Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Pedagogia
Foram encontradas 20 questões
I. Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais.
II. Possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito como construtor e transformador de sua realidade.
III. Pressupõe que o indivíduo precisa se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual.
IV. A escola é mera reprodutora dos conhecimentos acadêmicos e totalmente desvinculada da parte política, sem dar importância à contextualização com a sociedade.
V. O entendimento dos objetivos, conteúdos e métodos da educação se modifica conforme as concepções de homem e da sociedade que, em cada contexto econômico e social de um momento da história humana, caracterizam o modo de pensar, de agir e os interesses das classes e grupos sociais.
Está correto o que se afirma apenas em
Considerando as diferentes propostas teórico-metodológicas que elucidaram aspectos relevantes da relação entre educação e sociedade, analise as afirmativas a seguir.
I. “Para _______________, a educação é responsável pela socialização, processo pelo qual os mais jovens aprendem normas, costumes e valores que os permitirão o convívio social, ou seja, a sociedade determina o comportamento do indivíduo, e a educação como socialização contribui para essa determinação.”
II. “_____________elaborou sua teoria social considerando que a sociedade não é algo exterior ao indivíduo, mas que é formada no contexto das interações entre os indivíduos. Logo, sua sociologia buscou compreender o sentido da ação social. Nessa sociologia, a educação pode ser entendida como o processo de racionalização e de burocratização da sociedade.”
III. “A contribuição de ___________ para elucidar a relação entre educação e sociedade remete às questões ligadas aos condicionantes das relações sociais no desenvolvimento do capitalismo e a formação das classes sociais. Ao desenvolver sua teoria, nos apresenta o trabalho como elemento central para compreender as relações sociais e a formação das classes sociais e, consequentemente, da desigualdade entre as classes; mostra como as relações entre os homens se dão a partir da ideologia.”
IV. “___________, ao desenvolver a atualização do pensamento marxista ao capitalismo europeu do século XX, propõe uma compreensão do poder para além do Estado, afirmando que nas sociedades ocidentais o poder está presente na trama das relações sociais. Tendo em vista a presença do poder na multiplicidade das relações sociais, considera a necessidade de promover a transformação social através da transformação no campo das ideias. Essa transformação se dá na luta pela hegemonia, na qual lutam os que procuram manter a ordem social estabelecida e aqueles que buscam estabelecer uma nova hegemonia, onde a escola é capaz de contribuir para a manutenção das relações sociais existentes ou para sua transformação.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Durante o regime autoritário no Brasil, a PP foi encarada com muita desconfiança pelos governantes. Bem antes da redemocratização do país, no entanto, a PP passou a ser reconhecida e praticada em ambientes acadêmicos. Assim, no Brasil, desde o final da década de 1970, vêm sendo realizadas pesquisas participantes em campos como educação, saúde pública e desenvolvimento comunitário. (Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/dwqhBYxbFvRww85Y pw5tkbr/?lang=pt. Adaptado.)
Sobre a Pesquisa Participante (PP), analise as afirmativas a seguir.
I. É uma modalidade de pesquisa que tem como propósito auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas.
II. É uma pesquisa com base empírica, realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
III. Deve ser compreendida como um repertório múltiplo e diferenciado de experiências de criação coletiva de conhecimentos destinados a superar a oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações.
IV. É modelo de pesquisa que difere dos tradicionais porque a população não é considerada passiva e seu planejamento e condução não ficam a cargo de pesquisadores profissionais. A seleção dos problemas a serem estudados não emerge da simples decisão dos pesquisadores, mas da própria população envolvida, que os discute com os especialistas apropriados.
V. Tem características situacionais, já que procura diagnosticar um problema específico em uma situação específica, com vistas a alcançar algum resultado prático. É uma proposta de pesquisa com características de diagnóstico e consultoria para clarear uma situação complexa e encaminhar possíveis ações, especialmente em situações insatisfatórias ou de crise.
Está correto o que se afirma apenas em
Sobre o exposto, considere os grandes pensadores indicados e relacione-os com as afirmativas.
1. Aristóteles (a.C. - 322 a.C.). 2. Jan Amos Komensky (Comenius 1592-1670). 3. John Dewey (1859 - 1952). 4. Jean Jacques Rousseau (1712-1778).
( ) De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, foi o que mais influenciou a civilização ocidental. Até hoje, o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. Foi ele o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica, e suas conclusões nessa área não tiveram contestação alguma até o século XVII.
( ) Sua principal obra é “Do Contrato Social”. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom; porém, a sociedade o conduz à degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
( ) Defendia uma educação para a vida cotidiana, com sistematização de todos os conhecimentos e o estabelecimento de um sistema universal de educação, com oportunidades para as mulheres. Ele sustentou a ciência ao mesmo tempo que exaltava a majestade divina. Uma de suas principais obras, “Didática Magna”, expõe esses princípios.
( ) Acreditava na educação pela ação e criticava a educação tradicional, o intelectualismo e a memorização. Ele pregava uma educação que propiciasse à criança condições de resolver sozinha os seus problemas, e inspirou o movimento da Nova Escola. Partindo das ciências naturais, do materialismo, do behaviorismo e da experiência prática, concebeu o pensamento como um instrumento para o intercâmbio, definindo, por isso, sua filosofia como pragmatista.
A sequência correta está em
Em síntese, o planejamento é uma tomada de decisão sistematizada, racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e as técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar. Em relação aos diversos tipos e níveis de planejamento, considere aquele em que ocorre o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar, e a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Podemos afirmar que se trata do planejamento:
(Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/72ffe7394f8b 75e0e0f3ece7eb2e4eb6.pdf. Adaptado.)
Atualmente, pode-se identificar três linhas de planejamento administrativo: o gerenciamento da qualidade total; o planejamento estratégico; e, o planejamento participativo, que, por sua vez, tiveram e têm suas implicações na educação, pois a escola não ficou e nem fica imune aos movimentos político-econômico-sociais. Considerando o contexto educacional diante de planejamento participativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A concepção do planejamento participativo está fundamentada na pedagogia progressista.
( ) O saber deixa de ser privilégio dos especialistas; a valorização da participação passa a ser considerado requisito favorável para intervir na realidade, possibilitando a sua transformação.
( ) Tem como objetivo a transformação das relações de poder, autoritárias e verticais em relações igualitárias, horizontais e dialógicas.
( ) Compete organizar as competências específicas e necessárias, para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. A escola deve atuar no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se, diretamente, com o sistema produtivo para o mercado de trabalho.
( ) Está centrada na tendência pedagógica liberal tradicional, pois o planejamento tinha como preocupação principal, a tarefa a ser desenvolvida em sala de aula, independente da realidade; uma vez elaborado, serviria para vários anos, pois o compromisso da escola é com a cultura; os problemas sociais pertencem à sociedade.
A sequência correta está em
( ) Um projeto de trabalho supõe uma concepção que leva em conta múltiplas vozes. ( ) Aprender relacionado a uma conversação cultural.
( ) A aprendizagem realiza-se de uma maneira difusa e genérica.
( ) Um projeto de trabalho deve ser considerado um formato rígido e estável para a indagação. ( ) O tema está vinculado ao emergente, a uma concepção disciplinar do conhecimento. ( ) A percepção e a problematização de cultura e currículo. ( ) Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai do conhecimento à informação. ( ) Nos projetos de trabalho, assumimos uma perspectiva multiculturalista.
A sequência está correta em
I. É um tipo de conhecimento científico superior, que é desenvolvido a partir do ensino escolar e se apoia no espontâneo. Este, por sua vez, que é assimilado na vida cotidiana do indivíduo, inexiste antes da entrada da criança na escola, limita-se a descrições simples da realidade empírica, é a base de conceitos científicos e permite a formação de novos conceitos espontâneos.
II. Em seu campo, encontramos um nível mais elevado de pensamento que nos espontâneos. Aqueles são assimilados por meio da colaboração sistemática, organizada entre professor e criança, e apoiam-se em conceitos espontâneos já apropriados. Por outro lado, não são assimilados nem decorados pela criança, constituem-se por uma imensa tensão de toda a atividade de seu próprio pensamento.
III. São portões através dos quais a tomada de consciência penetra no reino dos conceitos infantis. Desse modo, o desenvolvimento do conceito científico começa justamente pelo que foi plenamente desenvolvido nos conceitos espontâneos, em um caminho que vai do abstrato ao concreto; inicia-se pelo trabalho com o próprio conceito como tal, pela definição verbal do conceito, por operações que pressupõem a aplicação não espontânea desse conceito.
IV. Tem relação direta com o ensino e o desenvolvimento dos conceitos espontâneos; por meio da aprendizagem tornam possíveis o surgimento, e, ao mesmo tempo, o seu desenvolvimento, na medida em que o ensino proporciona à criança a apropriação dos conhecimentos científicos produzidos ao longo da história pelo homem, influenciando o aparecimento da consciência e do pensamento teórico. A consciência reflexiva chega à criança através dos conhecimentos científicos.
Está correto o que se afirma em
( ) Para o desenvolvimento de suas atividades, os nativos digitais preferem o feérico mundo da sociedade do espetáculo; mas o acesso aleatório pode romper a escala de aquisição de conhecimentos muitas vezes orientada por rotas de aprendizagem.
( ) A gameficação ganha corpo porque os membros dessa geração digital atuam melhor quando estão ligados em rede. Esse processo incentiva atitudes condenadas pela pedagogia tradicional, que se recusa a reconhecer os artifícios provenientes da mecânica dos jogos, como premiação, leaderboards e técnicas de motivação via recompensas frequentes.
( ) A geração digital busca realizar as tarefas de forma agradável, o que se aplica às atividades de ensino e aprendizagem. Algumas delas exige a efetivação do pensamento crítico para se compreender a essência de algum objeto de estudo e incorporá-lo à cultura de cada pessoa. Neste requisito, os nativos digitais encontram-se preparados.
( ) Adequar-se aos novos tempos é um desafio, pois, mais do que uma imposição, trata-se de responsabilidade social. O prejuízo atinge todos os agentes educacionais envolvidos e, portanto, permanecer no campo do aprendido não colabora com a melhoria da qualidade da educação na atualidade.
( ) O conectivismo surge como uma teoria de aprendizagem em construção. Para seus principais defensores, essa teoria é a mais indicada para ambientes voltados à educação de jovens e adultos e enriquecidos com tecnologia. Tal abordagem sugere que os ambientes sejam informais, estruturados e repletos de ferramentas tecnológicas.
( ) Os ambientes voltados à educação de jovens e adultos devem ter permanência no tempo e discreta tolerância com relação à experimentação e ao erro, transmitir confiança, ser simples e adaptáveis a diferentes níveis cognitivos e descentralizados, além de estar apoiados e conectados.
A sequência está correta em
I. O alongamento do tempo da adolescência de nosso século, seguramente, muito mais complexo e demandante de mais formação. Em geral, essa adolescência tem começado bem antes da puberdade.
II. O deslocamento das fontes de saber, já que no mundo tecnológico foi deslocado para a palma da mão. Já não é mais primazia dos pais, responsáveis, educadores, líderes adultos e outros mediadores a detenção desse saber, pois a tecnociência promete dizê-lo.
III. Os agrupamentos juvenis com identidades homogeneizantes ganharam um protagonismo sem igual nos dias de hoje. À medida que o laço com a família se afrouxa, é contestado ou repelido; o laço com pares da mesma idade torna-se uma necessidade vital, inclusive para espantar o medo da insignificância.
IV. As experiências da solidão, da toxicomania e da delinquência se tangenciam e têm mostrado ser bastante influentes na subjetivação de adolescentes e jovens adultos de nosso tempo.
Está correto o que se afirma em