Questões de Concurso Público Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP 2018 para Nutricionista

Foram encontradas 5 questões

Q1172659 Nutrição
Segundo o manual de alimentação cardioprotetora e orientações para profissionais da saúde da atenção básica, as doenças cardiovasculares (DCV) são a primeira causa de mortalidade no Brasil. Dados da organização mundial da saúde (OMS) confirmam que as DCV representam mais de 30 % dos óbitos no mundo em 2015 e em países em desenvolvimentos, como o Brasil, atingiram mais de três quartos de causas de mortes. Seguindo esse contexto são fatores de risco para DCV associados a alimentação:
Alternativas
Q1172673 Nutrição
A pancreatite aguda é definida como processo inflamatório do pâncreas, possui um amplo espectro de manifestações e variações clínicas. É considerada a doença pancreática mais comum em crianças e adultos. Dentre os adultos, metade dos casos de pancreatite aguda está relacionada com a doença biliar e etilismo, enquanto que o serviço pediátrico enfrenta variação maior de causas. No Brasil a incidência varia geograficamente; no entanto, a média para cada 100.000 é de 19, segundo dados do IBGE referentes a 2014. No se refere a terapia nutricional na pancreatite aguda analise as questões abaixo e atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir (  ) a terapia nutricional oral deve ser iniciada em pancreatite aguda leve, se não houver náuseas, vômitos e dores abdominais; (   ) a terapia nutricional enteral está indicada em pancreatite aguda severa quando há possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 5-7dias e após estabilidade hemodinâmica; (   ) a terapia nutricional enteral nasojejunal está indicada em pancreatite aguda leve (  ) a terapia nutricional parenteral está indicada na pancreatite aguda grave nos pacientes incapazes de atingir as necessidades nutricionais por via enteral (nasojejunal), por falência intestinal, íleo prolongado, fístula pancreática e síndrome compartimental abdominal ( ) a terapia nutricional tem o objetivo de minimizar a perda de massa magra (catabolismo), fornecer energia para o organismo e imunomodulação Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1172674 Nutrição
A cirurgia bariátrica é um procedimento de alta complexidade com risco de morbidade em curto e longo prazos, mas baixo risco de mortalidade perioperatória, que é realizado principalmente com o objetivo de induzir a redução ponderal por meio de técnicas que restringem a quantidade de alimentos que podem ser ingeridas ou diminuir a absorção de nutrientes, denominadas restritivas e malabsortivas, respectivamente. A permanência hospitalar varia entre 2 e 7 dias para a maioria dos procedimentos existentes e há um período de espera para a realização da cirurgia entre um a quatro anos. Considerando esse contexto em relação as condutas do pós operatório, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. A ingestão de alimentos deve iniciar-se após 8 a 16 h no PO e liberação da equipe médica. Iniciar com líquidos ingeridos em bastante quantidade e fracionados. II. A alimentação no PO pode ser dividida em quatro (04) fases: líquida restrita (2º PO até 2 semanas); alimentação liquidificada hipolipídica e sem sacarose (por 2 semanas); pastosa hipolipídica e sem sacarose (na 4ª semana, por 1 a 2 semanas); alimentação com textura normal hipolipídica e sem sacarose. III. Evoluir gradativamente a consistência da dieta no PO, observando a tolerância e aceitação do paciente. IV. na avaliação da dieta no PO imediato é muito comum observar a ocorrência de desejo por alimentos ricos em sódio. V.Sinais de deficiências nutricionais: alopecia, mucosas hipocoradas, perda óssea, episódios de fraqueza.
Alternativas
Q1172676 Nutrição
A utilização de dietas não usuais deve passar por avaliações profissionais críticas, pois qualquer padrão alimentar que contiver numerosas restrições ou seja inadequado ao planejamento das refeições, pode resultar em danos à saúde. Vale ressaltar que o nutricionista tem o papel fundamental de orientar as pessoas quanto à escolha apropriada dos alimentos, bem como de enfatizar as consequências da exclusão ou supervalorização de determinados alimentos. Considerando esse contexto em relação aos padrões alimentares e suas características, analise as assertivas abaixo e em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. Kasher (leis dietéticas judaicas): Carnes e laticínios são usados na mesma refeição. Carnes são lavadas e tratadas com sal antes de seu consumo. São consumidos animais como o porco, crustáceos e peixes que se alimentam de materiais em decomposição. II. Macrobiótica: Atribui propriedades metafísicas aos alimentos. Seu nível mais consumido são produtos de origem animal e alimentos crus, com ingestão diminuída de cereais e vegetais cozidos. Recomenda que os alimentos sejam muito mastigados. Restrição hídrica. III. Dieta das proteínas (Atkins): Isenta de alimentos fonte de carboidratos. IV. Vegetarianas estritas (Vegan): são Isenta de alimentos de origem animal.
Alternativas
Q1172678 Nutrição
Os principais aspectos da avaliação e diagnóstico nutricional para portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida HIV/Aids é obter orientações de uma alimentação saudável, a pessoa deve buscar ingerir todos os grupos de alimentos diariamente. A ingestão dos alimentos deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, que são nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. As características de uma alimentação saudável devem sempre ser consideradas no contexto da saúde e da doença. Orientar uma alimentação saudável fundamental pata contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoa vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Vários fatores estão direta ou indiretamente relacionados ao estado nutricional da PVHA. Seguindo esse contexto analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: A
5: B