Questões de Concurso Público SEDUC-PI 2015 para Professor - Biologia

Foram encontradas 14 questões

Q537655 Biologia

Os animais, em geral, são divididos em invertebrados e vertebrados. O que os difere é a presença ou a ausência de espinha dorsal e caixa craniana. A divisão é feita apenas para facilitar o estudo dos animais. Compreendendo 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.

Analise a seguinte caracterização: “Animal com cnidócito em grande quantidade nos tentáculos; quando é tocado, lança fora o nematocisto, liberando líquido urticante, que pode provocar sérias queimaduras no homem.”


Esse animal pertence aos

Alternativas
Q537656 Biologia

No processo evolutivo foram selecionados os seres de fecundação externa que liberam uma grande quantidade de gametas para o meio ambiente. As hidras, no entanto, reproduzem-se rapidamente, embora lancem um pequeno número de gametas na água.


A explicação para esse fato é que as hidras apresentam um acelerado processo de reprodução

Alternativas
Q537657 Biologia

Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, entre as adaptações que lhes permitiram conquistar o ambiente terrestre, lhes foi muito útil à carapaça de quitina que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva. Atualmente, já estão catalogadas cerca de 1.600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil, existem cerca de 140 espécies.


No jornal Estado de Minas, de 17 de agosto de 1990, foi publicado o seguinte texto: “Agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, entulhos, fendas na parede ou atrás de móveis. Diariamente, pelo menos uma pessoa picada por escorpião é atendida no Centro de Toxologia do Hospital João XXIII.”


Essa matéria sobre o escorpião incorre em erro ao

Alternativas
Q537658 Biologia
No Brasil, são conhecidas várias espécies de aranhas peçonhentas e de insetos vetores de doenças. Esses animais pertencem ao grupo dos artrópodes, que constituem mais de um milhão de espécies, das quais cerca de novecentas mil são de insetos, que surgiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Eles vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.


O grande sucesso evolutivo dos insetos, quando comparados aos demais artrópodes, pode ser explicado pela seguinte adaptação: 

Alternativas
Q537659 Biologia

A maioria das espécies animais e vegetais apresenta mecanismos de reprodução sexual que consistem basicamente na formação dos gametas masculinos e femininos, células especiais que possuem a metade dos cromossomos (onde está contida a informação genética) que o adulto requer e que, mediante sua união, formam o ovo ou zigoto, a partir do qual se origina um novo indivíduo.


Embriologia é a ciência biológica que estuda, nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação.


Num estudo embriológico de um organismo vivo observou-se que a dissecação do embrião mostrou a presença de um cordão denso na região dorsal, que funcionava como eixo de sustentação do embrião. Sobre esse cordão, existia um tubo de origem ectodérmica.


A partir dessas observações, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: C