Questões de Concurso Público DPE-AM 2011 para Defensor Público

Foram encontradas 100 questões

Q200512 Direito Constitucional
O Defensor Público do Estado do Amazonas em exercício no Município de Parintins recebe em seu gabinete pais de crianças entre zero e cinco anos de idade, que não possuem condições de pagar advogado sem prejuízo do sustento de suas famílias, reclamando da insuficiência de vagas em creches mantidas pelo poder público municipal. Nesse caso, o Defensor Público:
Alternativas
Q200513 Direito Constitucional
Quando se usa a expressão “a Constituição é norma pura”, “puro dever ser”, a concepção de Constituição foi adotada:
Alternativas
Q200514 Direito Constitucional
A Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANA - DEP – é entidade de classe de atuação no âmbito nacional com associados em pelo menos nove Estados da Federação e que congrega os Defensores Públicos do país, aposentados ou não, para a defesa de suas prerrogativas, direitos e interesses, pugnando pela independência e prestigio da Defensoria Pública, podendo valer-se, conforme seu estatuto, da ação direta de inconstitucionalidade. A referida entidade propôs ação direta de inconstitucionalidade questionando dispositvo de uma lei complementar estadual, que, ao fixar critérios destinados a definir a escolha do Defensor Público-Geral do Estado, estabeleceu que ele seria de livre escolha e nomeação do Governador do Estado, o que, argumentou a referida associação, desrespeitaria as normas gerais estabelecidas pela União na Lei Complementar n. 80/1994, com as modificações introduzidas pela Lei Complementar n. 132/2009. A ação direta
Alternativas
Q200515 Direito Constitucional
No art. 196 da Constituição Federal está estabelecido que a “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas  que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e  recuperação”. A referida norma é:
Alternativas
Q200516 Direito Constitucional
O governador do Estado do Rio Grande do Sul propôs ação direta de inconstitucionalidade, questionando as expressões contidas nos parágrafos 1º e 2º, do art. 45, da Constituição Federal, os quais prevêem, respectivamente, que na formação da Câmara dos Deputados “o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados” e que “cada Território elegerá quatro Deputados”. Alegou que tais normas são inconstitucionais, pois contrariam normas constitucionais previstas como cláusulas pétreas, tendo em vista a ofensa à isonomia em face da desigualdade da representação política atribuídas aos Estados da região sul, com população e produto interno muito superior proporcionalmente ao de outras unidades da federação que formam outras regiões. Nesse caso:
Alternativas
Q200517 Direito Constitucional
Márcio Spaghet, italiano residente no Brasil há mais de 15 (quinze) anos ininterruptos e sem condenação criminal, requereu a nacionalidade brasileira. Nesse caso:
Alternativas
Q200518 Direito Constitucional
A respeito do conceito e da classificação da Constituição, é correto afirmar que:
Alternativas
Q200519 Direito Constitucional
Sobre os métodos e princípios hermenêutcos aplicáveis na seara constitucional é correto afirmar que:
Alternativas
Q200520 Direito Constitucional
A respeito dos direitos fundamentais, marque a opção correta:
Alternativas
Q200521 Direito Constitucional
Qual dos instrumentos abaixo jamais poderá ser utlizado em sede de controle concentrado de consttucionalidade, federal ou estadual:
Alternativas
Q200522 Direito Constitucional
A respeito dos remédios constitucionais, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q200523 Direito Constitucional
Assinale a alternatva correta:
Alternativas
Q200524 Direito Administrativo
De acordo com a doutrina nacional, os órgãos e agentes públicos estão compreendidos no sentido de Administração Publica: .
Alternativas
Q200525 Direito Administrativo
Afirma-se, a respeito do princípio da eficiência da Administração Pública, que ele foi inserido na atual Constituição Federal com o intuito de:
Alternativas
Q200526 Direito Administrativo
Pode-se afirmar que são formas de intervenção do Estado na propriedade:
Alternativas
Q200527 Direito Administrativo
Sabe-se que o concurso público é obrigatório para admissão de servidores na Administração Pública, podendo deixar de ser exigido em algumas situações, citando-se entre elas:
Alternativas
Q200528 Direito Administrativo
A partir da edição da Emenda Constitucional 19/98 houve restrição à subjetvidade do gestor público no provimento dos cargos e atribuições de funções de confiança. Decorre dessa norma:
Alternativas
Q200529 Direito Administrativo
Sobre responsabilidade extracontratual do Estado, é possível afirmar:
Alternativas
Q200530 Direito Administrativo
O convênio no campo do Direito Administrativo é:
Alternativas
Q200531 Direito Administrativo
A respeito do credenciamento em matéria de licitação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: B
6: E
7: E
8: C
9: D
10: C
11: E
12: B
13: A
14: A
15: D
16: C
17: B
18: A
19: B
20: A