Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Bonito - RJ 2024 para Auxiliar de Educação Especial

Foram encontradas 17 questões

Q2499056 Pedagogia
Uma mudança dos anos finais em relação aos anos iniciais no Ensino Fundamental permite que o adolescente participe com maior criticidade de situações comunicativas diversificadas, interagindo com um número de interlocutores cada vez mais amplo no contexto escolar. Isso se deve a várias razões, entre elas:
Alternativas
Q2499057 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio se organiza em continuidade ao proposto para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, centrada no desenvolvimento de competências e orientada pelo princípio da educação integral. As competências e habilidades da BNCC constituem a formação geral básica e os currículos do Ensino Médio são compostos por ela, formando um todo indissociável, articulada aos:
Alternativas
Q2499058 Pedagogia
Considerando que a função precípua da educação de um modo geral e especialmente do Ensino Médio objetiva a construção da cidadania, é preciso oferecer aos jovens novas perspectivas culturais. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio orientam-se de modo a oferecer uma formação humana integral. Dessa forma, suas características são:

I - Considerar a orientação limitada da preparação para o vestibular.
II - Assegurar o acesso ao conhecimento historicamente acumulado e à produção coletiva de novos conhecimentos, sem perder de vista que a educação também é, em grande medida, uma chave para o exercício dos demais direitos sociais.
III - Atender a diversidade mediante o oferecimento de diferentes formas de organização curricular, o fortalecimento do projeto político-pedagógico e a criação das condições para a necessária discussão sobre a organização do trabalho pedagógico.

Estão CORRETAS as afirmações:
Alternativas
Q2499059 Pedagogia
Leia a notícia, abaixo para responder à questão.

“Para a especialista Silvia Simões, garantir o acesso à educação para esse público ainda é um desafio. "Ainda não se sabe qual a melhor metodologia a ser aplicada. Alguns ciganos pedem aulas à distância nos acampamentos, outros querem escolas específicas. Não há um modelo." Silvia afirma que seria ideal formar professores que desenvolvam habilidades para lidar com qualquer tipo de aluno.”

https://g1.globo.com/goias/noticia/2012/09/ciganos-superam-
preconceito-e-tradicoes-e-colocam-filhos-na-escola.html
A fim de atender o estudante itinerante de forma legal, caso ele não disponha, no ato da matrícula, de certificado, memorial e/ou relatório da instituição de educação anterior, a unidade escolar procurada deverá:
Alternativas
Q2499060 Pedagogia
Leia a notícia, abaixo para responder à questão.

“Para a especialista Silvia Simões, garantir o acesso à educação para esse público ainda é um desafio. "Ainda não se sabe qual a melhor metodologia a ser aplicada. Alguns ciganos pedem aulas à distância nos acampamentos, outros querem escolas específicas. Não há um modelo." Silvia afirma que seria ideal formar professores que desenvolvam habilidades para lidar com qualquer tipo de aluno.”

https://g1.globo.com/goias/noticia/2012/09/ciganos-superam-
preconceito-e-tradicoes-e-colocam-filhos-na-escola.html
Atendida a matrícula do aluno, as próximas ações da unidade escolar de modo a garantir a qualidade de ensino ao aluno itinerante são:
Alternativas
Q2499061 Pedagogia
Ariel tem dezesseis anos e, por questões econômicas, não conseguiu terminar o ensino fundamental. Pensou em realizar exames supletivos no nível de conclusão do ensino fundamental que o habilitam ao prosseguimento de estudos em caráter regular, previstos na atual lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e foi informado que eles podem ser realizados para os maiores de: 
Alternativas
Q2499062 Pedagogia
Na sala dos professores, numa conversa informal, eles estavam conversando sobre a garantia dos deveres do Estado com a educação. Quanto à gratuidade, obrigatoriedade e idade, eles se posicionaram da seguinte forma:

Professora Giovana: ensino médio, gratuito, para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Professora Paloma: ensino fundamental, obrigatório, para os alunos dos 6 aos 14 anos.
Professora Marcela: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, obrigatórios e gratuitos, dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Professor Tômas: educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Assinale a opção que indica os professores CERTOS quanto ao tema. 
Alternativas
Q2499063 Pedagogia
O foco da legislação na qualidade do ensino manifestado na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e em outros documentos vincula os padrões mínimos de qualidade de ensino a dois outros processos, um deles, o financiamento, cuja garantia deve criar as condições para que o ensino seja de qualidade, o outro, a avaliação, com foco em permitir a mensuração da qualidade e ações corretivas mediante políticas públicas sempre que a qualidade não seja observada. Um dos indicadores nacionais oficiais de qualidade de avaliação da educação é:
Alternativas
Q2499064 Pedagogia
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a educação é de corresponsabilidade da família e do Estado e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, inspirada nos princípios de:
Alternativas
Q2499065 Pedagogia
Alice, professora auxiliar na Educação Infantil, tem reparado que Maria Júlia, aluna da pré-escola de 5 anos tem chegado à escola constantemente apresentando marcas roxas de mão ou marcas roxas ovais de dedos nas partes superiores dos braços, semelhantes às causadas por agarrões. Como o fato tem se tornado constante, ela perguntou à aluna se ela havia caído, batido ou se machucado. A criança se esquivou, ficou com os olhos marejados e mudou de assunto. Como as marcas se tornaram recorrentes, Alice comunicou o fato à direção da escola. Segundo a Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, a função da diretora é:
Alternativas
Q3036593 Pedagogia
A educação especial, modalidade da educação escolar, é um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, e deve ocorrer:
Alternativas
Q3036594 Pedagogia
Silvana é aluna do ensino fundamental, com deficiência e enfrentando problemas de saúde com internações hospitalares recorrentes. Sobre o Atendimento Educacional Especializado, em ambiente hospitalar, é CORRETO afirmar:

I - O atendimento deve ocorrer mediante ação integrada com os sistemas de saúde.
II - O AEE deve dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem dela que está matriculada em escola da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar.
III - Deveria ser desenvolvido um currículo flexibilizado com ela, caso ela não estivesse matriculada no sistema educacional local, facilitando seu posterior acesso à escola regular.
IV - A certificação de frequência deve ser realizada com base no relatório elaborado pelo professor especializado que atende a aluna.

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
Alternativas
Q3036595 Pedagogia
Para atuar em classes comuns com alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais, os professores têm que comprovar que foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências para perceber as necessidades educacionais especiais, flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento, avaliar continuamente a eficácia do processo educativo e atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial, em sua formação:
Alternativas
Q3036596 Pedagogia
Aline é professora que atua no atendimento educacional especializado, com formação inicial que a habilita para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial e continuada. Entre algumas de suas atribuições como professora de atendimento educacional especializado, está: 
Alternativas
Q3036597 Pedagogia
O atendimento educacional especializado – AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à __________________________ na escola e fora dela. As palavras que completam CORRETAMENTE a ideia contida nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o atendimento educacional especializado na educação básica são: 
Alternativas
Q3036598 Pedagogia
Na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a terminalidade específica é uma modalidade de certificação de conclusão de Escolaridade e deve ser conferida para certificar a conclusão do ensino fundamental. O certificado de conclusão de escolaridade do ensino fundamental, denominado terminalidade específica, difere da conclusão do ensino fundamental, pois, por meio dele, pode-se identificar o nível de conhecimento alcançado pelo aluno, possibilitando-lhe, em tese, novas alternativas educacionais, como previsto em lei. Nenhum documento norteador prescreve como será essa certificação. Dessa forma, os critérios para a construção do instrumento ficam sob responsabilidade dos próprios sistemas escolares, que deverão descrever de forma clara os avanços individuais alcançados pelos alunos, apontando suas habilidades e competências. Essa recomendação está de acordo com 
Alternativas
Q3036599 Pedagogia
O Plano Educacional Individualizado – PEI é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno. Nesse sentido, o PEI contém os objetivos e as metas que nortearão o ensino desses alunos, bem como todo o histórico de aprendizado, inclusive os conteúdos que os estudantes já dominem previamente.

( ) Esse plano orienta os professores sobre como lidar com alunos que tenham necessidades educacionais diferenciadas, valorizando a individualidade de cada um.
( ) O PEI deve ser revisado para corroborar ou realinhar estratégias pedagógicas e observar o desempenho dos alunos com deficiência.
( ) Por meio do PEI, a escola será capaz de enxergar cada aluno de forma individualizada, considerando todas as peculiaridades de seu desenvolvimento.
( ) A adaptação curricular não poderá ser promovida para cada necessidade, em virtude dos desafios motores e intelectuais e o estilo de aprendizagem de cada aluno.

Completando com (V), se verdadeiras e (F), se falsas, as afirmações acima, a opção CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: D
6: A
7: C
8: B
9: A
10: B
11: D
12: D
13: C
14: B
15: D
16: A
17: C