Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Terapia Ocupacional

Foram encontradas 50 questões

Q2087863 Não definido
O Art. 3º, da Lei Federal nº 11.104/2005, dispõe sobre o espaço da brinquedoteca em hospitais pediátricos, apontando a existência de brinquedos e jogos educativos para estimular o brincar nas crianças e seus acompanhantes e, assim, construir e fortalecer as relações de vínculo e afeto entre as crianças e seu meio social. Além disso, de acordo com Silva, et al (s/d), a Lei objetiva:
Alternativas
Q2087864 Não definido
O trabalho em equipe está colocado como um dos pilares para o alcance da integralidade e da universalidade pautadas pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo avaliadas como uma estratégia para a mudança do antigo modelo assistencial. (MARQUES, 2021, p. 7060.)
No que concerne à equipe multidisciplinar, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2087865 Não definido
Nunes, Batista e Almeida (2021) destacam, na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) de 2006, o conceito de idoso frágil ou em situação de fragilidade, os que estão morando em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), bem como idosos com incapacidade funcional básica, que vivem em situação de violência, acamados, dentre outros. Os autores ainda apontam que a intervenção com idosos frágeis, por sua complexidade, deverá incluir diferentes profissionais, e é nesse contexto que o terapeuta ocupacional está inserido, com suas ações voltadas para a saúde, a cultura e a assistência social. No âmbito da saúde, na atenção à população idosa, a profissão realiza as suas atividades baseadas no conceito de capacidade funcional, que se refere a:
Alternativas
Q2087866 Não definido
De acordo com Barba, et all (2022), em uma perspectiva do trabalho em equipe com crianças, a terapia ocupacional poderá lançar mão de instrumentos, para a triagem de risco ao desenvolvimento infantil, com uma proposta interdisciplinar e baseada nas realidades vivenciadas pelos serviços. Para tanto, utiliza-se com frequência o instrumento M-CHAT, que é baseado em:
Alternativas
Q2087867 Não definido
Território é expressão e produto das interações protagonizadas por seus atores e exprime uma ideia de processo; é representado pelas construções sociais, discursivas e materiais. (BIANCHI, 2019, p. 70.)
Por meio da definição de Território, Reis, in Bianchi (2019) definem três dimensões referentes às estruturas e dinâmicas que compõem o território; assinale-as.
Alternativas
Q2087868 Não definido

De acordo com Lopes & Corrêa (2013), o termo ocupação é entendido como o envolvimento na vida construído por múltiplas atividades. Assim, tanto as ocupações quanto as atividades são usadas para as intervenções dos terapeutas ocupacionais. A participação em ocupações é considerada como:

Alternativas
Q2087869 Não definido
As redes de proteção à criança no Brasil têm se estruturado, proporcionando uma linguagem comum de entendimento único, e ação compartilhada de cuidado na primeira infância, possibilitando a união de diversas áreas e setores para conceber a criança com o sujeito de direito e cidadã. Diante do exposto, conceitua-se a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) como:
Alternativas
Q2087870 Não definido
Muitos terapeutas ocupacionais têm se relacionado com o setor da educação de múltiplas formas e elegido a escola como um foco de atenção para o desenvolvimento de suas ações, principalmente visando à integração e à inclusão de crianças com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento no sistema regular de ensino, tanto na sua primeira inserção escolar quanto na “saída” das crianças das salas e escolas especializadas e entrada no sistema regular formal. (Pereira; Borba; Lopes, 2021, p. 2.) 
A partir do final do século XX, o Brasil fortaleceu os debates em torno da proposição da educação inclusiva, colocando em foco os sujeitos considerados público-alvo da educação especial ao longo dos anos, passando a se referir à educação inclusiva e à educação especial como expressões de conceitos referentes ao mesmo fenômeno, que é a defesa da inserção/inclusão dos alunos da educação especial nas classes de ensino regular, em escolas comuns. Diante do exposto, tais escolas passaram a ser denominas de:
Alternativas
Q2087871 Não definido
Pautado na universalidade do acesso e garantindo a assistência à saúde, mesmo aos usuários que não têm acesso; em uma perspectiva do cuidado na atenção primária em saúde, entende-se como atendimento domiciliar:
Alternativas
Q2087872 Não definido
O luto tem efeitos variáveis sobre as pessoas, devendo ser entendido de forma individualizada e relacionado a um processo social, visto que os sentimentos e os comportamentos gerados pelo luto são influenciados pela sociedade. Na terapia ocupacional, o uso das atividades expressivas/criativas e a contação de histórias para ajudar as crianças a resolver problemas psicossociais são utilizados como:
Alternativas
Q2087873 Não definido
Em 2021, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) alterou os Códigos de Ética e Deontologia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, por meio da Resolução nº 532/2021, autorizando “a divulgação de imagens, textos e áudios, autênticos, relativos à assistência fisioterapêutica ou terapêutica ocupacional pelo profissional responsável pela realização do procedimento, e a divulgação de imagens, textos e áudios autênticos de pacientes/clientes/usuários acompanhados ou não do fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional responsável que realizou o procedimento”. (CREFITO-4, 2022, p. 5.)
Diante do exposto, a divulgação deverá seguir algumas orientações; analise-as.
I. Somente poderá ser realizada com a autorização prévia do paciente/cliente/usuário ou de seu representante legal, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
II. Deverá constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, bem como a data das imagens, dos textos e dos áudios, em todas as publicações de imagens, textos e áudios.
III. A divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros deverá ser assinada e autorizada pelos pacientes ou seus representantes legais.
IV. O profissional deve estar atento ao conteúdo da divulgação, incluindo a linguagem, já que é vedado o uso de expressões que possam caracterizar sensacionalismo, concorrência desleal, promessa de resultado infalível ou restrições previstas no código de ética profissional.
V. Postagens com duração temporária em mídias sociais, stories do Instragram e Facebook, status do WhatsApp não estão sujeitas às regras de publicidade de acordo com a normativa.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2087874 Não definido
Dentre os processos de intervenção da terapia ocupacional tem- -se o atendimento grupal, momento em que “os sujeitos compartilham tempo, espaço e um fazer por meio de interações que geram encontros, entrecruzamentos e conexões entre universos subjetivos e singulares, propiciando expressões carregadas de significações”. (Ribeiro, et al, 2017, p. 1.)
Diante do exposto, o grupo, em uma intervenção terapêutica ocupacional, tem como objetivo; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Facilitar processos dialógicos; ampliar potencialidades individuais e coletivas. ( ) Protagonizar experimentações e reflexões; possibilitar a expressão de sentimentos e emoções. ( ) Melhorar a construção de vínculos; aumentar a autonomia e a motivação.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2087875 Não definido
As atividades humanas são construções sócio-históricas, relacionais, culturais, expressões de modos de vida; elas envolvem cotidianos e seus desejos, saberes-fazeres, potenciais transformadores próprios; são produção de vida e de mundos. (Cardinalli & Silva, 2021, p. 12.)
Sobre as atividades humanas em terapia ocupacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para terapeutas ocupacionais, as atividades humanas são pistas inquietantes e oportunidades relacionais para experimentações conjuntas.
( ) Uma compreensão ampliada sobre a atividade humana deve incorporar o valor histórico, ancestral, coletivo, bem como a interdependência de processos geracionais.
( ) Ao ampliar a percepção sobre a constituição e valores das atividades humanas, contribui para a relação entre os modos de trabalho, cotidiano, ocupações com a atividade de lazer voltadas para a infância e suas interfaces.
( ) As atividades se tornam preciosas para a terapia ocupacional, pois constituem matéria para a expressão e transformação desses afetos que conduzem novas experimentações na vida.
( ) A terapia ocupacional implica em produção de vida e na ampliação da potência da atividade humana de sujeitos coletivos e complexos, de forma inconsciente, mas coerente com a realidade.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2087876 Não definido
Shimoguiri & Costa-Rosa (2017) relatam que a constituição da terapia ocupacional (TO) parte de bases históricas, culturais, econômicas, éticas, políticas e conceituais, se definem enquanto profissão nas circunstâncias do retorno à filosofia do tratamento moral, com a primeira técnica registrada em 1917, objetivando: 
Alternativas
Q2087877 Não definido
O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é complexo e dinâmico, e sofre influências de vários fatores. Portanto, é necessário realizar ações precoces, evitando complicações futuras para crianças em risco e/ou com desenvolvimento atípico por meio de: intervenções de triagem; identificação; avaliação; acompanhamento de evolução; e, estimulação do desenvolvimento infantil. Araújo, et al (2018) destacam que “a sistematização destas avaliações pode ser facilmente aplicada na saúde pública, o que permitirá implementar políticas públicas de atenção e vigilância à saúde da criança”. Diante do exposto e em consonância com essas estratégias, a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), conceitua-se como:
Alternativas
Q2087878 Não definido
Para a reforma psiquiátrica brasileira, os serviços de atenção psicossocial localizados na comunidade têm constituído a principal estratégia para fomento das ações de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Shimoguiri e Costa-Rosa ainda destacam que a reforma propõe uma inovação clínica baseada nas vivências individuais e coletivas do sujeito, levando a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que visa:
Alternativas
Q2087879 Não definido
Para Farias & Lopes (2020), a terapia ocupacional social compreende-se “como uma perspectiva, um campo de produção crítica de ações e reflexões – que fazer/práxis, que desestabiliza a hegemonia da terapia ocupacional técnico-científica (em seu sentido reducionista, marcado pelo que se toma como neutralidade política)”, tendo ainda como características; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Busca articular práxis junto a populações em processos de rupturas de suas redes sociais de suporte e que vivenciam limitações na participação social, por meio de ações que articulam a dimensão comunitária e territorial dos sujeitos, em perspectiva micro e macrossocial.
( ) Assentar na emergência das problemáticas sociais nacionais; procurar forjar um projeto profissional, transplantando soluções inadequadas e inoperantes aos problemas do contexto, vendo-o criticamente.
( ) Ganhar, pouco a pouco, a consciência de suas possibilidades, como resultado a longo prazo de sua inserção no seu mundo e da captação das tarefas de seu tempo ou da visão nova dos velhos temas.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2087880 Não definido
Por meio da Portaria nº 154/2008, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a fim de ampliar as ações desenvolvidas na Atenção Básica. Cabral (2018), em seus estudos, destaca a importância de um profissional generalista, com formação específica em uma determinada área da saúde, possibilitando, assim, ampliar o escopo de profissionais. Sobre o papel do terapeuta ocupacional na Atenção Básica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2087881 Não definido
O Ministério da Saúde, em 2011, lançou um guia prático de matriciamento em saúde mental. O documento aponta que o apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Portanto, o matriciamento constitui-se em uma ferramenta de transformação, não só do processo de saúde e doença, mas de toda a realidade dessas equipes e comunidades. Diante do exposto, deve-se solicitar um matriciamento:
I. Nos casos em que a equipe de referência sente necessidade de apoio da saúde mental para abordar e conduzir um caso que exige, por exemplo, esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família.
II. Para integração do nível especializado com a atenção primária no tratamento de pacientes com transtorno mental como, por exemplo, para apoiar na adesão ao projeto terapêutico de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes em atendimento de um hospital psiquiátrico especializado.
III. Quando se necessita de suporte para realizar intervenções psicossociais específicas da atenção terciária, tais como grupos de pacientes com transtornos mentais.
IV. Quando a equipe de referência sente necessidade de apoio para resolver problemas relativos ao desempenho de suas tarefas como, por exemplo, dificuldades nas relações pessoais ou nas situações especialmente difíceis encontradas na realidade do trabalho diário.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2087882 Não definido
Conforme Mazak, et al (2021), os instrumentos de avaliação em terapia ocupacional para crianças adotam, de forma geral, os mesmos formatos e objetivos do universo ocupacional dos adultos; porém, se diferenciam na abordagem do desenvolvimento e na forma de coletar informações. Para a terapia ocupacional o uso de instrumentos objetiva a busca de informações sobre os interesses da criança e do adolescente, o que fazem em seu cotidiano, como fazem e por que fazem, a fim de conhecer suas possibilidades, potencialidades, dificuldades e desafios, podendo, assim, favorecer o processo de cuidado junto a essa população. São considerados instrumentos de avaliação indicados para a avalição em crianças:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: B
6: D
7: B
8: B
9: E
10: D
11: D
12: A
13: C
14: E
15: E
16: E
17: C
18: E
19: B
20: D