Questões de Concurso Público UFPR 2024 para Técnico de Laboratório – Análises Clínicas

Foram encontradas 4 questões

Q2565789 Biomedicina - Análises Clínicas
A hemólise de uma amostra sanguínea decorrente de uma coleta difícil ou de seu manuseio descuidado pode interferir significativamente em uma determinada análise bioquímica no laboratório de análises clínicas, levando a resultados falsamente diferentes dos valores reais. Algumas das alterações se relacionam a substâncias que podem produzir interferências químicas e/ou espectrofotométricas na metodologia de dosagem. Outras, porém, promovem alteração da concentração de analitos no líquido extracelular por liberação do conteúdo eritrocitário no fluido circulante. Nesse contexto, uma falsa elevação associada à hemólise em testes de doseamento é esperada para os analitos abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q2565791 Biomedicina - Análises Clínicas
O hemograma é um exame complexo composto de determinações básicas que incluem avaliações quantitativas e qualitativas das três séries celulares componentes do sangue periférico. Todas as alternativas a seguir apresentam manifestações laboratoriais identificadas na infecção grave por dengue detectadas no hemograma, EXCETO:
Alternativas
Q2565792 Biomedicina - Análises Clínicas
Sangramentos espontâneos de nariz e gengivas e hemorragia gastrintestinal e intracraniana decorrentes de alterações vasculares, bem como o comprometimento das plaquetas e a coagulopatia de consumo, são algumas das manifestações clínicas observadas em pacientes com febre hemorrágica da dengue. Assinale a alternativa que apresenta o teste laboratorial cuja finalidade é identificar a fragilidade capilar dos vasos sanguíneos e a tendência ao sangramento nesses pacientes.
Alternativas
Q2565794 Biomedicina - Análises Clínicas
Cátions presentes no plasma sanguíneo, como o Na+ e K+, e ânions, como o Cl e o HCO3, são importantes para a manutenção do equilíbrio ácido-base do organismo e para o controle de seu volume de líquidos. O conteúdo corporal do K+, por exemplo, é de cerca de 50 mEq/L, sua concentração intracelular é de 140 a 150 mEq/L, e sua concentração extracelular é de 3,5 a 5,0 mEq/L. No laboratório de análises clínicas, o doseamento de íons, independentemente dos espaços intravascular, intersticial ou intracelular que ocupam, envolve metodologias com princípios distintos, mas o resultado geralmente é reportado em mEq/L do íon analisado, o qual é obtido por meio da relação entre:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C