Questões de Concurso Público CRIS - SP 2019 para Médico PSF

Foram encontradas 34 questões

Q1718431 Medicina
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica. Há diversos Tipos de Equipes, sobre a Equipe de Saúde da Família (eSF). Assinale a alternativa INCORRETA : 
Alternativas
Q1718432 Medicina
De acordo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica.Sobre as Equipe da Atenção Básica (eAB). Analise as afirmativas abaixo. I- As equipes deverão ser compostas minimamente por médicos preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro preferencialmente especialista em saúde da família, auxiliares de enfermagem e ou técnicos de enfermagem. Poderão agregar outros profissionais como dentistas, auxiliares de saúde bucal e ou técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias. II- A composição da carga horária mínima por categoria profissional deverá ser de 10 (dez) horas, com no máximo de 2 (dois) profissionais por categoria, devendo somar no mínimo 40 horas/semanais. III- O processo de trabalho, a combinação das jornadas de trabalho dos profissionais das equipes e os horários e dias de funcionamento devem ser organizados de modo que garantam amplamente acesso, o vínculo entre as pessoas e profissionais, a continuidade, coordenação e longitudinalidade do cuidado. Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q1718433 Medicina
De acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016- 2019, sobre a atenção a populações específicas-Saúde da Mulher e da Criança, analise as afirmativas abaixo: I- A atenção à saúde da mulher inclui diversas iniciativas e objetiva atender a essa população de forma integral. Um dos importantes aspectos dessa atenção diz respeito à atenção ao parto e puerpério, por meio da Rede Cegonha, que constitui uma estratégia para efetivar a atenção integral à saúde da mulher e da criança, por meio da qualificação da atenção obstétrica e infantil. O desenvolvimento dessa rede ocorre por intermédio de um conjunto amplo de medidas voltadas a garantir, dentre várias ações, o acolhimento, a ampliação do acesso, a qualidade do pré‐natal e a segurança à gestante na atenção ao parto e ao nascimento. II- Todas as unidades da Federação já aderiram à Rede Cegonha, contemplando 5.488 Municípios, e mais de 50% das regiões de saúde do país já elaboraram os Planos de Ação Regional (PAR), beneficiando mais de 2,5 milhões de gestantes. Ênfase também é dada ao tratamento oncológico, por meio dos centros de diagnóstico do câncer de colo de útero e unidade de diagnóstico do câncer de mama, além da qualificação desses pontos de atenção. Até abril de 2015, foram registrados 5.303 mamógrafos em uso, dos quais 2.596 estão disponíveis para usuários do SUS, distribuídos em 1.657 municípios. Ainda no âmbito da atenção à saúde da mulher e da criança, em 2014 alcançamos um total de 9.671 leitos novos e qualificados (leitos de Gestão de Alto Risco, UTI Neo e UCI Neo. Isto se deve à qualificação e melhoria da assistência nos serviços de Urgência e Emergência. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1718436 Medicina
Segundo a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS Art. 9º - O Complexo Regulador é a estrutura que operacionaliza as ações da regulação do acesso, podendo ter abrangência e estrutura pactuadas entre gestores, conforme os seguintes modelos: § 1º O Complexo Regulador será organizado em: Relacione as colunas abaixo: 1- Central de Regulação de Consultas e Exames: 2- Central de Regulação de Internações Hospitalares: 3- Central de Regulação de Urgências: ( ) regula o acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e, conforme organização local, o acesso aos leitos hospitalares de urgência. ( ) regula o acesso a todos os procedimentos ambulatoriais, incluindo terapias e cirurgias ambulatoriais. ( ) regula o atendimento pré-hospitalar de urgência e, conforme organização local, o acesso aos leitos hospitalares de urgência. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1718437 Medicina
Conforme a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS. Leia o artigo abaixo e complete a lacuna: Art. 7º A área técnica da regulação do acesso será estabelecida mediante estruturas denominadas- ________, formados por unidades operacionais denominadas centrais de regulação, preferencialmente, descentralizadas e com um nível central de coordenação e integração. 
Alternativas
Q1718438 Medicina
Sobre a implantação da Unidade de Saúde da Família é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1718439 Medicina
Analise as afirmativas a seguir:
I- Uma Unidade de Saúde da Família pode trabalhar com uma ou mais equipes, variando de acordo com o número de famílias existentes na área. II- As Equipes de Saúde da Família trabalham como uma população adscrita, ou seja, com um número fixo de famílias. III- As definições de famílias adscritas dependem das realidades geográfica, econômica e sóciopolítica da área, levando-se sempre em conta a densidade populacional e a facilidade de acesso à Unidade. Sobre as afirmativas:
Alternativas
Q1718440 Medicina
As atribuições básicas de uma Estratégia Saúde da Família - ESF são, EXCETO:
Alternativas
Q1718441 Medicina
Ao lado das atribuições partilhadas com a Estratégia Saúde da Família - ESF, o médico tem também algumas atribuições específicas, como:
Alternativas
Q1718442 Medicina
“Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho”. Assinale a alternativa que apresenta a definição a qual o texto faz referência:
Alternativas
Q1718444 Medicina
Em relação à promoção da saúde da população idosa as implementações de ações locais deverão ser norteadas pelas estratégias de implementação, contempladas na Política Nacional de Promoção da Saúde – Portaria 687/GM, de 30 de março de 2006, tendo como prioridades as seguintes ações específicas, EXCETO:
Alternativas
Q1718445 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica/Saúde da Família:
I- Na Atenção Básica espera-se oferecer à pessoa idosa e à sua rede de suporte social, incluindo familiares e cuidadores (quando existente), uma atenção humanizada com orientação, acompanhamento e apoio domiciliar, com respeito às culturas locais, às diversidades do envelhecer e à diminuição das barreiras arquitetônicas. II- A adoção de intervenções que criem ambientes de apoio e promovam opções saudáveis são importantes em todos os estágios da vida e influenciarão o envelhecimento ativo. III- Com base no princípio de territorialização, a Atenção Básica/ Saúde da Família não deve ser responsável pela atenção à saúde de todas as pessoas idosas que estão na sua área de abrangência, principalmente daquelas que encontram-se em instituições privadas.
Sobre as afirmativas:
Alternativas
Q1718446 Medicina
Para a efetivação do acolhimento da pessoa idosa, os profissionais de saúde devem compreender as especificidades dessa população e a própria legislação brasileira vigente. Para isso, devem:
Alternativas
Q1718447 Medicina
Algumas medidas simples podem auxiliar a comunicação com as pessoas idosas que apresentem declínio auditivo:
Alternativas
Q1718448 Medicina
A fragilidade é compreendida como uma síndrome clínica caracterizada pela diminuição da reserva energética e pela resistência reduzida aos estressores. Essa condição resulta de declínio cumulativo dos sistemas fisiológicos e causa vulnerabilidade às condições adversas, por haver dificuldade de manutenção da homeostase em situações de exposição às perturbações tais como alterações de temperaturas ambientais e variações na condição de saúde. São três as principais mudanças relacionadas à idade que estão subjacentes à síndrome, EXCETO:
Alternativas
Q1718449 Medicina
Sobre “obesidade” é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1718450 Medicina
São atribuições do profissional médico durante a realização do pré-natal, EXCETO:
Alternativas
Q1718451 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico:
Alternativas
Q1718452 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico:
Alternativas
Q1718453 Medicina
O governo federal lançou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011– 2022. Os objetivos do plano são promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco, e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas. Entre as metas nacionais propostas estão:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: A
6: D
7: D
8: C
9: A
10: C
11: D
12: D
13: A
14: A
15: D
16: D
17: D
18: A
19: A
20: C