Questões de Concurso Público Prefeitura de Domingos Martins - ES 2024 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 16 questões

Q2367366 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Rochas, solos e coberturas vegetais sofrem a ação de agentes erosivos, ocorrendo a retirada e o transporte do material na forma de fragmentos, soluções e coloides para outros locais até atingir o nível base de erosão onde se acumulam. Nesse sentido, a erosão se processa em três fases, na seguinte ordem:
Alternativas
Q2367367 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As medidas de conservação do solo são aquelas que visam minimizar ao máximo as perdas do solo. Dentre elas, temos as medidas de caráter vegetativo. As medidas de caráter vegetativo são aquelas em que se utiliza a vegetação para proteger o solo. Acerca desse grupo de medidas, assinale a afirmativa incorreta
Alternativas
Q2367368 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Adubação verde é a prática pela qual se cultivam determinadas plantas, com a finalidade de incorporá-las ao solo, proporcionado melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e também promovendo o enriquecimento de elementos minerais. As plantas utilizadas neste tipo de adubação possuem várias características que as classificam como tal, exceto 
Alternativas
Q2367369 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os solos brasileiros podem ser classificados a partir da descrição de características pedológicas de cada classe. Cada uma das classes apresenta, portanto, características particulares. Assinale a alternativa que contém a correlação correta entre o tipo de classe de solo e suas características.
Alternativas
Q2367370 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A horticultura envolve o cultivo de diversos tipos de plantas, que podem ser comestíveis ou não. Dentro da horticultura, portanto, está o plantio de verduras, legumes, frutas, flores, cogumelos, plantas medicinais, plantas ornamentais e até mesmo árvores para se dar início a florestas.

Acerca do grupo de abrangência e suas definições, analise as afirmativas abaixo:

I. A olericultura trabalha especificamente com o cultivo de hortaliças, ou seja: legumes e verduras.
II. A fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com intuito de comercializá-los.
III. A prática da silvicultura, consiste além da extração de madeira e outros produtos de interesse comercial, as técnicas próprias da silvicultura têm como função a preservação da floresta contra a erosão, a desertificação e a depauperação do solo, além de proteger a flora e a fauna de uma região.
IV. Floricultura é o negócio que comercializa flores e plantas, prioritariamente. Pode comercializar também arranjos, plantas ornamentais, buquet de flores e também bonsai.

Assinale
Alternativas
Q2367371 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo fitossanitário usa medidas preventivas para combater fitopatógenos, que atacam as culturas e causam prejuízos ao produtor rural. Dentre os métodos mais conhecidos temos: controle químico, biológico, cultural, físico, mecânico e preventivo.
Considerando as características de cada forma de manejo fitossanitário indicadas abaixo, classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F) as sentenças.

(   ) O controle químico é o método mais utilizado atualmente por apresentar baixo custo, embora cause impacto negativo no meio ambiente e coloque em risco a saúde do operador e do consumidor.
( ) O controle biológico usa “inimigos naturais” para combater pragas e doenças, principalmente para o controle de insetos. Além de causar baixos impactos no meio ambiente, ele descarta quaisquer riscos de intoxicação por agroquímicos.
( ) O controle mecânico é utilizado para o controle de insetos. Temos o controle da temperatura para que seja mortal aos insetos, como câmaras refrigeradas protegendo as sementes. Temos também o controle da luminosidade, como o uso de uma faixa de radiação luminosa para atração e captura de insetos noturnos.
( ) O controle físico reduz a infestação das lavouras por meio da poda, da destruição e do arranque de plantas acometidas por pragas e doenças. A catação manual, que coleta e elimina diretamente as pragas em pequenas lavouras e o uso de barreiras, que dificultam ou impedem o acesso dos insetos à lavoura são exemplos desse tipo de controle.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2367372 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Não existe um sistema de irrigação ideal, capaz de atender satisfatoriamente a todas essas condições e aos interesses envolvidos. Devido a isso, deve-se selecionar o sistema de irrigação mais adequado para uma certa condição e para atender aos objetivos desejados. O processo de seleção requer análise detalhada das condições apresentadas (cultura, solo e topografia), em função das exigências de cada sistema de irrigação, de forma a permitir a identificação das melhores alternativas. Dessa forma, os quatro métodos de irrigação são
Alternativas
Q2367373 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso desordenado de fertilizantes pode trazer problemas ambientais, como adubação excessiva, podendo resultar em desequilíbrios, caracterizados pelo excesso de alguns nutrientes e/ou deficiência de outros bem como a contaminação do solo e da água dos lençóis freáticos, mananciais, nascentes, córregos e rios. Sobre os diferentes tipos de fertilizantes, analise as afirmativas abaixo:

I. Os fertilizantes orgânicos são aqueles constituídos de compostos orgânicos de origem natural, vegetal ou animal. Entre eles, têm destaque o esterco animal, as sobras de alimentos, os resíduos da produção animal em grande escala, como granjas de suínos e de aves, os resíduos da indústria de alimentos, como abatedouros e frigoríficos.
II. Os fertilizantes minerais são aqueles constituídos de compostos inorgânicos, sendo classificados em: nitrogenados, fosfatados, potássicos, cálcicos, magnesianos, sulfurados e fertilizantes minerais com micronutrientes.
III. Os organominerais são a associação de fertilizantes minerais com fertilizantes inorgânicos, sendo produtos resultantes da mistura física ou combinação desses componentes e comercializados em formulações em pó, farelada e granulada.

Assinale 
Alternativas
Q2367374 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fornecimento de nutrientes via soluções líquidas, contendo os diferentes nutrientes, é uma prática comum em grande parte das culturas, principalmente aquelas conduzidas em ambiente protegido como as estufas. A técnica usada em estufas é chamada de fertirrigação e consiste no uso de fertilizantes combinados com o processo de irrigação. Acerca da técnica, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2367375 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nos estudos e planejamento de irrigação, o solo pode ser classificado de acordo com sua aptidão para irrigação. Para o manejo da irrigação, é necessário que se conheçam algumas das propriedades físicas e físico-hídricas do solo. Entretanto, a medição ou estimativa do conteúdo de água do solo em condições de campo é difícil, resultando em variações na amostragem devido a diversos fatores. Acerca deste assunto, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2367376 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em uma área destinada à exploração agrícola, é necessário que, fundamentalmente, o solo possua um teor de umidade adequado à germinação e desenvolvimento das culturas. Desta forma, é necessário que se estabeleça e se mantenha um ótimo equilíbrio da relação água-oxigênio-sais na zona radicular, visando oferecer condições ideais de sobrevivência para as culturas.
Acerca das características e objetivos da drenagem agrícola, analise as afirmativas abaixo:

I. Drenagem Natural: é aquela em que o solo em suas condições naturais tem capacidade para escoar a água que atinge a área, proveniente do escoamento superficial e subsuperficial de áreas altas, transbordamentos de rios, subpressões artesianas, excessos de água de irrigações e infiltrações provenientes de canais, mantendo o solo em condições adequadas de aeração para as culturas ali instaladas.
II. Drenagem Artificial: é aquela necessária quando a drenagem natural não é suficiente para eliminar os excessos de água. Desta forma, a drenagem artificial visa complementar a diferença entre a drenagem natural e a drenagem necessária ou adequada.
III. Os principais benefícios da drenagem agrícola são: incorporação de novas áreas à produção agrícola, aumento da produtividade agrícola, controle da salinidade do solo, recuperação de solos salinos e ou alcalinos, e saúde pública e animal.
IV. A drenagem agrícola é dividida em duas categorias: a drenagem superficial e a subdrenagem. A drenagem superficial visa o controle do nível do lençol freático, mantendo-o a uma profundidade adequada ao desenvolvimento das culturas. Já a subdrenagem remove o excesso de água proveniente do escoamento superficial, provocado por chuvas com intensidade superior à taxa de infiltração da água no solo.

Assinale
Alternativas
Q2367377 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na área agrícola, usamos diferentes equipamentos e implementos para a realização de tratamentos fitossanitários em frutíferas. Dentre os mais comuns temos os pulverizadores. Acerca das suas finalidades e modo de operação, analise as sentenças abaixo:

I. Os pulverizadores costais manuais utilizados na fruticultura podem ser encontrados no mercado com capacidade para 5 litros, 10 litros e 20 litros com calibração rápida e fácil.
II. Os pulverizadores costais elétricos também possuem uma alavanca de acionamento para bombear a calda, além de uma bateria que deve ser recarregada após 4 ou 6 horas de uso. Este tipo de equipamento também pode receber a denominação de nebulizador costal motorizado.
III. O pulverizador pneumático costal motorizado é a forma de bombeamento da calda, realizado por um motor 2 tempos de alta rotação, acoplado ao reservatório de calda. São comumente utilizados nas culturas da figueira, goiabeira, caquizeiro, macieira, citros, pessegueiro, oliveiras e videiras.
IV. Pulverizador tratorizado com mangueira e pistola de pulverização é acoplado no sistema hidráulico do trator agrícola, o que facilita as manobras e proporciona mais agilidade no deslocamento durante a operação.

Assinale
Alternativas
Q2367379 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O licenciamento ambiental atualmente faz uso de ferramentas de geoprocessamento para caracterização e controle das áreas licenciadas, e de plataformas online para solicitações de licença, download e upload de documentos, acompanhamento dos processos em análise, disponibilização de estudos ambientais. Existem diferentes modalidades de licenças ambientais a depender do tipo de empreendimento. A partir disto, julgue os itens abaixo e assinale a afirmativa correta.

I. A Licença Prévia (LP) aprova a localização e concepção do empreendimento, atividade ou obra que se encontra na fase preliminar do planejamento atestando a sua viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.
II. A Licença de Instalação (LI) autoriza a instalação do empreendimento, atividade ou obra de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, fixando cronograma para execução das medidas mitigadoras e da implantação dos sistemas de controle ambiental.
III. A Licença de Operação (LO) autoriza a operação da atividade, obra ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas nas licenças anteriores.
IV. Licença Prévia e de Instalação (LPI): não substitui os procedimentos administrativos do licenciamento prévio e do licenciamento de instalação ordinários. Antes de iniciar-se a implantação do empreendimento ou atividade, em uma única fase o órgão ambiental atesta a viabilidade ambiental e autoriza a instalação da atividade ou empreendimento, estabelecendo as condições e medidas de controle ambiental necessárias.

Assinale
Alternativas
Q2367381 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Constituição Federal exige que os estudos ambientais sejam públicos, o que é materializado principalmente pela disponibilização do EIA/Rima ou outros estudos às pessoas interessadas, pela realização de audiências públicas e pela participação direta da sociedade nos conselhos ambientais. Esses documentos são direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente. Acerca das atividades técnicas desenvolvidas pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), analise as afirmativas abaixo:

I. Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.
II. Diagnóstico ambiental da área considerando o meio físico, como subsolo, ar, clima e águas. Essa etapa inclui a realização de topografias e outras análises do solo, águas e demais componentes da área. Ainda devem ser levados em conta o meio biótico que é composto pela flora e fauna.
III. Analisar e avaliar os impactos ambientais do projeto e verificar o grau de importância e os prejuízos que provavelmente serão causados à natureza.
IV. Definir como serão tratados os efeitos negativos, equipamentos de controle e sistemas de despejos.

Assinale
Alternativas
Q2367383 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O IEMA publicou a Instrução Normativa nº. 09, de 10 de dezembro de 2021, na qual substitui a Instrução Normativa nº. 03-N, de 31 de janeiro de 2020, que definiu as atividades consideradas de baixo risco sob o aspecto ambiental, no âmbito do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
Acerca das definições contidas nesses documentos com relação às atividades de baixo risco, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2367385 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O preparo do solo é caracterizado por um conjunto de operações destinadas a deixar o solo em condições para receber a muda, de modo que o sistema radicular se desenvolva bem, tenha acesso a nutrientes, água e oxigênio. Acerca do preparo do solo, avalie em verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:

( ) O preparo primário compreende as operações de preparo que mobilizam o solo para proporcionar uma melhor condição física e química para receber as mudas e posterior crescimento destas.
( ) No preparo primário do solo são adotadas grades de disco e rolos niveladores.
( ) O preparo secundário do solo compreende as operações realizadas para uniformizar a superfície do terreno, como o destorroamento.
( ) No preparo secundário é utilizado o arado aiveca ou arado de discos, escarificador ou grades pesadas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: A
6: C
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: D