Questões de Concurso Público Câmara de Belo Horizonte - MG 2024 para Assistente Social

Foram encontradas 3 questões

Q2476880 Serviço Social
Em sua trajetória histórica, o Serviço Social vem desenvolvendo processualmente uma relação estreita com os movimentos sociais, o que decorre da apreensão dos fundamentos ético-políticos que embasam o exercício profissional a partir de fins da década de 1970 e início de 1980. Nesse contexto, o Serviço Social se reconhece como profissão que se propõe a incentivar a mobilização e a participação social da população usuária, seja na gestão e execução dos serviços (controle social), ou na sociedade de forma geral (manifestações, lutas e movimentos sociais). A partir do exposto, sobre a relação do serviço social com os movimentos sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. O projeto profissional do Serviço Social, ao incorporar o projeto ético-político, busca uma sociedade igualitária, sem dominação e exploração, aparelhando-se ao Estado em defesa dos interesses e lutas da classe trabalhadora.
II. O projeto profissional do Serviço Social reflete a renovação da profissão, direcionando-se aos interesses e lutas da classe trabalhadora refletindo o histórico do conservadorismo na profissão.
III. A aproximação política do Serviço Social com os interesses dos setores populares se deu de forma tardia na profissão, dado o surgimento do Serviço Social brasileiro atrelado à Doutrina Social da Igreja Católica.
IV. A aproximação do Serviço Social com os condutos teóricos da tradição marxista foram, em grande parte, responsáveis pela forma como o Serviço Social realizou sua aproximação à temática dos movimentos sociais.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2476903 Serviço Social
O ProfDr. Ricardo Antunes é uma referência nos estudos do mundo do trabalho e suas relações. Em 2018, em sua obra “O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital”, o sociólogo e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) analisou o trabalho e suas mudanças contemporâneas. Analise as afirmativas a seguir de acordo com o trabalho, seu sentido e sua relação com a saúde.

I. O trabalho continua sendo um eixo estruturante do viver em sociedade.
II. O trabalho possui centralidade na vida social dos homens. Isso pode parecer um paradoxo em tempos de globalização, neoliberalismo e adoção de políticas como privatizações e redução do papel do Estado como agente regulador da economia.
III. Contemporaneamente, uma das mudanças das relações de trabalho chama-se “uberização”, que impacta a vida e a saúde do trabalhador e trabalhadora.
IV. Mudam-se as plataformas e condições de trabalho, fragilizando a relação trabalho e saúde, em uma balança desfavorável à classe trabalhadora: quanto maior o empreendedorismo, maiores as jornadas de trabalho e flexibilização, aumentando-se os índices de adoecimento em função da atividade laboral.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2476907 Serviço Social
Um dos assuntos que deve ser ainda mais discutido é a participação da mulher no mundo do trabalho. Recentemente, a proposta de redação cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 trouxe à baila a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher e os desafios sociais enfrentados. É necessário refletir sobre o assunto, sobretudo, pelo engendramento do trabalho com as questões de renda, gênero, identidade e saúde. De acordo com a relação do trabalho com gênero, identidade e saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. A invisibilidade do trabalho se dá por questões de remuneração.
II. Os homens também executam trabalhos de cuidado, no entanto, em menor número e, quando remunerados, têm melhores salários se comparados às mulheres trabalhadoras.
III. A invisibilidade do trabalho se dá por falta de formação.
IV. A invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher, no Brasil, pode ser associada, direta ou indiretamente, aos fatores de adoecimento como ansiedade e depressão.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D