Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Odessa - SP 2023 para Enfermeiro - Controle de Infecções Hospitalares
Foram encontradas 23 questões
( ) Materiais críticos são aqueles que só entram em contato com a pele íntegra.
( ) Cateteres e agulhas descartáveis são materiais semicríticos.
( ) Estetoscópio, termômetro e aparelho de pressão são exemplos de materiais não críticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) São de notificação compulsória às autoridades sanitárias somente os casos confirmados de doenças que podem implicar medidas de isolamento ou quarentena, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional.
( ) São de notificação compulsória às autoridades sanitárias as doenças constantes na relação elaborada pelo Ministério da Saúde, acrescida dos casos considerados "agravo inusitado à saúde".
( ) O Ministério da Saúde poderá exigir que os serviços de saúde notifiquem a ausência de casos de doenças constantes em sua lista de notificação compulsória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.
II. É permitida a reutilização das embalagens de produtos químicos após a limpeza dos recipientes.
III. O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.
Nos termos da norma regulamentadora citada, está correto o que se afirma em:
I. As luvas não precisam ser trocadas entre procedimentos em diferentes sítios corporais, desde que seja relativo ao mesmo paciente.
II. As luvas devem ser removidas somente após a saída do quarto.
III. Os pacientes com diarreia ou incontinência possuem prioridade para serem alocados em quartos individuais, devido ao risco de contaminação do ambiente ser maior que para os demais pacientes colonizados/infectados.
IV. Deve haver uma sinalização adequada em frente à porta do quarto com as indicações de precaução de contato. A identificação do paciente infectado deve ser feita no prontuário e no leito.
Considerando as recomendações da Anvisa, está correto o que se afirma em:
I. A normativa se aplica aos centros de material e esterilização dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares e às empresas envolvidas no processamento de produtos para saúde.
II. Os serviços de saúde dedicados à assistência veterinária estão excluídos do escopo da normativa.
III. Estão incluídos no escopo do regulamento os processamentos de produtos para saúde realizados em consultórios odontológicos, consultórios individualizados e não vinculados a serviços de saúde.
Nos termos da legislação citada, está correto o que se afirma em:
I. O serviço de saúde deve ter um responsável técnico (RT) e um substituto, e o órgão sanitário competente deve ser notificado sempre que houver alteração desses membros.
II. Todo paciente removido deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente. Este relatório deve ser incorporado apenas no prontuário do local de destino, estando a instituição desobrigada a manter cópia do documento no prontuário de origem.
III. O serviço de saúde deve garantir que o prontuário seja preenchido de forma legível por todos os profissionais envolvidos diretamente na assistência ao paciente, com aposição de assinatura e carimbo em caso de prontuário em meio físico.
Nos termos da legislação citada, está correto o que se afirma em: