão divididos em três, que são identificados na trajetória do Serviço Social brasileiro. Neste nível de instrumentalidade, o Assistente Social utiliza todo o conhecimento aprimorado para adequar os recursos, visando atender aos usuários, permitindo a passagem das ações instrumentais para o exercício profissional crítico e competente.
Que nível de instrumentalidade temos nessa afirmação?
Alternativas
Q2348626 Serviço Social
A entrevista, assim como outros instrumentos face a face, exigem um rito para o seu desenvolvimento, ao qual denominamos de etapas.
Assinale a alternativa que apresente corretamente as etapas existentes para a realização de uma entrevista e que devem ser compreendidas e observadas pelos assistentes sociais.
Alternativas
Q2348628 Serviço Social
A trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil é marcada por influências teóricas neotomistas, positivistas, funcionalistas, fenomenológicas e marxistas. A aproximação de alguns assistentes sociais com os movimentos sociais e os partidos políticos de esquerda, ao final dos anos de 1950 e início da década de 1960 contribuíram para um contato inicial com as ideias marxistas.
No que se refere ao pensamento marxista e à profissão de Serviço Social, analise as assertivas abaixo:

I. Marxismo sem Marx refere-se à aproximação superficial que ocorreu, inicialmente, entre a profissão de Serviço Social e o pensamento marxista.
II. Marxista é um minucioso e rigoroso estudo inerente ao pensamento de Karl Marx. III. Marxiano corresponde aos estudos que foram construídos a partir da literatura de Karl Marx.
IV. A Teoria Social Crítica de Marx fundamenta a prática do assistente social na atualidade.
V. Prática do desenvolvimento de comunidade heterodoxo, que contava com profissionais bem próximos à teoria marxista.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q2348629 Serviço Social
Apesar de estar atuando no espaço sócio-ocupacional da assistência social, o indivíduo que busca a referida política apresenta demandas e expressões da questão social multifacetadas, o que vai exigir do assistente social um diálogo com outras áreas do saber e a interface com outras políticas sociais setoriais.
Sendo assim, a atuação do assistente social na Política de Assistência Social deve configurar-se em um trabalho
Alternativas
Q2348630 Serviço Social
Os municípios, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, ou afins, têm a autonomia para executar Planos Municipais de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e de Liberdade Assistida (LA), que correspondem a medidas socioeducativas em meio aberto destinadas a adolescentes enquadrados autores de ato infracional à luz da Lei 8.069/90 (ECA).
Esse serviço corresponde a qual nível de proteção da Assistência Social e em qual equipamento ele é ofertado?
Alternativas
Q2348632 Serviço Social
Leia atentamente o trecho abaixo:
Situar o Serviço Social nos marcos da modernidade e da pósmodernidade implica resgatar (...) o conjunto de saberes presentes na sua trajetória histórica, especialmente na realidade brasileira. (SIMIONATTO, 2009, p. 14).
Analise as assertivas abaixo no que tange à trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil e as matrizes teóricas que fundamentaram a prática profissional:

I. As protoformas do Serviço Social brasileiro tiveram como suporte teórico-metodológico os pressupostos conservadores da doutrina da Igreja Católica expressos no pósestruturalismo.
II. Na década de 1950, o profissional de Serviço Social fundamentou sua prática profissional no positivismo e funcionalismo, ambos ancorados na razão fenomênica ou instrumental de racionalidade formal-abstrata.
III. Na década de 1970, o Serviço Social amplia sua interlocução com as Ciências Sociais e aproxima-se da teoria social crítica de Marx.
IV. A década de 1990 expressa um amadurecimento teórico e acadêmico da profissão, por meio da aprovação do Código de Ética de 1993 e da Lei de Regulamentação da Profissão, resultantes da aproximação com as teorias pós-modernas.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: B
6: C
7: A
8: C
9: C
10: D
11: A
12: B