Questões de Concurso Público Prefeitura de Cambé - PR 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 11 questões

Q1153030 Direito Sanitário

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito social e coletivo, envolvendo a promoção e a proteção da saúde entre outras características. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre as funções da Atenção Básica que contribuem para o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.



(  ) Ser a modalidade de atenção e de serviços de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessário.


(  ) Identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo.


(  ) Elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo de usuários entre postos de atenção das Redes de Atenção à Saúde.


(  ) Apoiar e estimular a adoção da Estratégia de Saúde da Família pelos serviços municipais de saúde como tática prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica.


(  ) Ser corresponsável pelo monitoramento da utilização dos recursos federais da atenção básica, transferidos aos municípios. 

Alternativas
Q1153031 Direito Sanitário
Sobre a Política Nacional de Humanização do SUS, suas ações e instâncias gestoras, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1153032 Direito Sanitário

O documento publicado na Portaria/GM nº 339, de 22 de fevereiro de 2006, contempla o Pacto firmado entre os gestores do SUS em três dimensões: Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Sobre esse Pacto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A formação e a educação permanente dos profissionais do SUS é uma das diretrizes da Saúde do Idoso, no Pacto pela Vida.


II. Assumir a Saúde da Família como estratégia prioritária, visando o seu fortalecimento, devendo em seu desenvolvimento considerar as diferenças loco-regionais, faz parte do Fortalecimento da Atenção Básica no Pacto pela Vida.


III. A promoção da cidadania como estratégia de mobilização social, tendo a questão da saúde como um direito, faz parte da iniciativa do Pacto de Gestão.


IV. Os objetivos da Regionalização dentro das diretrizes para a Gestão do SUS, visa garantir acesso, resolutividade e qualidade às ações e serviços de saúde no Pacto de Gestão do SUS.


V. O Pacto em Defesa do SUS firma-se através de iniciativas alicerçadas na ampliação e qualificação da estratégia de Saúde da Família nos grandes centros urbanos. 

Alternativas
Q1153035 Direito Sanitário

Baseados na Lei nº 8.142 de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde – SUS, entendido como Controle Social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. O controle social é uma diretriz e princípio do SUS, sendo também um mecanismo de participação da comunidade nas ações de saúde em todas as esferas do governo.


II. O controle social pode ser entendido como a fiscalização direta da sociedade civil nos processos de gestão da questão pública, apropriação pela sociedade organizada, dos meios e instrumentos de planejamento, fiscalização e análise das ações e serviços de saúde.


III. O controle social traz a possibilidade da sociedade interagir com o governo e estabelecer prioridades e definir políticas de saúde que atendam às necessidades da população, tendo como estratégia de viabilização os conselhos de saúde e as conferências de saúde.


IV. O controle social conta com a participação de representantes dos vários segmentos sociais com o objetivo específico de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.


V. O controle social foi criado com a finalidade de identificar a existência de práticas relevantes dentro das equipes multidisciplinares e verificar se as atuações dos técnicos ocorre de modo articulado e integral na rede.

Alternativas
Q1153036 Direito Sanitário
De acordo com o Decreto nº 7.508, de Junho de 2011, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1153037 Direito Sanitário
A ______________________________ da assistência à saúde se inicia e se completa na ______________________________, mediante referenciamento do usuário na rede ______________________________, conforme pactuado nas ______________________________.
Alternativas
Q1153038 Direito Sanitário
O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulariza, entre outras ações, o acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica. Com base nesse Decreto, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1153039 Direito Sanitário

A Constituição Federal, Art. 198, dispõe sobre as ações e os serviços públicos de saúde, formando um sistema único. De acordo com as diretrizes que organizam esse sistema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(  ) Participação na comunidade.

(  ) Descentralização com direção única em cada esfera do governo. 

(  ) Formação de consórcios administrativos e municipais.

(  ) Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

(  ) Apuração permanente das necessidades e interesses do usuário.  

Alternativas
Q1153040 Direito Sanitário
Com base na Lei nº 8080/90, no Art. 6, estão incluídas ações no campo de atuação do SUS. Assinale a alternativa que não está prevista na Lei.
Alternativas
Q1153041 Direito Sanitário
Quanto a competência da direção municipal do SUS, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1153042 Direito Sanitário

Sobre os Princípios Doutrinários que conferem legitimidade ao SUS, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Com a Universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público.

II. No Princípio da Integralidade cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade.

III. No princípio da Resolubilidade o indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, que o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência.

IV. Na Equidade todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme sua necessidade/complexidade até o limite do que o sistema puder oferecer para todos. V. Na Integralidade as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: E
6: D
7: A
8: A
9: E
10: D
11: C