Questões de Concurso Público Prefeitura de Medicilândia - PA 2023 para Assistente Educacional Inclusivo
Foram encontradas 13 questões
Assinale a única alternativa correta. O advento da redemocratização e a discussão da Constituição de 88 tornam obsoleta a LDB anterior a 1996, tendo como consequência a redação e promulgação da LDB que foi sancionada em dezembro de 1996 pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. O novo texto foi relatado pelo antropólogo, professor e então Senador Darcy Ribeiro, o qual tomou por base o princípio do direito universal à educação, e trouxe mudanças significativas em outras leis. Dentre outras providências, estabeleceu:
Assinale a única alternativa correta que preenche a lacuna. Segundo Vasconcelos (2004), o projeto político pedagógico é um plano global da instituição que se concretiza na sistematização de um processo de ______________________. É um instrumento teórico e metodológico que se ocupa da intervenção e mudança da realidade.
Assinale a única alternativa correta sobre a avaliação escolar. “Durante o ano letivo, as notas vão sendo observadas, médias vão sendo obtidas. O que predomina é a nota: não importa como elas foram obtidas nem por quais caminhos. São operadas e manipuladas como se nada tivessem a ver com o percurso ativo do processo de aprendizagem.” (LUCKESI, 2011, p. 36) Essa citação refere-se à:
Assinale a única alternativa correta. Atualmente, no Brasil, a Educação Especial assume uma perspectiva inclusiva, a qual pressupõe que estudantes devem conviver e compartilhar os mesmos ambientes de ensino-aprendizagem, livres de discriminação de qualquer natureza, aprendendo juntos para que todos se desenvolvam integralmente. Nesse sentido, a educação, na perspectiva inclusiva, de acordo com a Lei nº 9.394/96, deve ser:
Assinale a única alternativa correta. De acordo com a Lei 13.146, “Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:”
Assinale a única alternativa correta sobre a Lei 13.146, Art. 3º “Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:”
Assinale a única alternativa correta sobre o conceito de dificuldades de aprendizagens específicas:
Assinale a única alternativa correta sobre o papel do educador na perspectiva inclusiva. A inclusão não prevê a utilização de práticas de ensino escolar específicas para esta ou aquela deficiência e/ou dificuldade de aprender. Os alunos aprendem nos seus limites e se o ensino for, de fato, de boa qualidade, o professor levará em conta:
Assinale a única alternativa correta sobre diversidade e inclusão. Para que se considere uma sociedade inclusiva que respeite a diversidade, é preciso lutar contra as barreiras, isto é, qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa... Nesse sentido, considera-se barreira tecnológica:
Assinale a única alternativa correta quanto ao conceito de tecnologias assistivas a partir de conhecimentos e da identificação clara de situações-problema vivenciadas na sala de aula:
Assinale a única alternativa correta que corresponde à metodologia de trabalho para elaboração e definição de atividades, incluindo-se a seleção de materiais de suporte no que se refere a alunos com disgrafia:
Assinale a única alternativa correta sobre concepções contemporâneas a respeito da escolarização de estudantes com deficiência intelectual (DI) na perspectiva dos paradigmas inclusivos.
“O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos, pois não podemos diferenciar um aluno pela sua deficiência ...” (MANTOAN, 2003, P. 36)
Assinale a única alternativa correta. “O modelo mais comum, adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outros países, baseia-se em seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida diária, motoras/atividade física, sociais, recreação/lazer e pré-profissionais/profissionais. Quando aplicado numa perspectiva inclusiva, pode-se tornar uma importante ferramenta de apoio ao trabalho em sala de aula, principalmente na avaliação de estudantes público-alvo da educação especial.” (www.diversa.org.br)