Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Odessa - SP 2023 para Enfermeiro - Controle de Infecções Hospitalares

Foram encontradas 23 questões

Q2227407 Enfermagem
A Portaria GM/MS nº 2.616/1998 é uma norma importante que estabelece as diretrizes para o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais determinações desta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2227408 Enfermagem
São substâncias utilizadas na esterilização de materiais pelo método químico, EXCETO: 
Alternativas
Q2227409 Enfermagem
No âmbito hospitalar, para garantir o tratamento adequado dos materiais, é importante classificá-los em três categorias: críticos, semicríticos e não críticos. Essa divisão permite uma melhor compreensão dos níveis de risco e ajuda na escolha das melhores práticas para prevenção e controle de infecções hospitalares. Acerca do tema, analise as afirmativas a seguir e, logo após, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Materiais críticos são aqueles que só entram em contato com a pele íntegra.
( ) Cateteres e agulhas descartáveis são materiais semicríticos.
( ) Estetoscópio, termômetro e aparelho de pressão são exemplos de materiais não críticos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Alternativas
Q2227410 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde/Anvisa, as doenças a seguir podem ser transmitidas por via transplacentária ao feto, EXCETO:
Alternativas
Q2227411 Enfermagem
Segundo a Anvisa, no tratamento de materiais hospitalares, o método que leva à destruição de todos os micro-organismos, inclusive os esporulados, através de processo químico ou físico, é nomeado:
Alternativas
Q2227412 Enfermagem
Segundo a legislação vigente, os membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) deverão apresentar o(s) seguinte(s) grau(s) de escolaridade: 
Alternativas
Q2227413 Enfermagem
Considerando a legislação vigente, que trata das normas relativas à notificação compulsória de doenças, analise as afirmativas a seguir e, logo após, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) São de notificação compulsória às autoridades sanitárias somente os casos confirmados de doenças que podem implicar medidas de isolamento ou quarentena, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional.

( ) São de notificação compulsória às autoridades sanitárias as doenças constantes na relação elaborada pelo Ministério da Saúde, acrescida dos casos considerados "agravo inusitado à saúde".

( ) O Ministério da Saúde poderá exigir que os serviços de saúde notifiquem a ausência de casos de doenças constantes em sua lista de notificação compulsória.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Q2227414 Enfermagem
Considerando o disposto na Norma Regulamentadora (NR)-32, são considerados agentes biológicos, EXCETO: 
Alternativas
Q2227415 Enfermagem
Um recém-nascido do sexo masculino, com 2,9 kg, nasceu de parto cesárea em uma maternidade do interior de São Paulo. Durante o pré-natal, a mãe relatou que não havia tomado nenhuma vacina e apresentou sintomas de rubéola no início da gestação, mas não procurou tratamento. Os exames laboratoriais revelaram que o bebê estava infectado com o vírus da rubéola, comprovando a aquisição da doença por via transplacentária. Nos termos da Portaria n° 2.616/1998 do Ministério da Saúde e considerando as informações fornecidas, a infecção desse recém-nascido é classificada como: 
Alternativas
Q2227416 Enfermagem
A notificação compulsória tem como objetivo monitorar e controlar a disseminação de doenças, permitindo que sejam tomadas medidas de prevenção e controle. Segundo o Ministério da Saúde, são doenças de notificação compulsória, EXCETO:
Alternativas
Q2227417 Enfermagem
Considerando o disposto na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 15/2012 da Anvisa, o processo físico que destrói a maioria dos micro-organismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto esporos bacterianos, recebe o nome de:
Alternativas
Q2227418 Enfermagem
Considerando a NR-32, no que tange aos riscos de natureza química, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.
II. É permitida a reutilização das embalagens de produtos químicos após a limpeza dos recipientes.
III. O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.
Nos termos da norma regulamentadora citada, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2227419 Enfermagem
Certo paciente, infectado com bactéria multirresistente, precisava ser alocado em quarto privativo. Entretanto, naquele momento, não havia quarto individual disponível no hospital. Nessa situação, a Anvisa recomenda o uso do sistema nomeado:
Alternativas
Q2227420 Enfermagem
O paciente T. S. S. de 45 anos foi internado na enfermaria para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal. Após a cirurgia, ele apresentou uma recuperação satisfatória e foi liberado para casa após três dias de internação. No entanto, um dia depois da alta, o paciente começou a apresentar sintomas como febre, calafrios e dor abdominal. Ele retornou ao hospital e foi submetido a novos exames, os quais identificaram uma infecção na ferida cirúrgica. A equipe médica iniciou imediatamente o tratamento com antibióticos, mas a infecção se espalhou rapidamente e o paciente veio a óbito. Considerando as informações fornecidas e o disposto na Portaria n° 2.616/1998 do Ministério da Saúde, a infecção do paciente pode ser classificada como Infecção: 
Alternativas
Q2227421 Enfermagem
Sobre os cuidados com pacientes colonizados por micro-organismos multirresistentes, analise as afirmativas a seguir.
I. As luvas não precisam ser trocadas entre procedimentos em diferentes sítios corporais, desde que seja relativo ao mesmo paciente.
II. As luvas devem ser removidas somente após a saída do quarto.
III. Os pacientes com diarreia ou incontinência possuem prioridade para serem alocados em quartos individuais, devido ao risco de contaminação do ambiente ser maior que para os demais pacientes colonizados/infectados.
IV. Deve haver uma sinalização adequada em frente à porta do quarto com as indicações de precaução de contato. A identificação do paciente infectado deve ser feita no prontuário e no leito.
Considerando as recomendações da Anvisa, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2227422 Enfermagem
A maioria das unidades de assistência à saúde limitaram o uso da descolonização a surtos de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, enterobactérias resistentes a carbapenêmicos ou outras situações de alta prevalência de microorganismo multirresistente, especialmente aquelas que afetam as unidades de cuidados críticos. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia utilizada atualmente na descolonização de micro-organismos multirresistentes nas unidades de saúde. 
Alternativas
Q2227423 Enfermagem
Considerando o disposto na RDC nº 15/2012 da Anvisa, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. A normativa se aplica aos centros de material e esterilização dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares e às empresas envolvidas no processamento de produtos para saúde.
II. Os serviços de saúde dedicados à assistência veterinária estão excluídos do escopo da normativa.
III. Estão incluídos no escopo do regulamento os processamentos de produtos para saúde realizados em consultórios odontológicos, consultórios individualizados e não vinculados a serviços de saúde.
Nos termos da legislação citada, está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2227424 Enfermagem
Sobre o controle de qualidade do processo de esterilização, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2227426 Enfermagem
Considerando o disposto na RDC nº 15/2012 da Anvisa, os produtos para saúde classificados como não críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de: 
Alternativas
Q2227427 Enfermagem
Nos termos da RDC nº 63/2011, da Anvisa, que trata dos Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. O serviço de saúde deve ter um responsável técnico (RT) e um substituto, e o órgão sanitário competente deve ser notificado sempre que houver alteração desses membros.
II. Todo paciente removido deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente. Este relatório deve ser incorporado apenas no prontuário do local de destino, estando a instituição desobrigada a manter cópia do documento no prontuário de origem.
III. O serviço de saúde deve garantir que o prontuário seja preenchido de forma legível por todos os profissionais envolvidos diretamente na assistência ao paciente, com aposição de assinatura e carimbo em caso de prontuário em meio físico.
Nos termos da legislação citada, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: C
5: D
6: A
7: B
8: E
9: D
10: D
11: D
12: B
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: C
19: B
20: E