Questões de Concurso Público IF-SE 2024 para Professor EBTT - História

Foram encontradas 8 questões

Q2606329 Conhecimentos Gerais
Leia o texto a seguir.

Na Bolívia, logo após o problema criado pelas medidas do governo Melgarejo, relativas à apropriação de terrenos e propriedades indígenas, o governo do presidente Frias (1874- 1876) em consonância com a Assembleia Nacional promulgou a lei de “exvinculación”. A lei de exvinculación teve um efeito devastador para os índios. De um lado quebrava-se a histórica vinculação dos mesmos com a terra da comunidade e, por outro, se acelerava o processo de expropriações em favor do Estado, que uma vez consolidadas passavam a ser leiloadas. Isto intensificou o surgimento de grandes latifúndios no altiplano e vales. A lei reconhecia a propriedade soberana e pessoal dos índios sobre sua terra, mas a desvinculava da comunidade, por isso o termo “ex-vinculação”, porque fraturava a base de uma relação secular do índio com a terra. A “sayaña” dentro do “ayllu” formava uma unidade de propriedade comunitária indivisível. A lei foi na contramão da essência comunal e representou, sobretudo, uma visão ideológica e modernizadora que não respeitava e ou não entendia a realidade histórica e cultural dos povos indígenas.

HASSLOCHER-MORENO, Alejandro Marcel. Bolívia e a questão indígena: da escravidão à cidadania plena. Revista Campo da História, v. 7, n. 1, 2022, p. 344. [Adaptado].


Qual conceito foi a base pelo próprio governo para a formulação desta disposição legal? 
Alternativas
Q2606341 Conhecimentos Gerais
Leia o texto a seguir.

Nesse horizonte, não se está mais seguro do que quer dizer a palavra homem. Existe uma história do conceito de homem e é preciso se interrogar sobre essa história: de onde vem o conceito de homem, como o homem ele mesmo pensa o que é o próprio do homem? Por exemplo, quando tradicionalmente se opõe o homem ao animal, se afirma que o próprio do homem é a linguagem, a cultura, a história, a sociedade, a liberdade etc. Podem-se colocar questões sobre a validade de todas essas definições do "próprio" e do homem e, portanto, sobre a validade do conceito de homem tal como geralmente é utilizado. Colocar questões sobre esse conceito de homem é nada ter de seguro a esse respeito. Mas isso não quer dizer ser contra o homem. Frequentemente se acusa a desconstrução de, ao colocar questões sobre a história do conceito de homem, ser inumana, desumana, contra o humanismo. Nada tenho contra o humanismo, mas me reservo o direito de interrogar quanto à história, à genealogia e à figura do homem, quanto ao conceito do próprio do homem.

DERRIDA, J. A solidariedade dos seres vivos. Entrevista por Evando Nascimento, publicada no suplemento Mais! Folha de São Paulo, em 27.5.2001.


De que modo tais reflexões produzem óbice ao etnocentrismo?
Alternativas
Q2606342 Conhecimentos Gerais

Leia o texto a seguir.


Berimbau


Quem é homem de bem, não trai

O amor que lhe quer seu bem

Quem diz muito que vai, não vai

E assim como não vai, não vem

Quem de dentro de si não sai

Vai morrer sem amar ninguém

O dinheiro de quem não dá

É o trabalho de quem não tem

Capoeira que é bom, não cai

E se um dia ele cai, cai bem!

Capoeira me mandou

Dizer que já chegou

Chegou para lutar

Berimbau me confirmou

Vai ter briga de amor

Tristeza, camará


MORAES, V. Berimbau. Disponível em:https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49258/ . Acesso em: 31 mai. 2024. [Adaptado].



“Berimbau” foi gravada em 1963, em um disco de Vinícius de Moraes com Odete Lara. A canção tem uma introdução marcada pelo compasso do berimbau, estrutura que se mantém até o refrão. O sucesso da canção fez com que não fosse gravada junto dos demais afro-sambas de Vinícius e Baden Powell. Qual característica da Afro-ética a música representa?

Alternativas
Q2606343 Conhecimentos Gerais
Leia o texto a seguir.

À primeira vista é difícil perceber nas receitas qual é a parte mágica (que mais respeitosamente deveremos chamar de axé, poder), e quais as virtudes testáveis experimentalmente dessas plantas. Devemos ter em mente que, na língua iorubá, frequentemente existe uma relação direta entre os nomes das plantas e suas qualidades, e seria importante saber se receberam tais nomes devido às suas virtudes ou se devido a seus nomes determinadas características foram a elas atribuídas, como um tipo de jogo de palavras (ou, mais respeitosamente, p/o). Essas encantações-jogos de palavras têm uma grande importância nestas civilizações. Sendo pronunciadas em orações solenes, podem ser consideradas como definições e com frequência são as bases sobre as quais o raciocínio é construído. Servem também como conclusão e prova final nas histórias transmitidas de geração a geração pelos babalaôs, e expressam ao mesmo tempo o ponto de vista da cultura iorubá e o senso comum de seu povo.

VERGER, Pierre. Ewé o uso das plantas na sociedade Iorubá. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 24. [Adaptado].

Tal sistema de designação da língua iorubá demonstra qual característica daquela civilização?
Alternativas
Q2606346 Conhecimentos Gerais
Jenner Augusto da Silveira, nascido em Aracajú, em 1924, foi um dos mais importantes artistas da história do Sergipe. Em 1966, Jenner inicia sua carreira internacional, sendo convidado a expor em diversos países. Embora tenha passado bom tempo fora, Jenner Augusto nunca esqueceu de suas origens, e em suas obras espalhadas pelo país, destaca-se o apreço à cultura popular e ao povo sergipano. Respectivamente, qual foi um dos tipos de arte Jenner Augusto produziu e qual é uma das características marcantes de sua obra?
Alternativas
Q2606350 Conhecimentos Gerais

Observe a imagem a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


LATUFF, Carlos. Sem título. In: SANTOS, M. J. As charges nas ruas: a primavera árabe nos traços de Carlos Latuff e Ali Ferzet. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 46, 2014. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15890/13757>. Acesso em: 19 jun. 2024.




Convidado pelos organizadores de um dos protestos no Egito, Carlos Latuff reproduziu por meio de desenhos algumas das convocatórias do evento. Na charge em questão, ele desenhou o sapato motivado pelo

Alternativas
Q2606351 Conhecimentos Gerais
Leia o texto a seguir.

Esta tradição muito forte na Tunísia, desde o fim do século XIX, refreou o regime, impedindo-o de ser tão repressivo como gostaria, e assegurava que o poder permitia um pluralismo político limitado, desde que isso nunca ameaçasse a hegemonia do Rassemblement Constitutionnel Démocratique (RCD). De facto, os partidos políticos seculares que foram autorizados depois de 1980 colaboraram várias vezes com o regime devido ao seu receio do islamismo. Quando a presidência quebrou este princípio ao alterar a Constituição de modo a permitir que o Presidente em funções se candidatasse por mais de dois mandatos e ao instituir uma assembleia parlamentar bicamaral para salvaguardar o controle do RCD, a sua base de apoio começou a fragmentar-se, tal como aconteceu com o seu antecessor por motivos semelhantes nos anos 1980.

JOFFÉ, George. A Primavera Árabe no Norte de África: origens e perspectivas de futuro. Relações Internacionais, n. 30, p. 85-116, jun. 2011. p. 101. [Adaptado].


O texto se refere à tradição
Alternativas
Q2606352 Conhecimentos Gerais
A Primavera Árabe, entre outras coisas, ficou conhecida por promover uma ruptura na estratégia de mobilização política. Qual é essa nova estratégia?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: A
6: A
7: B
8: A