Questões de Concurso Público FUNASG - RJ 2024 para Psicólogo

Foram encontradas 10 questões

Q3056451 Psicologia
Nos dias atuais, tem sido frequente a emergência ou o encaminhamento aos serviços de saúde de queixas relativas às dificuldades vivenciadas durante o processo de escolarização ou às diferentes formas de ser e aprender de crianças e adolescentes. Em geral, a questão aparece como um problema individual, que causa sofrimento ao estudante e também à sua família. Raras vezes são discutidos fatores como o contexto de instauração dessas dificuldades ou a história de aprendizagem da pessoa; em lugar disso, crianças, adolescentes, pais e escolas depositam nos serviços de saúde a esperança de resolução da situação.

(Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde. P. 18-19.)

A respeito das representações e práticas dos profissionais de saúde sobre queixas escolares, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056452 Psicologia
A discussão envolvendo a interface entre educação e saúde propõe um trabalho em rede sem a substituição de um serviço pelo outro ou alterações de seus papéis primordiais de educação e cuidado à saúde. Considerando as recomendações aos profissionais da educação para viabilização do referido trabalho, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “Uma criança ou adolescente que não aprende deve ser encarado como um desafio a ser esmiuçado e entendido, levando- -se em conta toda a complexidade envolvida na situação analisada.”
PORÉM
II. “Ele não pode ser o centro do problema, porque muitos aspectos contribuíram para a instalação da dificuldade. E a escola tem o papel fundamental de refletir sobre como ajudar essa criança, o que não deve ser feito de forma individual e sim de forma coletiva, envolvendo a equipe gestora, os professores, as parcerias possíveis e os alunos.”

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3056453 Psicologia
A interação social, embora seja um tema complexo e considerado de pouco consenso em psicologia social e demais áreas do conhecimento em psicologia, é fundamental para clarificar os processos e conteúdos inerentes às relações estabelecidas e mantidas entre as pessoas. Dentre esses conteúdos é possível destacar as atitudes, que funcionam como guias dos comportamentos. Sobre essas atitudes, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056454 Psicologia
As referências técnicas para atuação de psicólogos, no que tange às relações raciais, destacam que há duas outras modalidades políticas que, mesmo descontínuas sob o ponto de vista das políticas públicas, atuam de forma conjunta, sistêmica e estruturante como racismo; assinale-as
Alternativas
Q3056455 Psicologia
O Código de Ética Profissional do Psicólogo possui como finalidade ser um instrumento capaz de apresentar para a sociedade as responsabilidades e os deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo, assim, para o fortalecimento e a ampliação do significado social da profissão. De acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética, o psicólogo: 
Alternativas
Q3056456 Psicologia
As teorias e técnicas psicoterápicas, inerentes e fundamentais na formação do psicólogo, orientam a atuação em psicologia a partir do conhecimento de diferentes abordagens. Em relação às psicoterapias fenomenológico-existenciais, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056457 Psicologia
As referências técnicas para atuação do psicólogo no âmbito das relações raciais apresentam diretrizes para compreensão e ações referentes ao racismo institucional. Em relação a tais diretrizes de atuação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A prática de racismo institucional, mesmo evidentemente problemática, ainda não pode ser considerada a principal responsável pelas violações de direitos dos grupos raciais subalternizados.

( ) A prática de racismo institucional, efetivada em estruturas públicas e privadas do país, é marcada pelo tratamento diferenciado e desigual, indicando, pois, a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.

( ) O racismo institucional refere-se às prioridades e escolhas de gestão que privilegiam ou negligenciam determinados aspectos, infligindo condições desfavoráveis de vida à população negra e indígena e/ou corroborando o imaginário social acerca de inferioridade dessa população.

( ) O enfrentamento ao racismo pelo psicólogo deve ser no atendimento individual, familiar, grupal, comunitário, de acompanhamento terapêutico, institucional, como supervisor clínico ou quando trabalha no setor de recursos humanos ou na gestão e formulação de políticas públicas ou privadas.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3056458 Psicologia
A interação social explicita a formação de impressões das pessoas sobre outras e isso é possível devido à alta sensibilidade que todos possuímos à informação não verbal como, por exemplo, expressão facial e contato visual. Essa consideração geral acerca da interação social permite enumerar indicadores que suscitam preconceitos e estereótipos sociais. Sobre os estereótipos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3056459 Psicologia
“Considerados temas pouco estudados pela psicologia social no Brasil, o estudo da persuasão social e das atitudes possibilita a compreensão de dificuldades em situações socialmente delicadas como, por exemplo, brigas no trânsito e/ou pouca aderência das pessoas às campanhas de vacinação. Para evitar tais situações é possível empregar estratégias para mudanças de atitudes por meio da persuasão. A persuasão tem sido abordada por um modelo teórico no âmbito da psicologia social que a considera mais efetiva quando lança mão de uma mensagem que requer consideração e processamento cognitivo profundo em vez de depender de um porta-voz atraente e argumentos emocionais.” As informações se referem ao modelo de:
Alternativas
Q3056460 Psicologia
O psicodiagnóstico pode ser compreendido, de modo geral, como um método, uma ferramenta e, ao mesmo tempo, um processo de avaliação. Sobre o psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.

I. A entrevista é, senão, o principal instrumento de ação adotado por um profissional da psicologia para viabilização de um psicodiagnóstico.

II. A elaboração de psicodiagnósticos requer entendimento mínimo de medidas em psicologia, parâmetros psicométricos e tipos de medida em psicologia.

III.Um psicodiagnóstico fundamentado no plano da subjetividade dispensa o uso de medidas psicológicas, de uma abordagem teórica e de enquadre conforme a postura, a formação e a orientação do profissional.

IV.Um psicodiagnóstico pauta-se em estratégias de avaliação que abrangem o uso de técnica e ética, de modo que o material oriundo da observação pessoal de um sujeito e dos instrumentos utilizados conduzam a uma lógica interna de compreensão das informações levantadas.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: C
10: D